Pular para o conteúdo principal

Otimização de processos na logística


Quando falamos em logística estamos nos referindo a todo processo que envolve o produto desde a aquisição da matéria prima passando pela fabricação, embalagem, produto acabado e por ultimo ser disponibilizado para venda. Para que a logística das empresas seja eficiente e integrada é necessário que cada fase do processo seja otimizada atendendo as demandas de cada parte especifica e juntos os setores envolvidos no processo possam oferecer um melhor nível de serviço aos clientes.

Os métodos a serem usados na otimização dos processos logísticos vai de acordo com o tamanho da empresa, fatia do mercado que ela deseja alcançar, público alvo e o principal o tipo de produto que fornecerá aos clientes. Todos esses fatores precisam ser pensados e planejados e deve ser estipulados metas, pois para saber se o negócio está sendo favorável os números indicarão o desempenho e assim poderemos melhorar e alcançar outros níveis.

Benefícios da otimização

1-Maior alcance de clientes e suas demandas: Através de um bom planejamento dos processos a serem seguidos nos setores a empresa consegue atender as demandas de seus clientes e ainda alcançar outros mais.

2-Clientes satisfeitos com a qualidade do produto: A otimização dos processos logísticos na empresa além de agilizar o tempo de entrega dos produtos permite que os mesmos tenham mais qualidade devido as fases decorrentes do processo e o olhar dos colaboradores.

3-Colaboradores mais produtivos: Com o planejamento que é realizado de metas a serem alcançadas os colaboradores tornam-se mais produtivos e o mais interessante é a percepção que eles tem de que um precisa do outro para juntos obterem resultados.

4-Melhor aproveitamento das horas trabalhadas: Ao usar esse método de trabalho conseguimos aproveitar melhor as horas trabalhadas e ter um nível de trabalho mais adequado e justo para todos, pois com esse planejamento a carga de trabalho é dividida por igual para cada setor.

5-Menos desperdício do tempo produzindo apenas o que se tem demanda: Quando planejamos a otimização o tempo é usado de maneira correta e a produção é feita mediante as demandas dos clientes, nesse método não é mais permitido ter grandes estoques que fiquem a espera de clientes trazendo superlotação dos espaços, avarias, vencimentos.

6-Estoques mais enxutos: As empresas estão começando a perceber que é necessário enxugar os estoques e ter neles realmente o que é preciso pois produto parado é dinheiro que não está circulando, isso não é interessante para as empresas. Para isso o planejamento é essencial e a programação de entregas de produtos  e fornecedores possibilita a redução dos estoques.

7-Reciclagem dos colaboradores: O tempo é tão valioso para as empresas que ao implantar a otimização os colaboradores conseguem gerar os resultados esperados e participar de reciclagens para melhoria de suas atividades.

8-Programação: Ao utilizarmos esse método ficou bem mais fácil fazer as programações de compras, produção, entregas, satisfazendo assim o cliente final e fazendo uma logística eficientemente integrada.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to