Pular para o conteúdo principal

A Logística do Tempo


A logística a cada ano que passa vem se tornando ponto fundamental para realização das atividades empresariais, fator determinante para expansão dos mercados, elo de ligação entre o nível de serviço excelente e a gama de compromissos que nos rodeiam diariamente. Para que possamos administrar o tempo corretamente algumas etapas são essenciais e devem ser aprimoradas dia a dia levando em conta que todas as vezes que não otimizamos o nosso tempo acabamos perdendo clientes.

Segundo Pozo (2010, p. 1) logística trata de todas as atividades de movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria prima até o ponto de consumo final, assim como os fluxos de informações que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável, vejamos algumas dicas:
  • Planejamento de atividades: Faça um planejamento de suas atividades organizando-as de acordo com o grau de prioridade, classificando-as como importantes e urgentes. Ao longo do dia execute sua lista de atividades e ao findar do dia veja se tudo que estava na lista foi concluído, se não foi as que ficaram pendentes devem ser as primeiras a serem feitas no dia seguinte.
  • Cronograma: Quando fazemos um cronograma de todas as nossas atividades fica mais fácil não se perder em meio há tantos compromissos, estabelecer datas, prazos é de suma importância para vencer o tempo e obter sucesso em todas as atividades que estivermos inseridos.
  • Padronização de atividades: Crie moldes para cada atividade a ser desempenhada isso facilitará na execução da estratégia de ganho de tempo no dia a dia. Ex: modelos de planilhas, relatórios, e-mails, pastas para arquivar.
  • Concentração: Ao realizar atividades a concentração é um fator que determinará sucesso ou fracasso na execução dos processos, ao assumir um tarefa concentre-se ao máximo, se jogue de cabeça em prol dos melhores resultados, os mesmos favoreceram a você e a sua empresa.
  • Organização: Uma das coisas que nos fazem perder tempo é a mesa repleta de papéis, essa desordem nos traz a sensação de estarmos soterrados de coisas a resolver, temos que colocar a bagunça em seu devido lugar classificando-os. Ex: documentos de providencia imediata, leitura, prioridade menor, resolvidos, descartes.
  • Metas diárias: Estabelecer metas para cada dia de trabalho nos fazem muito bem o desafio de resolvê-las  nos mostra o quanto o dia foi proveitoso e que podemos ir além. Ex: feche pelo menos um contrato ao dia, faça prospecção de sua marca, visite novos clientes, elabore um novo projeto de melhoria para o seu setor, acompanhe as tarefas que você delegou.
  • Análise de percurso:  É fundamental para visualizarmos se a administração do nosso tempo está sendo favorável as nossa expectativas, com ela podemos enxergar: se o caminho que tomamos nos levou ao lugar que gostaríamos de chegar, se as metas utilizadas foram cumpridas, a estratégia foi ou não bem sucedida, se novas estratégias e metas devem ser aplicadas.
  • Visão de mercado: Ao colocar um produto ou serviço no mercado é necessário que ele seja estudado, sabendo que as estatísticas de consumo sempre mudam, uma forma de ganhar tempo e fazer acompanhamento dos produtos através de indicadores de desempenho que nos dão uma visão ampla da fatia que nosso produto atinge no mercado.
  • Treinamento de pessoal: Qualificar os colaboradores é uma das formas mais assertivas de se economizar tempo e dinheiro, funcionário que sabe executar bem as suas atividades faz rápido e com precisão rende muito mais no trabalho.
  • Investimento empresarial: Outra forma de administrar o tempo é investir em tecnologia para otimizar as atividades da organização.Ex: Máquinas, sistemas, cds, faz toda a diferença nos processos.
De acordo com Fabiano Caxito (2014, p. 2) a logística representa a ligação entre todos os departamentos de uma empresa que visam os mesmos objetivos, sucesso de suas metas através da expertise nos conhecimentos logísticos de integração, ou seja, o conhecimento eficiência e eficácia na execução das atividades e metas cumpridas de todos os departamentos da organização definem uma logística do tempo precisa.

O tempo é dado na mesma medida a cada  indivíduo, o modo como usamos o nosso tempo é que definirá sucesso ou fracasso em nossas vidas.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to