Segundo Ritzman (2004, p. 232) O gerenciamento da cadeia de suprimentos almeja a sincronização dos processos de uma empresa e seus fornecedores para compatibilizar o fluxo de materiais, serviços e informações com a demanda dos clientes, ou seja , a otimização de todos os processos que envolvem a cadeia de suprimentos devem ser o foco principal para toda e qualquer empresa que deseja obter níveis de serviços satisfatórios e fidelização de seus clientes.
De acordo com Ching (2010, p. 209) Um dos desafios da cadeia de suprimentos é conseguir gerenciar a relação entre custos e níveis dos serviços das atividades oferecidas aos clientes. As empresas que conseguem ter um gerenciamento da cadeia de suprimentos bem feito tem uma vantagem competitiva enorme perante as outras, reduzindo custos, maximizando processos e agregando valor ao seu produto e serviço.
OBJETIVOS DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
- Aumentar a eficiência dos processos.
- Reduzir os custos.
- Melhorar a qualidade.
- Maximizar a gama de produtos.
- Vantagem competitiva.
- Melhorar relacionamento entre cliente e fornecedor.
- Flexibilidade no atendimento.
- Redução dos níveis de inventários
- Obter o produto certo, momento certo, quantidade certa, menor custo.
OS PASSOS PARA CADEIA DE SUPRIMENTOS
- Integração de clientes e fornecedores: A integração dos sistemas de informações entre clientes e fornecedores flexibilizam o atendimento e proporcionam o trabalho com entregas just-in-time e redução de níveis de estoque.
- Reestruturação do número de clientes e fornecedores: Reduzir o número de clientes e fornecedores, construindo e aprimorando as parcerias de sucesso.
- Desenvolvimento integrado do produto: Fornecedores e clientes participando juntos do desenvolvimento dos produtos.
- Desenvolvimento logístico do produto: Permite que os produtos sejam projetados visando o desempenho logístico dentro da cadeia de suprimentos.
- Cadeia estratégica produtiva: Estrutura estrategicamente os fluxos dos produtos de acordo com os objetivos da cadeia de suprimentos.
BARREIRAS DE IMPLEMENTAÇÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS
- Barreiras de incentivos: São aqueles que acontecem quando os ganhos não atingem toda a cadeia.
- Barreiras de processamento de informações: São aquelas em que há distorções nas informações de demanda. Ex: são baseadas nas previsões em pedidos e não na demanda do cliente, falta de compartilhamento de informações.
- Barreiras operacionais: São aquelas que acontecem entre emissão e atendimento do pedido,. Ex: pedidos em lotes grandes, longos lead time de ressuprimentos.
- Barreiras de Preço: São situações que levam o preço do produto ao aumento na variabilidade. Ex: desconto por quantidade baseada no tamanho do lote, oscilação de preços dos produtos.
- Barreiras Comportamentais: Esta ligado a estruturação e a comunicação entre os estágios da cadeia nas empresas.
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CADEIA DE SUPRIMENTOS
Segundo Pozo (2015, p. 144) A tecnologia da informação é um facilitador que deve ser usado para superar as barreiras entre os fabricantes, atacadistas e varejistas. A eficiente gestão dos negócios necessitam de informações cada vez mais precisas, ou seja, o sucesso da cadeia de suprimentos dependerá do sistema que sua empresa utiliza,vejamos a seguir alguns sistemas:
ECR: Resposta eficiente as demandas do consumidor: corresponde a execução conjunta e sincronizada das atividades dos produtos da cadeia de suprimentos, cuja finalidade e corresponder as expectativas dos clientes. Com o ECR identificamos os procedimentos que agregam valor aos processos:
- Redução de custos.
- Aumento da velocidade na cadeia.
- Aumento da integridade da marca.
- Melhor conhecimento do consumidor
ERP (Enterprise Resource Planning): É um sistema de gestão empresarial que permite a integração de todos os departamentos da empresa, vejamos a seguir algumas vantagens:
- Redução dos custos obtidos com a diminuição do desperdício de materiais.
- Aumento de produtividade com a automação dos processos.
- Redução do prazo de entrega.
- Redução de custos com TI.
EDI: É a troca eletrônica de informações entre computadores padronizados das empresas envolvidas em transações comerciais. O EDI permite:
- Reduzir os seus estoques.
- Diminuir o tempo do processamento de pedidos.
- Baixar custos
- Otimizar a operação
CRM: pode ser entendido como uma estratégia, porque conhecendo o cliente podemos aproveitar as oportunidades e criar valor para que ele sempre volte, é como se toda a empresa estivesse olhando para o cliente com um único desejo satisfazê-lo.
- Projetar, desenvolver executar campanhas.
- Gerenciar atendimentos.
- Rastrear oportunidades.
- Entregar demandas.
OS CONSUMIDORES ESPERAM:
- Preço acessível.
- Disponibilidade de entregas das organizações sejam maiores.
- Qualidade dos produtos ofertados.
- Variedade no mix dos produtos.
A execução e gerenciamento de todos os processos citados acima não é fácil, requer disciplina, foco e maturidade para avaliar procedimentos, mudar estratégias visando sempre a melhoria contínua das atividades e melhor desempenho para servir com excelência o nosso consumidor final.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Muito bom o artigo.
ResponderExcluirObrigado Ledo Ferreira,que bom que gostou!!!
ResponderExcluirGostei do material resumido mais rico em informação!
ResponderExcluirObrigado Marlon, que bom que gostou!!!!
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