Pular para o conteúdo principal

Logística de eventos


A logística é a forma mais eficiente e eficaz para se obter sucesso na implantação dos  procedimentos operacionais e táticos de uma organização. A missão principal da logística é reduzir custos e promover o seu serviço e produto com qualidade e no espaço de tempo em que o cliente deseja ser atendido. A logística quando aplicada a eventos traz ao logístico uma visão mais ampla dos processos proporcionando um melhor desempenho no planejamento estratégico a ser utilizado na operação.Os eventos diferentemente de outras áreas da logística são bem mais criteriosos por se tratarem de ações com muita gente envolvido e onde nada pode dar errado, por isso o logístico precisa realizar algumas análises e ter projetar com segurança os passos e metas de realização, veja agora alguns pontos importantes na realização:

1-Local do evento: O local a ser escolhido para realização dos eventos precisa ter um bom espaço para ser feita a montagem de todos os ambientes a serem utilizados, esse local precisa ser de fácil acesso e de preferência que seja central assim o publico chegará com mais facilidade.

2-Capacidade: O evento que será realizado será para quantas pessoas, o local consegue receber com conforto? é de extrema importância respeitar os limites de capacidade prezando o conforto e a segurança do público.

3-Estrutura: Qual a estrutura mais adequada para o tipo de evento que vou realizar, quais os materiais que vou utilizar, quantidades, segurança que os mesmos proporcionam para o evento.

4-Público: Quando pensamos em realizar um evento é necessário definir o público esperado e criar atrativos que os mesmos possam usufruir com satisfação. Por isso que é interessante fazer uma pesquisa de mercado e saber o que os clientes esperam que tenham e aconteçam nestes eventos.

5-Colaboradores: Todos os colaboradores envolvidos no planejamento do evento precisam passar por um treinamento que facilitará no desenvolvimento das atividades logísticas do evento, lembrando que tem empresas que são Expert em dar treinamentos e vale muito a pena contratar.

6-Materiais utilizados: Os materiais e produtos que serão utilizados  no evento precisam ser cotados, comprados, alugados com antecedência para que cheguem na data marcada e as obras possam ser iniciadas no dia determinado.

7-Fornecedores: É necessário ter fornecedores parceiros que tenham bons preços e que entreguem nos prazos estabelecidos, caso venha acontecer algum tipo de eventualidade ele esteja disponível para nos dar o suporte que precisarmos.

8-Marketing: Para que o evento seja um sucesso é muito importante que a divulgação do evento seja feita com bastante ênfase os marqueteiros precisam intensificar nas divulgações focando para que os resultados sejam os desejados. I

9-Ingressos: É necessário estimar por dia quantas pessoas poderão participar do evento, os ingressos tem que ser de acordo com a capacidade do local, lembrando que o público precisa ter conforto ao participar de um evento.

10-Mídias de vendas: É interessante que o público tenha várias opções para adquirir os ingressos, seja pela internet, bilheteria, lojas parceiras. O que é necessário é a integração entre os meios para que não haja vendas a mais e o público seja prejudicado.

11-Segurança: O local do evento precisa ter uma equipe treinada e qualificada para cuidar da segurança com todas normas de posicionamento e estratégias para tornarem o evento seguro e tranquilo.

12-Fluxo do público: É de extrema importância que o local  tenha entradas que comportem a gama de pessoas que vão prestigiar o evento agilizando a sua chegada e do mesmo modo vias de saída que possam agilizar a saída das pessoas com mais rapidez no término do evento.

13-Comunicação: A comunicação entre os colaboradores na hora do evento é fundamental, pode ser feita através de rádios comunicadores distribuídos entre os supervisores de cada seção.

14-Artigos de consumo: As empresas que participaram do evento oferecendo comidas, bebidas e outros artigos pagos necessitam ter um estoque médio desses produtos para suprir os dias que o evento acontecerá, esses artigos de consumo devem ser atrativos para o evento e o pessoal que fornecerá treinado.

15-Atração: O palestrante, banda, musico, filme precisa estar na boca do povo para que o evento seja um sucesso de público, então quando pensar em fazer um evento é interessante pesquisar nas redes sociais e ver o que está em alta no mercado.

16-Procedimentos de emergência: Ao realizar um evento é necessário que haja extintores, kit de primeiros socorros e dependendo da proporção do evento é interessante ter ambulância e bombeiro para eventuais futuros problemas que possam acontecer.

17-Limpeza: Quando realizamos eventos precisamos ter uma equipe de limpeza qualificada para atuar na limpeza do local, usando os equipamentos certos, sendo super ágeis, mantendo o ambiente limpo, cheiroso e agradável.

18-Desmontagem: A logística para esse procedimento precisa ser calculada e já agendado com os fornecedores dias antes, os horários da chegada dos caminhões para retirar as estruturas, banheiros químicos, moveis alugados precisam ser certeiras pois são vários fornecedores e há um tempo previsto em contrato para entregar o local.

19-Planejamento: Um dos itens mais importantes é o planejamento do evento, devemos calcular e medir todas as etapas do processo e ver o melhor modo de execução para que possamos alcançar as metas e resultados esperados.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de Logística 
Empresa Dados Log Consultoria Logística 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende de...