A tecnologia RFID é a abreviação de Rádio Frequency Indentification, que significa identificação por meio de radiofrequência da qual diferentemente do sistema de código de barras a leitura não é realizado por intermédio de luz, e sim por frequência de rádio, uma de suas características é a possibilidade de leitura com objetos em movimento, permitindo seu uso no processo produtivo sem a necessidade de interferenciais facilitando o fluxo de informações dos produtos na cadeia de suprimentos, permitindo o seu rastreamento desde a fabricação até chegar ao ponto de distribuição. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 36).
As Etiquetas Inteligentes permitem um maior armazenamento de informações e podem ser enviadas por transmissores, elas respondem a um sinal de rádio e enviam de volta as informações de localização e identificação. A etiqueta possui um microchip que envia sinais para antenas e essas informações são enviadas para leitores especiais e assim passam por uma filtragem permitindo assim a comunicação com diversos sistemas empresariais tais como: Sistema de Gestão (ERP), Sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM), Sistema de Suprimentos (SCM) entre outros.
COMPONENTES DO RFID
- Antena Tranceiver com decodificador: É um leitor que emite sinais de rádio frequência em diversas direções lidas pela etiqueta que responde com seu conteúdo de memória.
- Transponder (RF ou TAG): É composto de antena e microchip, esses transponders podem ser classificados como ativos e passivos. Os ativos são alimentados por uma bateria interna e permitem processos de escrita e leitura mais distantes, já os passivos apenas leem e são usados para curta distância.
VANTAGENS DO RFID
- Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados para etiquetas ativas: Com a implantação das etiquetas inteligentes foi possível armazenas mais informações dos produtos tendo assim todas as informações do produto.
- Detecção á distância da leitura para reconhecimento de dados: O reconhecimento dos produtos dentro dos estoques ou armazéns ficou muito mais rápido pois a etiqueta permite a leitura dos itens em longas distâncias.
- Durabilidade das etiquetas: A qualidade das etiquetas permite que a sua durabilidade seja bem mais longa do que as etiquetas de código de barras.
- Redução de estoques: Com a credibilidade das informações obtidas com o RFID foi possível reduzir os níveis de estoques e assim diminuir custos.
- Contagem instantânea de estoque facilitando os sistemas empresariais de inventários: O processo nos estoques que antes demorava dias como o inventário hoje é feito instantaneamente e assim otimiza os processos dos setores.
- Precisão das informações de armazenamento e velocidade na expedição: Com esse método tornou-se mais rápido as informações sobre os produtos contidos no armazém e com isso facilitou em muito a expedição.
- Localização dos itens: A procura dos itens dentro dos armazéns e centro de distribuição ficou muito mais rápida, hoje realmente com as etiquetas inteligentes temos a certeza do produto e sua localização pois em fração de segundos obtemos os dados.
- Melhoria no reabastecimento e eliminação dos itens faltantes ou vencidos: Esse método otimizou bastante pois automaticamente os itens vencidos e faltantes são eliminados e com isso a melhoria continua de abastecimento acertando nas quantidades a pedir pois há credibilidade nas informações.
- Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias: Com esse modelo de controle ficou mais fácil detectar roubos e falsificação devido as informações dos itens do estoque nas etiquetas desde a sua fabricação ate a sua expedição.
- Otimização dos processos: Foi possível otimizar os processos e gerar melhorares resultados através das etiquetas inteligentes.
DESVANTAGENS DO RFID
- Custo elevado da tecnologia RFID em relação ao sistema dos códigos de barras: Realmente o custo é bem mais alto porém a qualidade desse método é bem gratificante.
- O uso em materiais metálicos e condutivos pode comprometer o alcance de transmissão das antenas: Devemos levar em consideração que esse comprometimento é para um número restrito de produtos.
- A padronização das frequências utilizadas para que os produtos possam ser lidos por toda a industria de maneira uniforme: Essa padronização tem que existir em todas as implantações de qualquer produto e sistema utilizado.
- A invasão da privacidade dos consumidores por causa do monitoramento pelas etiquetas coladas no produto: Essencial pois é necessário saber a trajetória que o produto percorreu até chegar ao cliente final e com isso muitos problemas são evitados.
Em um futuro bem próximo todas as empresas necessitarão fazer a implantação das etiquetas inteligentes. A cada dia que se passa torna-se mais imprescindível otimizar os processos logísticos pois o tempo nunca foi um produto tão escasso, devemos utilizar métodos que nos ajudem a aprimorar as nossas atividades e que nos deem uma melhoria em nosso nível de serviço. As etiquetas inteligentes são mais eficientes e eficazes nos resultados obtidos na operação e com isso ganhamos em tempo, custo e credibilidade.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Comentários
Postar um comentário