Pular para o conteúdo principal

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades.

Tipos de arranjos físicos

1-Arranjo físico posicional: Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças.
Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido.

2-Arranjo físico por processo: As necessidades dos recursos transformadores constituem o processo na operação, ou seja, diferentes produtos ou clientes terão diferentes necessidades e, portanto, percorrerão diferentes roteiros na operação.
Ex: Hospital (laboratórios e  raio-x)

3-Arranjo físico celular: Os recursos transformados movimentam-se em uma parte especifica da operação, ou seja, todos os recursos transformadores necessários para atender as necessidades imediatas de processamento se encontram e são transformados.
Ex: Maternidade (grupo específico de clientes)

4-Arranjo físico por produto: Localizar os recursos produtivos transformadores segundo a conveniência dos que estão sendo transformados, ou seja, cada produto segue um roteiro pré-definido de acordo com as necessidades de transformação e localidade especifica.
Ex: Restaurante (self-service)

Vantagens:

1-Arranjo físico posicional: Flexibilidade de mix e produto muito alto; Produto ou cliente não movido ou perturbado; Alta variedade de tarefas para mão de obra. 

2-Arranjo físico por processo: Alta flexibilidade de mix de produtos; Relativamente robusto em caso de interrupção de etapas; Supervisão de equipamentos e instalações relativamente fácil.

3-Arranjo físico celular: Pode dar um bom compromisso entre custo e flexibilidade para operações com variedade relativamente alta; Atravessamento rápido; Trabalho em grupo pode resultar em melhor motivação.

4-Arranjo físico por produto: Baixos custos unitários para altos volumes; Dá oportunidades para especialização de equipamentos; Movimentação de clientes e materiais conveniente.

Desvantagens:

1-Arranjo físico posicional: Custos unitários muito altos; Programação de espaços ou atividade pode ser complexa; Pode significar muita movimentação de equipamentos e mão de obra.

2-Arranjo físico por processo: Baixa utilização de recursos; Pode ter alto estoque em processos ou filas de clientes; Fluxo complexo pode ser difícil controlar.

3-Arranjo físico celular: Pode ser caro reconfigurar o arranjo físico atual; Pode requerer capacidade adicional; Pode reduzir níveis de utilização de recursos.

4-Arranjo físico por produto: Pode ter baixa flexibilidade do mix; Não muito robusto contra interrupções; Trabalho pode ser receptivo.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to