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Um Negócio de Sucesso na Logística


Segundo Emanuel Leite (2000) Um empreendedor tem iniciativa, imaginação fértil para conceber ideias, flexibilidade para adaptá-las, criatividade para transformá-las em uma oportunidade de negócio, ou seja, em meio há um mercado com tantas empresas conceituadas, produtos de alta qualidade os novos entrantes desse mercado e os já enraizados precisam a cada dia ser flexíveis na concepção de seus produtos e serviços para que possam ganhar competitividade e estabilidade empreendedora.

O empreendedor é um artista, um criador  que dá asas as suas idéias e busca sempre a melhoria continua de seu empreendimento pesquisando e se desenvolvendo constantemente. Segundo Filion (1991) Um empreendedor é uma pessoa que imagina desenvolve e realiza visões, ou seja, as visões podem se tornar realidade basta apenas trabalhar em sua concepção acreditando em seu potencial e aprimorando as ideias para lançar nos mercados.

QUANDO PENSAMOS EM MONTAR UM NEGÓCIO DE SUCESSO PRECISAMOS FICAR ATENTOS HÁ ALGUNS DETALHES:
  • Produto ou serviço: O mercado está aberto para receber meu produto ou serviço? tem inovação?
  • Lugar de alcance: Onde quero chegar com esse empreendimento? precisamos definir metas e lugar que queremos ocupar.
  • Caminho do sucesso: Qual o caminho a ser trilhado? quanto tempo até chegar ao lugar esperado? terei paciência?
  • Trabalho: Estou disposto a trabalhar no meu sonho? colocando diariamente os tijolo para alcançar o sucesso.
ALGUMAS DICAS SÃO IMPORTANTES PARA O SUCESSO DO SEU NEGÓCIO: 
  • Conheça o ramo de sua atividade: Quais são as possibilidades de atuação dentro do meu segmento.
  • Saiba quem é o seu mercado consumidor: Identifique quem são seus prováveis compradores.
  • Existem fornecedores para me atender: Independente da demanda que o meu produto tenha, o mercado me oferece fornecedores que me atendam sempre que eu precisar.
  • Quem são meus concorrentes: Tenho que conhecer as empresas que tem produtos semelhantes aos meus, pontos fracos e fortes deles.
  • Definir produtos a serem fabricados e produtos a serem vendidos: Os produtos precisam atender as necessidades do mercado.
  • Analisar a localização empresarial: Onde montar o meu negócio? o local definirá sucesso ou fracasso de seu empreendimento.
  • Processo operacional: Como o produto será feito, fases de fabricação, vendas e prestação de serviços.
  • Projeção de volume de produção. vendas e serviços: Devemos considerar a necessidade e procura do mercado consumidor, tipos de mercadoria a serem colocados no mercado.
  • Projeção da necessidade de pessoal: Identificar numero de pessoas necessárias para realizar o processo.
  • Análise financeira: É preciso fazer estimativas a partir de dados projetados em: local, equipamentos, materiais e despesas diversas.
ALGUMAS MEGA TENDENCIAS:
  • Produto sensação: O produto já não é um objeto tangível, mais sim uma sensação, realização.
  • Personalização: Os clientes querem ser únicos, configurar produtos as pessoas conforme o seu desejo.
  • Diversificação: Atingir diferentes públicos, diferentes necessidades .
  • Vender para fabricar e não fabricar para vender: Fabricar segundo a necessidade do cliente.
  • Rapidez: O cliente está disposto a pagar mais por um produto que esteja em suas mãos o mais rápido possível.
  • Fornecedores: Forneça com qualidade e conveniência economizando tempo, forneça aquilo que ele necessita, para reduzir custos.
  • Terceirização: Serviços especializados, focando nas qualidades individuais dos profissionais reduzindo custos operacionais e riscos de rotatividade.
  • E-commerce: venda direta ao consumidor, utilizando a internet.
  • Fabricação conjunta: As empresas estão se aliando para fabricação, compartilhando conhecimento afim de criar novos produtos.
PERGUNTAS NECESSÁRIAS:
  • Onde sua empresa pretende estar em 5 anos?
  • Quais são as metas diárias, semanais e mensais da empresa?
  • Estou atingindo as metas traçadas?
  • Reciclagem de líderes e colaboradores está sendo feita?
  • Quais incentivos minha empresa dá para os colaboradores?
  • Quais indicadores de desempenho são usados?
PONTOS QUE TE LEVARAM AO SUCESSO:
  • Foco: Manter o foco no objetivo que se deseja alcançar.
  • Trabalho: Dia a dia com garra e determinação.
  • Dedicação: Gaste tempo e dedicação no seu sonho.
  • Decisões difíceis: Nos fazem crescer a cada dia no mundo empresarial, não é fácil mais é preciso.
  • Persistência: Insista no que você acredita e não desista jamais.
O CLIENTE ESPERA DA EMPRESA:
  • Tempo de entrega dos produtos.
  • Disponibilidade de estoque do produto ofertado.
  • Minima perda e avarias na entrega.
  • Frequência de entregas.
  • Lote minimo de entrega.
  • Flexibilidade.
O GESTOR EMPRESARIAL PRECISA SER :
  • Espelho
  • Mantenedor da ordem
  • Líder.
  • Entusiasmado.
  • Racional

Um negócio de sucesso qualquer pessoa que luta pode conseguir, basta apenas ter foco, determinação e não desistir jamais dos seus sonhos. Sonhos sem atitudes são apenas sonhos, mais sonhos com ações transformam-se em realidade.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

  1. Parabéns pelo artigo, empreender em um ambiente complexo feito o mundo logístico requer muita habilidade e os pontos que foi levantado no artigo faz que possamos ter mais segurança nos investimentos para um negocio na área.

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