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Dicas de Estoque



Em pleno século XXI uma das mais importantes funções da gestão moderna é o controle dos níveis de estoque, ter estratégias para gerenciar os níveis de estoque dentro da empresa garantindo a disponibilidade dos produtos e minimizando os investimentos é fundamental para a sucesso e eficiência das operações. Segundo Pozo (2015, p.25) A gestão moderna de materiais coordena a movimentação de suprimentos com as exigências de produção, ou seja, não é mais preciso ter grandes estoques, precisamos ter estoques que comportem nossas demandas e fornecedores que atendam nossas necessidades. Vejamos alguns pontos importantes:

  • Estratégia: É o conjunto de objetivos, finalidades e metas a serem traçados para operação. Alguns pontos são fundamentais na estratégia: visão, ideia, consolidação, resultado.
  • Planejamento: É o ato de criar um plano para otimizar o alcance de um objetivo. Alguns pontos são fundamentais no planejamento: eficiência e eficácia, racionalidade, prazo estabelecido, capacitação.
Estocagem e manuseio deve ser feita adequadamente garantindo a qualidade do produto e segurança dos colaboradores na execução, vejamos algumas dicas:
  • Administrar bem os espaços.
  • Estocar produtos em pontos estratégicos para operação dentro do cd.
  • Fazer uso de porta paletes.
  • Usar na movimentação de materiais: escadas, empilhadeiras.
  • Ter o cuidado de colocar os produtos no endereçamento correto.
  • Ter cuidado com a validade dos produtos.
O sistema utilizado precisa atender todas as expectativas da organização, veja algumas dicas:
  • Sistema certo para o tipo de operação que sua empresa tem.
  • Capacidade de informações do produto.
  • Interface com fornecedores.
  • Suporte 24 horas.
A programação de suprimentos deve ser estudada e feita de acordo com a demanda de cada produto. Vejamos algumas dicas:
  • Entender a peculiaridade de cada produto.
  • Estudar a politica de compras de sua empresa.
  • Estudar qual a demanda.
  • Identificar fontes e assegurar a continuidade do fornecimento.
  • Calcular custo de aquisição dos produtos.
A politica de estoque visa atender o cliente da melhor forma possível conforme definições estratégicas das organizações, vejamos algumas dicas:
  • Os itens de estoque devem ser estudados, verificando lucratividade e posição da empresa no mercado.
  • O recebimento e a correta armazenagem dentro da empresa.
  • Inventários periódicos para avaliação das quantidades e do estado das mercadorias estocadas.
  • O tempo de reposição de cada produto.
  • Qual o melhor mix de produtos.
  • Qual o giro de mercadorias ideal para os principais produtos no estoque.
 O custos de estoque está relacionado a todo o material que se encontra no estoque,Vejamos alguns custos.
  • Custos fixos de estoque: São custos rotineiros da empresa,são eles:água, luz, seguros, benefícios de funcionários, compra de matéria prima.
  • Custos variáveis de estoque: São custos que se modificam mês a mês,são eles: equipamentos, manutenção de estoques, obsolência e perdas de produtos.
  • Custos de manutenção de estoque: São custos proporcionais a quantidade armazenada e ao tempo que ela fica em estoque.
  • Custo por falta de estoque: São custos derivados de quando não existe estoque suficiente para satisfazer a procura dos clientes em um dado período de tempo.
  • Custo de armazenagem:  São custos envolvidos na armazenagem do produto, são eles: aluguel, mão de obra, depreciação de instalações, equipamentos de movimentação.
  • Custo de pedidos: São custos referentes a uma nova encomenda, podendo esses custos ser variáveis e fixos.
Tipo de estoques:
  • Estoque de matéria prima: É o estoque de qualquer mercadoria que ainda não sofreu transformação por parte do fabricante.
  • Estoque de material semiacabado: É o estoque do material parado em determinada linha de montagem, aguardando a sua utilização em outro fase do processo.
  • Estoque de produtos acabados: É o estoque do produto já fabricado e disponível para o cliente.
  • Estoque em trânsito: Toda mercadoria precisa ser transportada de um local para outro e durante esse transporte a mercadoria não é processada, portanto verifica-se outro ponto de estoque, o chamado estoque em trânsito.
  • Estoque de segurança: É um estoque extra deixado armazenada para suprir alguma anormalidade no abastecimento, como erros de previsão de consumo e atrasos na entrega das mercadorias.
Pontos importantes:
  • Giros de estoques: É a avaliação do capital investido em estoques comparado com o custo das vendas anuais.
  • Ponto de ressuprimento: Consiste em realizar a aquisição do item no momento em que este chegar a uma quantidade determinada em estoque.
  • Classificação e codificação de materiais: O sistema de classificação e codificação de materiais e fundamental  para que existam procedimentos de armazenagem adequados, um controle eficiente de estoque e uma operacionalização correta dos almoxarifados.
  • Indicadores de desempenho: São ferramentas organizacionais que ajudam a medir a eficiência e eficácia dos processos.
  • Demandas organizacionais: É bastante interessante que seja feito uma avaliação dos produtos da organização para poder ver quais as demandas que predominam e assim prover a melhor estratégia para suprir.
  • Nível de serviço: Segundo Ana Cristina de Faria (2010, p. 43) O nível de serviço é o atendimento das especificações e necessidades definidas pelos clientes com o objetivo preestabelecido de gerar valor para estes, ou seja, este é o objetivo de uma boa gestão de estoque.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.



Comentários

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"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

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