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Desenvolvendo Habilidades para Delegar




Delegar funções é uma das competências mais complicados para os gestores é um grande desafio que requer habilidades, estratégias e planejamento para o sucesso das operações. Precisamos entender que delegar é um processo de acompanhamento e melhoria dia após dia com diálogos e metas a serem alcançadas.

PASSOS PARA DELEGAR:
  • Determinar as atividades a serem delegadas: Faça o planejamento de cada atividade levando em consideração o tempo estimado para sua realização.
  • Compreenda os requisitos da atividade a ser delegada: Entender quais os resultados que são esperados em cada atividade é muito importante.
  • Selecionar o colaborador mais adequado: O gestor deve ver qual pessoa é mais indicada para realizar a atividade levando em consideração as suas habilidades.
  • Verificar o nível de confiança: Ao delegar as funções devemos distribui-las de acordo com o grau de responsabilidade e confiança que desempenhamos ao colaborador.
  • Explicar a finalidade da atividade ao colaborador: É essencial que seja explicado em detalhes ao colaborador a finalidade da atividade e quais resultados se espera dele.
  • Passar a autonomia esperada e necessária aos colaboradores: Um fator que faz toda a diferença é o grau de autonomia e confiança que você dá ao seu colaborador para exercer as funções, isso refletirá no bom ou mal resultado.
  • Esclarecer a tomada de decisões: Deixar claro as suas decisões e objetivos como aquela atividade é importante.
  • Medir resultados e dar feedback: Faça uma análise do andamento das operações se os resultados são os esperados e der feedback aos seus colaboradores pois o dialogo é muito importante para melhoria continua. 
  • Coloque o primeiro tijolo: Os colaboradores precisam ver que você está com eles, dá o primeiro passo, iniciar a atividade mostrando a eles que você sabe fazer e que ele pode contar com sua ajuda,vai dar confiança e a execução será um sucesso.
PONTOS IMPORTANTES:
  • Analisar: Escolher as atividades que mais se enquadram a operação desejada.
  • Nomear:  Escolher a pessoa certa para cada atividade.
  • Instruir:  Mostrar como desejamos que a atividade seja feita.
  • Controlar: Fazer o acompanhamento de cada atividade buscando a melhoria de seus resultados continuamente.
  • Avaliar: Fazer avaliações de cada atividade vendo e revendo os resultados e se for preciso modificar ou parar deve ser feito para a conquista dos resultados esperados.
 O QUE UM GESTOR NUNCA PODE FAZER:
  • Distribuir as atividades aleatoriamente.
  • Deixar de fazer o acompanhamento.
  • Esquecer de cobrar os resultados.
  • Não dar feedback.
  • Desconfiança.
BENEFÍCIOS DE DELEGAR :
  • Delegar funções permite que a liderança dedique-se a questões consideradas de grande relevância as chances de soluções para essas questões aumentam.
  • Delegar poder aos liderados traz  uma melhor gestão do tempo para o líder.
  • Quando o gestor delega funções para seus colaboradores ele tem a oportunidade de estabelecer um cronograma para seu desenvolvimento.
  • Desenvolvimento de novas competências.
  • Líder que sabe delegar está preparando futuros líderes.
  • Ao delegar poderes ao liderados está mostrando confiança aos talentos que estão ao seu redor.
  • Redução do grau de estresse do gestor.
DIFERENÇA ENTRE LÍDER E CHEFE
  • Líder: Orienta, acompanha, confia, estimula, coopera, deseja o crescimento,
  • Chefe: Manda, procura culpa-lo, fiscaliza, desmoraliza, atrapalha, amedronta.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

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