A logística é a forma mais eficiente e eficaz para se obter sucesso na implantação dos procedimentos operacionais e táticos de uma organização. A missão principal da logística é reduzir custos e promover o seu serviço e produto com qualidade e no espaço de tempo em que o cliente deseja ser atendido. A logística quando aplicada a eventos traz ao logístico uma visão mais ampla dos processos proporcionando um melhor desempenho no planejamento estratégico a ser utilizado na operação.Os eventos diferentemente de outras áreas da logística são bem mais criteriosos por se tratarem de ações com muita gente envolvido e onde nada pode dar errado, por isso o logístico precisa realizar algumas análises e ter projetar com segurança os passos e metas de realização, veja agora alguns pontos importantes na realização:
1-Local do evento: O local a ser escolhido para realização dos eventos precisa ter um bom espaço para ser feita a montagem de todos os ambientes a serem utilizados, esse local precisa ser de fácil acesso e de preferência que seja central assim o publico chegará com mais facilidade.
2-Capacidade: O evento que será realizado será para quantas pessoas, o local consegue receber com conforto? é de extrema importância respeitar os limites de capacidade prezando o conforto e a segurança do público.
3-Estrutura: Qual a estrutura mais adequada para o tipo de evento que vou realizar, quais os materiais que vou utilizar, quantidades, segurança que os mesmos proporcionam para o evento.
4-Público: Quando pensamos em realizar um evento é necessário definir o público esperado e criar atrativos que os mesmos possam usufruir com satisfação. Por isso que é interessante fazer uma pesquisa de mercado e saber o que os clientes esperam que tenham e aconteçam nestes eventos.
5-Colaboradores: Todos os colaboradores envolvidos no planejamento do evento precisam passar por um treinamento que facilitará no desenvolvimento das atividades logísticas do evento, lembrando que tem empresas que são Expert em dar treinamentos e vale muito a pena contratar.
6-Materiais utilizados: Os materiais e produtos que serão utilizados no evento precisam ser cotados, comprados, alugados com antecedência para que cheguem na data marcada e as obras possam ser iniciadas no dia determinado.
7-Fornecedores: É necessário ter fornecedores parceiros que tenham bons preços e que entreguem nos prazos estabelecidos, caso venha acontecer algum tipo de eventualidade ele esteja disponível para nos dar o suporte que precisarmos.
8-Marketing: Para que o evento seja um sucesso é muito importante que a divulgação do evento seja feita com bastante ênfase os marqueteiros precisam intensificar nas divulgações focando para que os resultados sejam os desejados. I
9-Ingressos: É necessário estimar por dia quantas pessoas poderão participar do evento, os ingressos tem que ser de acordo com a capacidade do local, lembrando que o público precisa ter conforto ao participar de um evento.
10-Mídias de vendas: É interessante que o público tenha várias opções para adquirir os ingressos, seja pela internet, bilheteria, lojas parceiras. O que é necessário é a integração entre os meios para que não haja vendas a mais e o público seja prejudicado.
11-Segurança: O local do evento precisa ter uma equipe treinada e qualificada para cuidar da segurança com todas normas de posicionamento e estratégias para tornarem o evento seguro e tranquilo.
12-Fluxo do público: É de extrema importância que o local tenha entradas que comportem a gama de pessoas que vão prestigiar o evento agilizando a sua chegada e do mesmo modo vias de saída que possam agilizar a saída das pessoas com mais rapidez no término do evento.
13-Comunicação: A comunicação entre os colaboradores na hora do evento é fundamental, pode ser feita através de rádios comunicadores distribuídos entre os supervisores de cada seção.
14-Artigos de consumo: As empresas que participaram do evento oferecendo comidas, bebidas e outros artigos pagos necessitam ter um estoque médio desses produtos para suprir os dias que o evento acontecerá, esses artigos de consumo devem ser atrativos para o evento e o pessoal que fornecerá treinado.
15-Atração: O palestrante, banda, musico, filme precisa estar na boca do povo para que o evento seja um sucesso de público, então quando pensar em fazer um evento é interessante pesquisar nas redes sociais e ver o que está em alta no mercado.
16-Procedimentos de emergência: Ao realizar um evento é necessário que haja extintores, kit de primeiros socorros e dependendo da proporção do evento é interessante ter ambulância e bombeiro para eventuais futuros problemas que possam acontecer.
17-Limpeza: Quando realizamos eventos precisamos ter uma equipe de limpeza qualificada para atuar na limpeza do local, usando os equipamentos certos, sendo super ágeis, mantendo o ambiente limpo, cheiroso e agradável.
18-Desmontagem: A logística para esse procedimento precisa ser calculada e já agendado com os fornecedores dias antes, os horários da chegada dos caminhões para retirar as estruturas, banheiros químicos, moveis alugados precisam ser certeiras pois são vários fornecedores e há um tempo previsto em contrato para entregar o local.
19-Planejamento: Um dos itens mais importantes é o planejamento do evento, devemos calcular e medir todas as etapas do processo e ver o melhor modo de execução para que possamos alcançar as metas e resultados esperados.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de Logística
Empresa Dados Log Consultoria Logística
2-Capacidade: O evento que será realizado será para quantas pessoas, o local consegue receber com conforto? é de extrema importância respeitar os limites de capacidade prezando o conforto e a segurança do público.
3-Estrutura: Qual a estrutura mais adequada para o tipo de evento que vou realizar, quais os materiais que vou utilizar, quantidades, segurança que os mesmos proporcionam para o evento.
4-Público: Quando pensamos em realizar um evento é necessário definir o público esperado e criar atrativos que os mesmos possam usufruir com satisfação. Por isso que é interessante fazer uma pesquisa de mercado e saber o que os clientes esperam que tenham e aconteçam nestes eventos.
5-Colaboradores: Todos os colaboradores envolvidos no planejamento do evento precisam passar por um treinamento que facilitará no desenvolvimento das atividades logísticas do evento, lembrando que tem empresas que são Expert em dar treinamentos e vale muito a pena contratar.
6-Materiais utilizados: Os materiais e produtos que serão utilizados no evento precisam ser cotados, comprados, alugados com antecedência para que cheguem na data marcada e as obras possam ser iniciadas no dia determinado.
7-Fornecedores: É necessário ter fornecedores parceiros que tenham bons preços e que entreguem nos prazos estabelecidos, caso venha acontecer algum tipo de eventualidade ele esteja disponível para nos dar o suporte que precisarmos.
8-Marketing: Para que o evento seja um sucesso é muito importante que a divulgação do evento seja feita com bastante ênfase os marqueteiros precisam intensificar nas divulgações focando para que os resultados sejam os desejados. I
9-Ingressos: É necessário estimar por dia quantas pessoas poderão participar do evento, os ingressos tem que ser de acordo com a capacidade do local, lembrando que o público precisa ter conforto ao participar de um evento.
10-Mídias de vendas: É interessante que o público tenha várias opções para adquirir os ingressos, seja pela internet, bilheteria, lojas parceiras. O que é necessário é a integração entre os meios para que não haja vendas a mais e o público seja prejudicado.
11-Segurança: O local do evento precisa ter uma equipe treinada e qualificada para cuidar da segurança com todas normas de posicionamento e estratégias para tornarem o evento seguro e tranquilo.
12-Fluxo do público: É de extrema importância que o local tenha entradas que comportem a gama de pessoas que vão prestigiar o evento agilizando a sua chegada e do mesmo modo vias de saída que possam agilizar a saída das pessoas com mais rapidez no término do evento.
13-Comunicação: A comunicação entre os colaboradores na hora do evento é fundamental, pode ser feita através de rádios comunicadores distribuídos entre os supervisores de cada seção.
14-Artigos de consumo: As empresas que participaram do evento oferecendo comidas, bebidas e outros artigos pagos necessitam ter um estoque médio desses produtos para suprir os dias que o evento acontecerá, esses artigos de consumo devem ser atrativos para o evento e o pessoal que fornecerá treinado.
15-Atração: O palestrante, banda, musico, filme precisa estar na boca do povo para que o evento seja um sucesso de público, então quando pensar em fazer um evento é interessante pesquisar nas redes sociais e ver o que está em alta no mercado.
16-Procedimentos de emergência: Ao realizar um evento é necessário que haja extintores, kit de primeiros socorros e dependendo da proporção do evento é interessante ter ambulância e bombeiro para eventuais futuros problemas que possam acontecer.
17-Limpeza: Quando realizamos eventos precisamos ter uma equipe de limpeza qualificada para atuar na limpeza do local, usando os equipamentos certos, sendo super ágeis, mantendo o ambiente limpo, cheiroso e agradável.
18-Desmontagem: A logística para esse procedimento precisa ser calculada e já agendado com os fornecedores dias antes, os horários da chegada dos caminhões para retirar as estruturas, banheiros químicos, moveis alugados precisam ser certeiras pois são vários fornecedores e há um tempo previsto em contrato para entregar o local.
19-Planejamento: Um dos itens mais importantes é o planejamento do evento, devemos calcular e medir todas as etapas do processo e ver o melhor modo de execução para que possamos alcançar as metas e resultados esperados.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de Logística
Empresa Dados Log Consultoria Logística
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