O maior desafio empresarial de um gestor nos dias atuais é conseguir otimizar os processos e gerar resultados satisfatórios na empresa, mesmo com o avanço da tecnologia, investimentos em grandes estruturas, ainda nós deparamos com grandes dificuldades na execução das atividades dos colaboradores envolvidos no processo. O processo de disponibilização de um produto ou serviço de uma empresa precisa ser planejado e automatizado de acordo com as metas propostas pelo gestor e cabe a ele produzir colaboradores produtivos e oferecer um melhor nível de serviço aos clientes de sua empresa.
PONTOS IMPORTANTES
1-Delegar a atividade: O gestor do setor precisa conversar com o colaborador e explicar qual a sua atividade e a importância dela para o sucesso da operação.
2-Treinamento do colaborador: Um erro bastante comum e quando se contrata um colaborador e coloca para trabalhar sem ter passado por um treinamento especifico da área que ele vai assumir, tem 90% de chance de não dar certo.
3-Planejamento do trabalho: Todo gestor deve elaborar um planejamento para o setor e esse planejamento deve estabelecer as metas e objetivos de cada atividade, assim cada colaborador saberá os resultados que são esperados.
4-Demanda: O gestor precisa ter cuidado com a demanda do setor, antes de aceitar novas encomendas de produtos e serviços é necessário ver a capacidade de atendimento do setor em máquinas, funcionários para não ter problemas com acumulo de serviços e as terríveis horas extras.
5-Sistema apropriado: Para um melhor desempenho é necessário ter o sistema adequado para o tipo de operação existente no setor.
6-Programa de cargos e salários: Todo gestor deveria dar oportunidades de crescimento para os seus colaboradores, estabelecendo provas e testes para mudanças de cargos, antes de abrir oportunidades para outros profissionais.
7-Reciclagem: Vale muito a pena quando o gestor proporciona aos colaboradores cursos, palestras, treinamentos promovendo a sua reciclagem e melhoramento de suas atividades.
8-Pausas: É super interessante que os colaboradores tenham algumas pausas durante o seu horário de trabalho, pausas rápidas para que ele possa tomar um café, água, fazer uma ligação, movimentar-se, traz um grande beneficio ao seu desempenho.
9-Projetos de melhoria: Abrir oportunidades para que os colaboradores apresentem seus projetos de melhoria e inovação para o setor é uma grande sacada que o gestor poder ter, lembrando que se o colaborador se senti útil e tem abertura para mostrar melhorias a sua visão produtiva aflora.
10-Feedback: Para que haja um nível de serviço satisfatório é necessário a troca de informações entre colaboradores e gestor, esse feedback ajuda na melhoria continua e resolução dos problemas que surgem ao longo das atividades.
O QUE NÃO DEVE ACONTECER
1-Sobrecarregar os colaboradores: Cada profissional quando é contratado ele tem uma função especifica mais é claro que ele participa na ajuda de outras atividades, o que não pode acontecer é que o colaborador seja pressionado a fazer o trabalho de várias pessoas e fique sobrecarregado e não consiga dar o seu melhor.
2-Metas irracionais: O gestor precisa avaliar as metas que são impostas para os seus colaboradores tendo uma visão de pessoal, máquina, material envolvido e mercado consumidor. O colaborador necessita ter suporte para atingir as metas e objetivos propostos.
3-Profissionais despreparados: Todo colaborador deveria passar por um treinamento antes de iniciar as suas atividades, cada empresa tem um modelo de trabalho e se faz necessário entende-lo. O que acontece na maioria das empresas é a contratação sem noção e isso acarretá muitos transtornos para empresa e o colaborador.
4-Falta de informações: É de suma importância a troca de informações no setor poque cada atividade reflete a anterior então o feedback é necessário para que aconteçam bons resultados.
5-Acúmulo de serviço: Todas as atividades que correspondem ao setor devem ser planejadas e otimizadas a cada dia, quando há acúmulo de serviços, horas extras, pedidos que não foram entregues, isso demonstra uma péssima gestão do setor. Precisamos ter objetivos e metas racionais a serem alcançadas.
Para que possamos produzir colaboradores produtivos, precisamos primeiro ter gestores que tenham uma visão do setor, atividades, mercado, diferencial e acima de tudo seja humano, que lute pelos dois lados envolvidos no processo que são a empresa e os colaboradores, sabendo que se eu tenho um local de trabalho favorável o meu desempenho como profissional será satisfatório e atingirei os resultados propostos.
PONTOS IMPORTANTES
1-Delegar a atividade: O gestor do setor precisa conversar com o colaborador e explicar qual a sua atividade e a importância dela para o sucesso da operação.
2-Treinamento do colaborador: Um erro bastante comum e quando se contrata um colaborador e coloca para trabalhar sem ter passado por um treinamento especifico da área que ele vai assumir, tem 90% de chance de não dar certo.
3-Planejamento do trabalho: Todo gestor deve elaborar um planejamento para o setor e esse planejamento deve estabelecer as metas e objetivos de cada atividade, assim cada colaborador saberá os resultados que são esperados.
4-Demanda: O gestor precisa ter cuidado com a demanda do setor, antes de aceitar novas encomendas de produtos e serviços é necessário ver a capacidade de atendimento do setor em máquinas, funcionários para não ter problemas com acumulo de serviços e as terríveis horas extras.
5-Sistema apropriado: Para um melhor desempenho é necessário ter o sistema adequado para o tipo de operação existente no setor.
6-Programa de cargos e salários: Todo gestor deveria dar oportunidades de crescimento para os seus colaboradores, estabelecendo provas e testes para mudanças de cargos, antes de abrir oportunidades para outros profissionais.
7-Reciclagem: Vale muito a pena quando o gestor proporciona aos colaboradores cursos, palestras, treinamentos promovendo a sua reciclagem e melhoramento de suas atividades.
8-Pausas: É super interessante que os colaboradores tenham algumas pausas durante o seu horário de trabalho, pausas rápidas para que ele possa tomar um café, água, fazer uma ligação, movimentar-se, traz um grande beneficio ao seu desempenho.
9-Projetos de melhoria: Abrir oportunidades para que os colaboradores apresentem seus projetos de melhoria e inovação para o setor é uma grande sacada que o gestor poder ter, lembrando que se o colaborador se senti útil e tem abertura para mostrar melhorias a sua visão produtiva aflora.
10-Feedback: Para que haja um nível de serviço satisfatório é necessário a troca de informações entre colaboradores e gestor, esse feedback ajuda na melhoria continua e resolução dos problemas que surgem ao longo das atividades.
O QUE NÃO DEVE ACONTECER
1-Sobrecarregar os colaboradores: Cada profissional quando é contratado ele tem uma função especifica mais é claro que ele participa na ajuda de outras atividades, o que não pode acontecer é que o colaborador seja pressionado a fazer o trabalho de várias pessoas e fique sobrecarregado e não consiga dar o seu melhor.
2-Metas irracionais: O gestor precisa avaliar as metas que são impostas para os seus colaboradores tendo uma visão de pessoal, máquina, material envolvido e mercado consumidor. O colaborador necessita ter suporte para atingir as metas e objetivos propostos.
3-Profissionais despreparados: Todo colaborador deveria passar por um treinamento antes de iniciar as suas atividades, cada empresa tem um modelo de trabalho e se faz necessário entende-lo. O que acontece na maioria das empresas é a contratação sem noção e isso acarretá muitos transtornos para empresa e o colaborador.
4-Falta de informações: É de suma importância a troca de informações no setor poque cada atividade reflete a anterior então o feedback é necessário para que aconteçam bons resultados.
5-Acúmulo de serviço: Todas as atividades que correspondem ao setor devem ser planejadas e otimizadas a cada dia, quando há acúmulo de serviços, horas extras, pedidos que não foram entregues, isso demonstra uma péssima gestão do setor. Precisamos ter objetivos e metas racionais a serem alcançadas.
Para que possamos produzir colaboradores produtivos, precisamos primeiro ter gestores que tenham uma visão do setor, atividades, mercado, diferencial e acima de tudo seja humano, que lute pelos dois lados envolvidos no processo que são a empresa e os colaboradores, sabendo que se eu tenho um local de trabalho favorável o meu desempenho como profissional será satisfatório e atingirei os resultados propostos.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
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