Pular para o conteúdo principal

Habilitados para Logisticar

Quando falamos em logística estamos falando em planejar, executar e acompanhar os processos para que o produto ou serviço chegue ao consumidor final no tempo estimado e por um valor bom para ambas as partes. Segundo Baloou (2010, p. 38)  a logística empresarial tem como objetivo prover ao cliente níveis de serviços desejados, ou seja, todos os processos da logística precisam ser otimizados e funcionar corretamente desde a aquisição da matéria prima ou produto acabado até pós venda, feedback do cliente.

Ao olhar de muitas pessoas esse é um processo simples em que qualquer pessoa pode realizar, engana-se quem pensa assim, a logística é uma área de muita responsabilidade e requer que os envolvidos estejam habilitados para função. De acordo com  Pozo (2015, p. 15) uma empresa pode alcançar uma posição de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferências do cliente através da logística, ou seja, a logística bem feita e estruturada com profissionais habilitados para exercer essa função faz toda a diferença e traz ganhos de competitividade.

OS HABILITADOS PRECISAM TER:
  • Visão estratégica: É necessário ter visão de mercado, entendendo suas variações e peculiaridades sem perder a sua característica empresarial.
  • Conhecimento prático: Muito importante que os logísticos conheçam os processos da organização que trabalham, cada fase merece ser observada para entender o que acontece.
  • Conhecimento teórico: Fazer uma faculdade, curso técnico, palestras, seminários vão acrescentar em sua visão sistêmica empresarial, ajudarão bastante na tomada de decisões e no seu crescimento como profissional logístico.
  • Observador: Quando observamos e estudamos o ambiente do qual estamos inseridos fica mais fácil ver a sua real necessidade e o motivo pelo qual você esta lá.
  • Estrategista: Monte estratégias, defina metas, visualize o lugar que desejas que a sua equipe e setor alcancem.
  • Planejador: Planeje as atividades sequenciadas de seu setor logístico, delegue quais colaboradores assumiram e acompanhe o andamento.
  • Inovador: Procure sempre inovar e melhorar os processos logísticos de seu setor.
  • Líder: Seja motivador, espelho para os seus liderados, antes de qualquer delegação de atividade mostre você mesmo a eles como se faz, lembre-se o dever de colocar a primeira pedra na construção de um caráter empresarial e seu.
  • Network: Na logística da cadeia de suprimentos todos os setores tem que estar otimizados e para que isso aconteça os setores precisam conversar, entender uns a necessidade dos outros para que o nível de serviço logística seja eficiente e eficaz.
OS HABILITADOS PRECISAM OBSERVAR:
  • Compra de produtos: A compra deve ser mediante as demandas dos produtos, cada item deve ser estudado e comprado de maneira consciente.
  • Armazenamento: O armazenamento dos produtos devem ser feitos de acordo com a sua classe e devemos sempre respeitar o endereçamento do cd para que não haja produtos em diversos lugares e corram o risco de vencer.
  • Manuseio de materiais: Ao fazer o manuseio dos produtos devemos ter o cuidado de usar os equipamentos certos para garantir a integridade do produto.
  • Processamento de pedidos: Os estoques necessitam estar estar corretos para que o processamento de pedidos seja feito corretamente, temos que vender o que realmente temos no estoque.
  • Cumprimento de prazos de entregas: O modal certo para fazer as entregas refletirá no cumprimento dos prazos e nos custos de entrega.
  • Custo da matéria-prima: É interessante que para cada matéria prima ou produto acabado tenhamos pelo menos cinco fornecedores, fazendo assim poderemos escolher e barganhar um melhor preço.
  • Mão de obra qualificada: Para se obter melhores resultados em todos os processos logísticos é necessário que nossos colaboradores estejam qualificados para função, sabemos que é difícil mais as empresas precisam ter um plano de qualificação para seus colaboradores ambos ganham.
PILARES DE UM HABILITADO PARA LOGÍSTICAR:
  • Comunicação transparente: Seja claro em todas as suas acoes.
  • Serviço ao cliente: Faça de tudo para que os serviços sejam excelentes.
  • Trabalho em equipe: Motivar a equipe ajuda a obter melhores resultados.
  • Visão sistêmica: Veja tudo na sua totalidade, entender o sistema empresarial é o foco para obter resultados.
  • Aprendizado constante: Recicle-se, aprenda constantemente, assim nos tornaremos melhores profissionais.

Uma pessoa habilitada para logísticar não surge do dia para noite as etapas vão sendo alcançadas dia após dia errando, acertando buscando sempre melhores resultados, quanto mais  compreendermos os processos logísticos maior prazer teremos em usá-los.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende de...