Pular para o conteúdo principal

Logística de shows


A logística é a arte de aprimorar e melhora a qualidade dos serviços e produtos oferecidos pelas empresas aos clientes. Com o passar do tempo os profissionais entenderam que para conseguirem atingir o sucesso em suas carreiras necessitavam aprimorar a cada dia mais a logística do setor em que estão inseridos, deixando para trás aquele pensamento de que logística é apenas transportes, estoque e entrega de produtos, puderam perceber que a logística vai bem mais além e quando realizada integralmente na empresa o sucesso é certo. 

Todas as profissões tem a logística inserida em suas atividades pois elas buscam eficiência e eficácia na execução e a plena satisfação do cliente final, traduzindo assim todo o esforço dos colaboradores num excelente nível de serviço prestado. Hoje vamos falar um pouco sobre a logística de shows é muito interessante entrar nesse universo e entender passo a passo como a logística é feita e como o produto final chega ate a nossa cidade.

Passos da logística de shows

1-Músicos: É de extrema importância que todos os integrantes da banda morem na mesma cidade, assim ficará mais fácil a logística de ensaios, reuniões e viagens.

2-Nome da banda: Precisa ser original e característico ao estilo e a personalidade do som que os integrantes se propõem a levar ao público. 

3-Escolha de repertório: De acordo com o estilo musical da banda deve ser feito a escolha do repertório a ser ensaiado, lembrando que os músicos precisam estar antenados com o que acontece no cenário musical e ser o mais original possível no embalo das canções.

4-Ensaio do repertório: O ensaio tem que ter um objetivo e um tempo estipulado pra chegar neste objetivo, temos que entender que quando a banda for começar a fazer shows ela terá horário pra começar e para terminar o seu show por isso precisa estar treinada para isso.

5-Empresario: O agendamento das shows necessitam ser feitos conscientemente levando em consideração cidade que os integrantes da banda residem, cidade onde será o show, quais os modais que podem ser utilizados para chegar ao local do evento, ter cuidado pra não marcar dois shows em uma mesma noite em lugares totalmente opostos de preferencia que shows assim sejam marcados em cidades vizinhas.

6-Montagem do equipamento: Os equipamentos da banda precisam ser montados horas antes do shows com todo cuidado e zelo para que não venha a dar problemas quando o show inciar se possível é interessante que a produção da banda chegue antes com os equipamentos para a sua montagem pois se acontecer algum problema terão tempo para resolver.

7-Passagem de som: Muito interessante que os artistas façam antes de cada show a passagem de som testando os equipamentos e microfones, fazendo isso na hora do evento a chance de problemas é mínima e a qualidade do serviço será excelente e a satisfação do público maior ainda.

8-Aproveitamento consciente do tempo do show: Os artistas necessitam aprender a utilizar o tempo que foram contratados para tocar os sucessos antigos e os atuais e tentar tocar o máximo de canções no horário definido, uma ideia legal e fazer pot-pourri das melhores assim o pública ficará satisfeito com o desempenho no show.

9-Local do evento: Os contratantes quando vão realizar esses eventos precisam pensar em algumas coisas básicas: Quantas pessoas espero neste evento? Qual a capacidade desse local? A banda que contratei como é o público? O acesso do local do evento como é? são perguntas necessárias para a logística do show porque o público precisa estar confortável no local e ser bem atendido.

10-Colaboradores : Todo o pessoal envolvido na execução do evento precisa de integração e otimização pois são muitos colaboradores e as funções desempenhadas por cada um deles e de extrema importância. Então é necessário que haja uma reunião e os pontos de cada função seja esclarecido e seguido conforme planejamento.

11-Formas de pagamento: Cada empresário estabelece as regras de sua cobrança e essas regras devem ser aceitas ou não pelo contratante, uma vez aceita precisa ser cumprida para que o público não seja prejudicado com isso. 

12-Camarim: O espaço reservado para os artistas receberem o publico para tirar foto e dar autógrafos e receber a imprensa para entrevistas precisa ter capacidade para tal atividade,  os fãs e a imprensa necessitam estar previamente na lista, pois os artistas tem horário estabelecido de entrada nos shows e de voltar para suas cidades para outros trabalhos já agendados. Para isso é interessante que haja um pessoa chamando os nomes e controlando essa atividade.

13-Condicionamento físico: Todos os artistas precisam seguir algumas coisa básicas para melhorar o seu desempenho no palco , são elas: atividades físicas periodicamente, aula de canto, dormir bem, dieta balanceada,  para poderem dar o seu melhor para o público que os prestigia.  

14-Divulgação dos trabalhos: A banda pode e deve divulgar para o público que assisti o seu show os cds e dvs que estão disponíveis para o cliente comprar ao lado do palco, como também algum programa que ela for participar no decorrer dos dias.

15-Planejamento: É muito importante planejar e focar nas metas para que seja alcançado os objetivos dos artistas, ter um empresário com visão faz toda a diferença na subida dos degraus do sucesso.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende de...