Pular para o conteúdo principal

Empregabilidade


Empregabilidade é o  conjunto de competências e habilidades necessárias para uma pessoa manter-se colocada em uma empresa, capacidade de conquistar e de manter um emprego de maneira sempre firme e valiosa, é estar compatível com as novas tendências do mercado. Conquistar e manter o território profissional requer muito jogo de cintura as bases da empregabilidade repousam sobre competências que as empresas requerem de seus colaboradores, são elas:
  • Agregar valor: A sua contribuição pessoal á empresa deve ser valiosa e relevante, diretamente relacionada com o sucesso empresarial, o que você pode fazer para melhorar a empresa?
  • Responsabilidade: Assumir compromissos com a empresa e responder por eles,  o bom funcionário não é aquele que localiza e aponta o problema, mas aquele que traz a solução. 
  • Lealdade: A empresa precisa confiar em você para mantê-lo ativo no seu quadro de colaboradores,isto significa não somente vestir a camisa da empresa, mas apontar valor ao negócio, trazer contribuições efetivas para empresa e torna-la mais criativa e valiosa a cada momento que passa.  
  • Empreendedor: Seja proativo faça além das expectativas de seus contratantes, seja ativo e empreendedor coloque a mão na massa assuma riscos, esteja sempre onde acontecem as coisas. Um empreendedor é uma pessoa que imagina, desenvolve e realiza visões. (Filion 1991).
Como melhorar a sua empregabilidade? Como em qualquer negócio cada pessoa tem um produto, serviço a ser colocado no mercado. O mercado são seus empregadores e para manter-se atraente é preciso ter e desenvolver alguns requisitos.

1-Diversifique as suas atividades: Faça continuamente uma avaliação e adequação de suas atividades, procure manter uma atividade rentável fora do seu ambiente de trabalho, nunca coloque suas expectativas apenas em um projeto.

2-Aumente a sua comunicação: Procure melhorar a sua maneira de se comunicar com as pessoas, dominar outro idioma é fundamental para ampliação de novas oportunidades, se tem medo de falar em público faça um curso de oratória, a comunicação é o elo entre o tudo e o nada.

3-Recicle-se constantemente: Qualificação e atualização são itens fundamentais para quem deseja estar em alta com sua empregabilidade, assista seminários, leias livros, volte a estudar, aprenda a garimpar tesouros, ou seja pesque o grande peixe chamado oportunidade, o mundo é daqueles que sabem enxergar onde os outros nada veem.

4-Sua carreira e seu negócio: Verifique novos mercados potenciais, aprenda a olhar as oportunidades em momentos de crises, olhe ao seu redor amplie as sua atividades e ocupe novos mercados.

5-Desenvolva seu networking: O principal objetivo é ampliar o rol de amizades e de relacionamentos pessoas para tornar-se um executivo conhecido dentro e fora da companhia e mercado que você atua, cultivar amizades é um importante investimento, boa parte dos empregos futuros serão resultados de sua rede de conhecimentos.

6-Fornecedor de atividades: Deixe de lado os comportamentos formais, burocráticos e focalizados no cargo isto é coisa do passado seja um fornecedor de atividades para sua empresa, busque sempre a melhoria de suas atividades, tenha foco e objetivo, saber vender seus produtos, criar rede de fornecedores e fazer alianças estratégicas.

7-Mobilidade e multifuncionalidade: A mobilidade é a facilidade de deslocamento e mudanças, a multifuncionalidade é a facilidade de acumular funções distintas e trabalhos diferentes.

8-Aprenda a liderar pessoas: Líder é aquele que ajuda os seu pessoal atingir com sucesso os seus objetivos, um líder tem que ser inspiração para os seus liderados, o líder treina e desenvolve seu pessoal gerando neles entusiasmo.

PILARES DA EMPREGABILIDADE:

1-Adequação vocacional: Estar na profissão certa e exercer o seu talento.
2-Competência profissional: Capacitação, habilidades físicas e mentais.
3-Idoneidade:Ética para vida e trabalho.
4-Saúde física e mental: Equilíbrio entre o trabalho e lazer, entre obrigação e diversão.
5-Reserva financeira: Poupança para investimentos, emergências, viagens, projetos futuros.
6-Fontes alternativas e relacionamento: Networking para abrir caminhos e oportunidades no mercado de trabalho. Quem não é visto, não é lembrado.

REQUISITOS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO:
  • Conhecimento: Ser um profissional que conhece bem o seu trabalho e se mantém constantemente atualizado tem um diferencial no executar de sua função, a nossa mente precisa ser trabalhada dia a dia com novos conhecimentos.
  • Perspectiva: Ser um profissional que conhece bem o seu trabalho e se mantém constantemente atualizado tem um diferencial no executar de sua função, a nossa mente precisa ser trabalhada dia a dia com novos conhecimentos.
  • Atitude: O conhecimento e a perspectiva dependem da atitude da pessoa, o colaborador que tem uma atitude empreendedora ele assume riscos, negocia metas, confronta situações, ultrapassa obstáculos,não adianta de nada ter alguém na empresa dotado de conhecimento e perspectiva se ele não tem atitude frente as situações do dia a dia
DICAS IMPORTANTES:

1-Capacidade para realizar e assumir riscos.
2-Ser ético e integro.
3-Ter visão do futuro e capacidade de planejamento.
4-Estar orientado para processos, pessoas e resultados.
5-Ter habilidades de negociação e flexibilidade para mudança.
6-Ter espírito inovador e criativo.
7-Ter boa liderança e exercê-la através de bom exemplo.
8-Ter energia e dinamismo.
9-Ter habilidades para solucionar problemas.
10-Ser bom comunicador, articulador e assertivo

O QUE AS EMPRESAS ESPERAM DE VOCÊ:

1-Capacidade para aprender.
2-Cumprimento de responsabilidades.
3-Capacidade de liderança.
4-Capacidade para transmitir conhecimento.
5-Capacidade de propor melhorias para organização.

As empresas estão deixando de visualizar as pessoas como meros recursos humanos genéricos e padronizados para focaliza-las  como seres individualizados e diferenciados, dotados de características singulares transformando-se cada vez mais em agentes de transformação; fundamentais para o êxito ou não de uma organização do projeto.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to