Segundo Fabiano Caxito (2015, p. 11) Quando um consumidor ou um comprador buscam adquirir um produto, o que eles esperam são soluções para os seus problemas, o que indica um aumento significativo no nível de exigências dos clientes expondo os produtos a critérios competitivos, ou seja, há uma série de fatores que influenciam na decisão de escolha, cada cliente espera que o produto satisfaça suas expectativas e que eles possam utilizar do melhor modo. De acordo com Paiva e colaboradores (2004, p. 44) Afirmam que existem cinco critérios competitivos na área de operações que se relacionam a estratégia dos negócios, ou seja, estes critérios estão interligados na busca de uma maior competitividade dos produtos para os clientes.
OS CINCO CRITÉRIOS DO PRODUTO SÃO:
1-Custo: Quando a principal decisão se refere a produzir com margens de lucros maiores ou produzir grandes volumes com margens reduzidas, ou seja, decisão que precisa ser estudada levando em consideração o tipo de produto e sua demanda para que não ocorra custos desnecessários.
2-Qualidade: A dos produtos oferecidos de forma que os seus produtos tenha desempenho superior ao de seus competidores,ou seja, qual a vantagem que o produto que estou a oferecer no mercado tem em cima de seus possíveis concorrentes, porque o meu produto é mais atrativo? são perguntas essenciais para desenvolver um estratégia de qualidade para o produto.
3-Desempenho de entrega: A relação estabelecida entre fornecedor e cliente, uma das formas para empresa competir com base em desempenho de entregas e ser capaz de mobilizar recursos para garantir o trabalho prometido, entrega dentro do prazo e corrigir rapidamente alguma eventual falha ocorrida, ou seja, respeitar a proposta do produto em qualidade, disponibilidade e entrega faz toda a diferença na conquista do cliente.
4-Flexibilidade: A empresa que compete com flexibilidade deve ser capaz de absorver rapidamente mudanças em lotes de produção não padronizados, bem como mudanças no tipo de produto a produzir.
5-Inovação: Critério tradicionalmente definido como a habilidade da empresa em lançar novos produtos ou serviços em um curto espaço de tempo, ou seja, na medida em que o mercado consumidor cresce é essencial que as empresa inovem e busquem lançar novos produtos para somar ao seu mix de novidades.
OS PRODUTOS PODEM SER CLASSIFICADOS EM:
1-Bens de consumo: Os consumidores reconhecem as diferenças básicas na na maneira com que consumidores finais selecionam as mercadorias e onde vão comprar.
2-Bens de conveniência: São comprados frequentemente e de forma imediata com pouca pesquisa de loja, estes produtos exigem ampla distribuição por intermédio de muitos pontos de venda.
3-Bens de comparação: São aqueles que os consumidores preferem pesquisar em diferentes lojas e fazer comparações de preço, qualidades e desempenho.
4-Bens de uso especial: São aqueles cujos compradores procuram marcas e categorias particulares para as mercadorias.
5-Bens industriais: São aqueles dirigidos a indivíduos ou organizações que os utilizam para produzir outros produtos ou serviços.
FASES DO PRODUTO NO MERCADO
1-Introdução: Consiste no momento em que um produto é lançado introduzido no mercado sua saída ainda não é volumoso pois está começando a ter aceitação.
2-Crescimento: É o momento em que o produto que foi introduzido no mercado, tem seu crescimento diário constante,
3-Maturidade: Local onde o produto alcança um patamar de vendas estimado.
4-Declínio: Momento em que o volume de vendas do produto começa a diminuir devido as mudanças tecnológicas, competição ou perda de interesse pelo consumidor.
PONTOS IMPORTANTES
1-Relação valor e peso: O valor do produto que está sendo movimentado e estocado é um fator importante no desenvolvimento de uma estratégia logística. Custos de estoques são particularmente susceptíveis ao valor, pois quando expressamos o valor com relação ao peso obtemos valor especifico que nos ajuda a planejar o sistema logístico.
2-Substitutibilidade: Quando o consumidor nota pouca ou nenhuma diferença entre o produto da firma e o de seus concorrentes, diz-se que o produto é altamente substituível, ou seja, o consumidor compra prontamente uma segunda marca caso a primeira não esteja disponível no momento desejado.
3-Características de risco: Referem-se aos atributos de valor, perecibilidade, flamabilidade, tendencia a explosão e facilidade de roubo. Quando um produto mostra um alto risco em uma ou mais dessas características é imposto uma serie de restrições ao sistema de distribuição.
4-Embalagem do produto: As embalagens são muito importantes para a conservação dos produtos pois facilitam o manuseio, uso do produto, transporte, prover valor de reutilização para o consumidor.
5-Formação de preço: Varia de acordo com critérios geográficos, preço de frete, matéria prima, custos decorridos de produção.
Segundo Baloou (2010, p. 110) O produto, tanto um bem como um serviço, é o objetivo do esforço logístico . Compreender a natureza do produto em seu ambiente econômico dá ao especialista indicações uteis para o planejamento da estratégia de suprimentos e distribuição dos produtos, ou seja, quando compreendemos as características do produto, demanda, mercado consumidor fica muito mais fácil fazer o planejamento estratégico e oferecer um produto ou serviço com vantagem competitiva e liderar o mercado.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Quero um resumo para a minha pegunta :Qual a característica referente aos valor do produto e sua percebilidade flamabilidade ,tendencia a explasao e facilidade de roubo. Quanto maior o risco maior os custos de transporte e estocagem
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