"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros.
Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir:
- Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa.
- Demanda sazonal: Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas.
- Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora.
- Demanda inexistente: Os consumidores desconhecem ou não estão interessados nos produtos.
- Demanda negativa: Os consumidores conhecem o produto e o rejeitam.
- Demanda em declínio: Acontece de acordo com o ciclo de vida do produto, após um tempo de seu lançamento as saídas vão diminuindo.
- Demanda derivada: Depende de outro produto para acontecer.
- Demanda latente: Muitos consumidores tem necessidade de uma mesma demanda, mais ainda não foi desenvolvido nenhum produto que satisfaça.
- Demanda plena: A empresa já está satisfeita e já atingiu suas metas de vendas de produto.
Técnicas de previsão de demandas
- Qualitativas: São projeções baseadas no discernimento e em opiniões informadas por sua natureza são subjetivas prevendo tendencias gerais dos negócios e a demanda potencial de grandes famílias de produtos para um período prolongado de tempo.
- Extrínsecas: São técnicas baseadas em indicadores externos relacionados a demandas dos produtos da empresa, ou seja, a demanda de um determinado produto ou é diretamente proporcional as atividades de outro campo ou é relacionado a elas. Ex: Vendas de tijolos são proporcionais ao inicio de construções.
- Intrínsecas: São técnicas que utilizam dados históricos da empresa e se baseiam na suposição de que o que aconteceu no passado acontecerá no futuro.
Fatores que influenciam na previsão de demandas:
- O negócio em geral e as condições de mercado: Qual a estabilidade de seu produto no mercado? as saídas correspondem as metas que sua empresa implantou? são detalhes importantes que precisam ser acompanhados.
- Fatores competitivos: Qual o diferencial que seu produto tem e o que faz se sobressair perante os seus correntes no mercado? o grau de diferencial estimula a sua demanda.
- Tendências de mercado, tais com alterações de demanda: O mercado a cada dia lança novos produtos, seu produto tem se mantido firme e forte perante os concorrentes? ainda atinge a demanda desejada ou depende do período.
- Planos da empresa referentes a propaganda, promoção, determinação de preços e mudanças de produtos: Como está a divulgação do mix de produtos de sua empresa? preço, inovação de seu produto, será que não está na hora de melhorar e atingir as demandas tão desejadas? reinvente-se.
Dicas de sucesso
- Entenda os processos de entradas e saídas de cada produto de sua empresa.
- Classifique o seu estoque definindo produtos e qual demanda ele pertence.
- O planejamento e a estratégia de divulgação do produto precisam estar alinhadas com as metas.
- O erro de previsão precisa ser minimo possível pois refletirá em custos desnecessários.
- Os dados coletados hoje servirão para comparação com dados futuros é preciso que os seus resultados sejam confiáveis.
- Pesquisa de mercado faz toda a diferença precisamos saber como está o produto no mercado e através dessas informações traçar novos rumos.
Como disse Baloou (2010, p. 94) Toda logística gira em torno do produto, ou seja, para que a empresa que faço parte seja eficiente e atenda bem os clientes é necessário que entendamos as demandas existentes em nosso estoque e procurar melhorar os resultados a cada dia.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Muito bom. 👏👏
ResponderExcluirBoa Noite!Satisfação escrever algumas linhas sobre as matérias deste grande especialista em logística, Deivide Falcão, parabéns pelos matérias enriquecedores onde muito temos aprendido sobre o universo da logística.
ResponderExcluirSaulo Alencar
Pós-graduando - MBA LOGÍSTICA EMPRESARIAL