Pular para o conteúdo principal

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros.

Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir:
  • Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa.
  • Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas.
  • Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora.
  • Demanda inexistente: Os consumidores desconhecem ou não estão interessados nos produtos.
  • Demanda negativa: Os consumidores conhecem o produto e o rejeitam.
  • Demanda em declínio: Acontece de acordo com o ciclo de vida do produto, após um tempo de seu lançamento as saídas vão diminuindo.
  • Demanda derivada: Depende de outro produto para acontecer.
  • Demanda latente: Muitos consumidores tem necessidade de uma mesma demanda, mais ainda não foi desenvolvido nenhum produto que satisfaça.
  • Demanda plena: A empresa já está satisfeita e já atingiu suas metas de vendas de produto.
Técnicas de previsão de demandas
  • Qualitativas: São projeções baseadas no discernimento e em opiniões informadas  por sua natureza são subjetivas prevendo tendencias gerais dos negócios e a demanda potencial de grandes famílias de produtos para um período prolongado de tempo.
  • Extrínsecas: São técnicas baseadas em indicadores externos relacionados a demandas dos produtos da empresa, ou seja, a demanda de um determinado produto ou é diretamente proporcional as atividades de outro campo ou é relacionado a elas. Ex: Vendas de tijolos são proporcionais ao inicio de construções.
  • Intrínsecas:  São técnicas que utilizam dados históricos da empresa e se baseiam na suposição de que o que aconteceu no passado acontecerá no futuro.  
Fatores que influenciam na previsão de demandas:
  • O negócio em geral e as condições de mercado: Qual a estabilidade de seu produto no mercado? as saídas correspondem as metas que sua empresa implantou? são detalhes importantes que precisam ser acompanhados.
  • Fatores competitivos: Qual o diferencial que seu produto tem e o que faz se sobressair perante os seus correntes no mercado? o grau de diferencial estimula a sua demanda.
  • Tendências de mercado, tais com alterações de demanda: O mercado a cada dia lança novos produtos, seu produto tem se mantido firme e forte perante os concorrentes? ainda atinge a demanda desejada ou depende do período.
  • Planos da empresa referentes a propaganda, promoção, determinação de preços e mudanças de produtos: Como está a divulgação do mix de produtos de sua empresa? preço, inovação de seu produto, será que não está na hora de melhorar e atingir as demandas tão desejadas? reinvente-se.
Dicas de sucesso
  • Entenda os processos de entradas e saídas de cada produto de sua empresa.
  • Classifique o seu estoque definindo produtos e qual demanda ele pertence.
  • O planejamento e a estratégia de divulgação do produto precisam estar alinhadas com as metas.
  • O erro de previsão precisa ser minimo possível pois refletirá em custos desnecessários.
  • Os dados coletados hoje servirão para comparação com dados futuros é preciso que os seus resultados sejam confiáveis. 
  • Pesquisa de mercado faz toda a diferença precisamos saber como está o produto no mercado e através dessas informações traçar novos rumos.

Como disse Baloou (2010, p. 94) Toda logística gira em torno do produto, ou seja, para que a empresa que faço parte seja eficiente e atenda bem os clientes é necessário que entendamos as demandas existentes em nosso estoque e procurar melhorar os resultados a cada dia.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.



Comentários

  1. Boa Noite!Satisfação escrever algumas linhas sobre as matérias deste grande especialista em logística, Deivide Falcão, parabéns pelos matérias enriquecedores onde muito temos aprendido sobre o universo da logística.

    Saulo Alencar
    Pós-graduando - MBA LOGÍSTICA EMPRESARIAL

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que