Pular para o conteúdo principal

Armazenamento de materiais



Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor.

Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que os produtos ou matéria prima cheguem justamento quando são necessários, ou seja, isto não significa que deixaremos de ter armazenamento de materiais mais sim faremos um armazenamento consciente e continuo a medida em que os produtos tem as suas saídas, observando e estudando suas demandas e que faremos as reposições. Esse processo é bem interessante pois evita o acumulo de materiais desnecessários nos armazéns e com isso diminui os custos de armazenagem, produtos vencidos, produtos avariados e roubos no setor, levando em consideração que o produto passará um período pré-determinado neste local.

RAZÕES PARA ARMAZENAR

1-Reduzir custos de transportes e de produção.
2-Coordenar oferta e demanda dos produtos.
3-Auxilia no processo de produção.
4-Ajudar no processo de marketing.

FUNÇÕES DA ARMAZENAGEM

1-Abrigar os produtos: Os armazéns necessitam estar capacitados para guardar produtos de acordo com o período de tempo que ele irá permanecer estocado. Todos os produtos tem a sua peculiaridade de modo, quantidade, demanda  e manuseio por isso necessitam ser estudados para serem melhor estruturados.

2-Consolidação de produtos:  A estrutura da tabela de fretes especialmente quando contém reduções substanciais para grandes lotes, influencia no modo pelo qual os depósitos são usados para a movimentação dos produtos. Quando a mercadoria origina-se de muitas fontes e possível economizar com transporte se as entregas forem feitas num armazém  onde as cargas são agregadas e consolidadas num único carregamento até o seu destino final.

3-Transferência e transbordo: Uma das formas mais populares do uso de depósitos é desagregar ou fracionar quantidades transferidas em grandes volumes para as quantidades demandadas pelos clientes essa função é oposta a consolidação. Quando utilizamos um terminal para transbordo ele serve como o ponto onde os grandes lotes de entrega terminam a sua viagem e onde origina-se a entrega dos produtos fracionados mudando de acordo com o modal especifico para distribuição.

4-Agrupamento: Um uso especializado para depósitos é o agrupamento de itens de produto, algumas empresas com linhas extensas de produtos podem fabricar integralmente em cada uma de suas plantas industriais. Os clientes geralmente compram a linha completa, no depósito os itens são agrupados conforme os pedidos realizados pelos clientes.

TIPOS DE DEPÓSITOS

1-Espaço físico próprio: A maior parte das industrias e das organizações de serviços possuem um espaço físico para armazenar os seus produtos, a forma pode variar desde uma sala dos fundos para suprimentos de escritório até um armazém para produtos acabados com milhares de metros quadrados.

2-Aluguel de espaço de terceiros:  As empresas podem evitar depósitos próprios pelo uso de serviços oferecidos por armazéns públicos, esses armazéns operam de maneira análoga aos transportadores regulares,ou seja, providenciam serviços mediante remuneração aos seus usuários e são de grande utilidade para aqueles que precisam expandir ou contratar espaço físico por curto período de tempo ou realocar sua área de estocagem frequentemente. 

3- Arranjos de armazenagem sem taxação no depósito (alfandegada ou sem impostos no armazém): São realizados com o governo para certas mercadorias tributadas tais como cigarros e bebidas alcoólicas. Um arranjo e feito entre o proprietário das mercadorias e o governo, estipulando que os produtos não podem ser removidos do depósito a menos que seja para outro armazém que seja isento, até que os impostos e taxas tenham sido pagos o dono beneficia-se dessa isenção até que as mercadorias sejam vendidas, esse processo minimiza o capital empatado nos estoques.

4- Armazenagem de campo: É uma maneira de os depósitos públicos auxiliarem o proprietário dos itens estocados e aumentar o capital giro, acontece a conversão do armazém privado para o público objetivando a obtenção de créditos. A  armazenagem pública aluga do dono das mercadorias o espaço físico privado onde estes itens estão estocados e emite uma carta recibo de armazenagem, com essa carta pode utilizar para conseguir crédito.

5-Aluguel de facilidades: Representa um estágio intermediário entre o aluguel do espaço físico num depósito público (medida de curto prazo) e o compromisso de longo prazo representado por um depósito próprio. A sua vantagem esta na possibilidade de obter menores taxas do proprietário do espaço físico e alugar por um tempo determinado.

6-Estoque em trânsito: O estoque em trânsito refere-se ao tempo no qual as mercadorias permanecem nos veículos de transporte durante a  sua entrega. Não devem ser confundidos com privilégios de estocagem em transito com oferecidos por algumas transportadoras. É um tipo de especial de armazenagem que requer coordenação precisa com escolha de modal de transportes.

EQUIPAMENTOS UTILIZADOS NOS ARMAZÉNS

1-Porta paletes: São plataformas nas quais as mercadorias são empilhadas servindo para unitizar, ou seja, transformar a carga numa única unidade de movimentação.

2-Empilhadeiras: São veículos  mecânicos utilizados para mover materiais cuja operação manual seria muito lenta ou cansativa devido ao peso.

3-Trator: É usado no chão de fábrica para puxar pequenas carretas que transportam produtos acabados.

4-Guincho: São usados para mover cargas extremamente pezadas com agilidade e segurança no armazém.


Os armazéns ou centro de distribuição executam um papel chave para aumentar a eficiência da movimentação de mercadorias. A armazenagem está disponível sob várias formas conforme o grau de controle operacional desejado pelo usuário. A armazenagem pode ser encarada com um custo direto adicional do canal de suprimentos e distribuição.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.






Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to