A logística desde a sua inicialização vem passando por diversas mudanças, das quais tem nos possibilitado um alcance maior de atividades e ações, ao longo do tempo as vias de atuação foram sendo ampliadas para melhorar o fluxo logístico, deixando de ter seu foco apenas em estoque/transporte, expandindo-se em todos os campos da empresa: tático, estratégico, operacional. Através dos avanços tecnológicos e comportamentais do planeta novos tipos de clientes e demandas surgiram e com isso fez-se necessário inserir novos métodos de melhoria e otimização dos processos logísticos nas empresas.
A auditoria de atividades é um método que ao ser implantado nas organizações viabiliza a excelência na realização das fases do processo de acordo com o planejamento estratégico inicial, fazendo a utilização dos resultados obtidos o procedimento operacional de cada função é minuciosamente estudado e modificado de acordo com a necessidade, pois todo planejamento só é validado na prática, ou seja, o dia a dia é que vai mostrar na execução os pontos positivos e negativos, perdas e ganhos na operacionalização da função é por isso tão importante o trabalho do auditor.
Alguns pontos fundamentais na auditoria de atividades:
1-Colaborador x Função : Todo profissional de logística deve estar inserido na área da qual tem expertise, desejo de trabalhar, aptidão, isso é fundamental para o sucesso na realização das atividades. Sendo assim o auditor precisa conversar, analisar, verificar se a função corresponde ao colaborador e com isso promover mudanças ou treinamento especifico para que haja melhores resultados.
2-Análise x Estratégia: Procedimento que deve ser baseado no bom senso e na racionalidade de sua meta, ao ser inserida precisa ser viável e atingível pelo colaborador, nesse caso o auditor vai pegar o planejamento estratégico inicial e vai confrontar com as possibilidades de equipamento, mão de obra, mercado disponível, clientes potenciais e com isso validar a sua clareza e efeito.
3-Relatório diário x Movimentação de produtos: Todos os dias deve ser impresso um relatório de movimentação dos produtos e observado os fornecedores que fizeram entregas, os clientes que adquiriram os produtos, as filiais que realizaram trocas e fizeram empréstimos, qual parte da curva A, B, C esses itens correspondem, o controle é fundamental.
4- Organização x Layout: É necessário entender como funciona a operação do estoque ou armazém da empresa, observar se em sua composição os três itens essenciais estão sendo protagonistas, são eles: agilidade, segurança nos dados, visibilidade. O layout deve ser adaptado ao tipo de operação, seus produtos e maquinários devem ser organizados de acordo com o seu fluxo de saída e os produtos em suas respectivas prateleiras, estantes, estrados, ruas totalmente identificados e perceptíveis aos olhos dos colaboradores.
5-Perdas de matéria prima x Excesso de produtos acabados: Outro fator que faz as empresas aumentarem seus custos desnecessariamente são as perdas de matéria prima na hora da manipulação para fazer os produtos e o excesso de produtos armazenados no estoque com pouca saída. Todo produto deve ter uma programação para ser produzido e armazenado mediante ao fluxo de saída seja diário, semanal, quinzenal ou mensal, fazendo isso é possível diminuir os custos com perdas, espaço físico, produtos vencidos, utilizando uma programação e as ferramentas logísticas adequadas a operação.
6-Sistemas x Tecnologia: O sistema deve ser pensado de acordo com o tipo de operação e alcance desejado do produto no mercado consumidor, precisa conter todos os acessos que possibilitem obter as informações necessárias tais como: entradas, saídas, transferências, fornecedores, validades, lotes, estoque máximo, mínimo, ponto de resuprimento e muito mais, tudo isso deve ser observado e se não suprir as expectativas deve ser substituído por uma tecnologia mais moderna que gere os resultados esperados.
7-Tempo de atendimento do pedido x Fornecedores: Toda organização deve estabelecer um tempo estimado para entregar o pedido que foi feito pelo seu cliente, levando em consideração quantidade em estoque, pessoal disponível, tempo de preparação do pedido, rota de entrega. Do mesmo modo para os fornecedores precisa ter pelo menos cinco para cada produto, precisam ser regionais e ter prazos de entregas eficientes pois todas essas fases do processo são de extrema importância para credibilidade da empresa e consolidação da marca, sendo assim deve ser estudado e planejado atentamente.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Contato: (81) 99602-2572
A auditoria de atividades é um método que ao ser implantado nas organizações viabiliza a excelência na realização das fases do processo de acordo com o planejamento estratégico inicial, fazendo a utilização dos resultados obtidos o procedimento operacional de cada função é minuciosamente estudado e modificado de acordo com a necessidade, pois todo planejamento só é validado na prática, ou seja, o dia a dia é que vai mostrar na execução os pontos positivos e negativos, perdas e ganhos na operacionalização da função é por isso tão importante o trabalho do auditor.
Alguns pontos fundamentais na auditoria de atividades:
1-Colaborador x Função : Todo profissional de logística deve estar inserido na área da qual tem expertise, desejo de trabalhar, aptidão, isso é fundamental para o sucesso na realização das atividades. Sendo assim o auditor precisa conversar, analisar, verificar se a função corresponde ao colaborador e com isso promover mudanças ou treinamento especifico para que haja melhores resultados.
2-Análise x Estratégia: Procedimento que deve ser baseado no bom senso e na racionalidade de sua meta, ao ser inserida precisa ser viável e atingível pelo colaborador, nesse caso o auditor vai pegar o planejamento estratégico inicial e vai confrontar com as possibilidades de equipamento, mão de obra, mercado disponível, clientes potenciais e com isso validar a sua clareza e efeito.
3-Relatório diário x Movimentação de produtos: Todos os dias deve ser impresso um relatório de movimentação dos produtos e observado os fornecedores que fizeram entregas, os clientes que adquiriram os produtos, as filiais que realizaram trocas e fizeram empréstimos, qual parte da curva A, B, C esses itens correspondem, o controle é fundamental.
4- Organização x Layout: É necessário entender como funciona a operação do estoque ou armazém da empresa, observar se em sua composição os três itens essenciais estão sendo protagonistas, são eles: agilidade, segurança nos dados, visibilidade. O layout deve ser adaptado ao tipo de operação, seus produtos e maquinários devem ser organizados de acordo com o seu fluxo de saída e os produtos em suas respectivas prateleiras, estantes, estrados, ruas totalmente identificados e perceptíveis aos olhos dos colaboradores.
5-Perdas de matéria prima x Excesso de produtos acabados: Outro fator que faz as empresas aumentarem seus custos desnecessariamente são as perdas de matéria prima na hora da manipulação para fazer os produtos e o excesso de produtos armazenados no estoque com pouca saída. Todo produto deve ter uma programação para ser produzido e armazenado mediante ao fluxo de saída seja diário, semanal, quinzenal ou mensal, fazendo isso é possível diminuir os custos com perdas, espaço físico, produtos vencidos, utilizando uma programação e as ferramentas logísticas adequadas a operação.
6-Sistemas x Tecnologia: O sistema deve ser pensado de acordo com o tipo de operação e alcance desejado do produto no mercado consumidor, precisa conter todos os acessos que possibilitem obter as informações necessárias tais como: entradas, saídas, transferências, fornecedores, validades, lotes, estoque máximo, mínimo, ponto de resuprimento e muito mais, tudo isso deve ser observado e se não suprir as expectativas deve ser substituído por uma tecnologia mais moderna que gere os resultados esperados.
7-Tempo de atendimento do pedido x Fornecedores: Toda organização deve estabelecer um tempo estimado para entregar o pedido que foi feito pelo seu cliente, levando em consideração quantidade em estoque, pessoal disponível, tempo de preparação do pedido, rota de entrega. Do mesmo modo para os fornecedores precisa ter pelo menos cinco para cada produto, precisam ser regionais e ter prazos de entregas eficientes pois todas essas fases do processo são de extrema importância para credibilidade da empresa e consolidação da marca, sendo assim deve ser estudado e planejado atentamente.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Contato: (81) 99602-2572
Gostei do conteúdo.
ResponderExcluirNossa, peefeipe esse artigo. Gostei mto.
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