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Ferramentas aplicadas a logística

 

A logística desde sua inclusão nas organizações vem se transformando e aderindo ao seu método de trabalho novos conceitos que fazem toda a diferença na preparação, execução e nos resultados obtidos em cada atividade desempenhada, conforme os anos se passaram a visão logística deixou de ser simplesmente estoque e transporte e passou a englobar novas ideias e conceitos que somam para melhoria dos processos logísticos.

A essência continua a mesma que é prover o produto ou serviço no melhor tempo e há um custo acessível ao cliente, mais as formas de se trabalhar mudaram, hoje trabalhamos com três vias primordiais para o sucesso, que são: planejamento das ações, tática para colocá-las em prática, treinamento do operacional, anexados as ferramentas que a logística nos proporciona para melhoria continua e otimização dos métodos de aplicação.

Vejamos a seguir algumas ferramentas aplicadas a logística

1-Just in tyme: Sistema de administração de produção que determina que nada deve ser comprado, produzido, transportado antes da hora certa, ou seja, o pedido é feito ou comprado na quantidade certa para atender os pedidos já encomendados dos clientes. Com esse método não é mais preciso ter estoques super lotados de produtos a espera de um comprador, o que precisamos é ter pessoal capacitado, fornecedores parceiros para fazer as entregas dos produtos no tempo hábil para atender as demandas das vendas. Quando esse método é implantado os fornecedores deve-se estabelecer um tempo estimado para entrega dos produtos aos clientes e faz-se necessário ter fornecedores o mais próximo possível que entreguem as mercadorias em pequenos lotes na frequência desejada, e assim teremos melhor aproveitamento das horas trabalhadas pelos colaboradores, redução de perdas, produtos com melhor qualidade, redução de custos com espaço físico.

2-Cross docking: Sistema de distribuição no qual a mercadoria recebida não é armazenada e sim preparada para o carregamento, distribuição, expedição com o propósito de ser entregue ao cliente o mais rápido possível. Esse método consiste na transferência ou movimentação dos produtos do ponto de recebimento diretamente para entrega com tempo em estoque limitado ou nulo, focando assim no fluxo dos produtos e não em sua armazenagem. O cross docking está dividido em três tipos: Paletizado - As mercadorias chegam e já são enviadas para o seus respectivos clientes sem conferência ou preparação, Com separação - Os produtos são recebidos e separados por caixas para regiões especificas determinadas no planejamento, Com separação e embalagem - Os produtos são encaminhados para área de preparação e são: etiquetas, montados, customizados de acordo com a necessidade do cliente.

3-Ciclo pdca: Utilizado na gestão dos processos com a finalidade de proporcionar a melhoria continua das atividades do estoque através de 4 ações: planejar, fazer, checar, agir, ou seja, o planejamento das ações será feito passo a passo, logo em seguida será colocado em prática pelos colaboradores, algum tempo depois será feito uma checagem pelo gestor para ver se os resultados foram os esperados, se não  foi os gestores agirão novamente em busca de melhores práticas nos processos.

4-Kambam: Método que visa aumentar a eficiência da produção e otimização dos processos do estoque fazendo utilização de cartões com o intuito de sinalizar o andamento do fluxo nas empresas em fabricação em série. Nesses cartões estão descritos as informações das fases em que está o processo, são elas: produto a ser produzido, quantidade, executar, andamento, finalizado, e com isso temos um controle detalhado da produção. Os cartões também são divididos por prioridades de reabastecimento sendo separados pelas cores verde, amarelo, vermelho em sequência de prioridade: Vermelho - (Alta), Amarelo - (Média), Verde - (Baixa).

5-Curva ABC: É um método de classificação cuja finalidade é organizar os produtos dentro do estoque de acordo com o grau de importância em valor monetário, na avaliação dos resultados da curva abc observamos os giros de estoques de cada item, suas demandas dentro de um período de tempo, nível de lucratividade e grau de representação no faturamento. Também podemos observar quais os tipos de clientes que consomem, fornecedores que nos disponibilizam,  risco da falta ou abundância do produto, em quais itens devemos focar. O critério é denominado assim: A - maior importância 80%, B - importância intermediária 15%, C - menor importância 5%.
 
6-Análise de Swot: Ferramenta utilizada pelas organizações com o intuito de analisar o ambiente interno e externo empresarial, esse método é a base da gestão e do planejamento estratégico que atua através da coleta das informações e  possibilita observar 4 pontos importantíssimos que são: Forças - Quais vantagens a empresa tem perante os seus concorrentes tipo: qualidade no produto oferecido, Fraquezas - Desvantagens que a empresa tem perante os seus concorrentes tipo: custos de produção, Oportunidades - Aspectos externos que determinam competitividade tipo: mudanças nos gostos dos clientes,  Ameaças - Aspectos que trazem risco a empresa tipo: novos competidores.

7-Diagrama de Pareto: Consiste em um gráfico que é utilizado para detectar as causas das perdas dentro do processos realizados pela empresa, ordenando as frequências das ocorrências em ordem decrescente, possibilitando localizar os problemas e assim eliminar futuras perdas. Seu objetivo é identificar os pequenos erros que são críticos e podem gerar  grandes perdas se não houver a avaliação e extermínio do problema. Através dele podemos fazer investigações, classificar os erros, verificar as categorias, traçar adequadamente o diagrama e com isso promover melhores resultados.

8-Brainstorming: Consiste em trazer diversos tipos de ideias e pensamentos apresentado-os com o intuito de encontrarem a solução dos problemas expostos e também o surgimento de novas propostas de projetos futuros. Essa atividade é realizada por um grupo de pessoas e todas tem a liberdade para se expressar igualmente e nenhuma ideia é descartada ou julgada como errada, todas são válidas para chegar aos resultados esperados.

9-Matriz gut: Determina através de uma análise quais problemas são prioridades classificando-os de acordo com o grau de pertinência para empresa, são eles: Gravidade - impacto que o problema pode causar se não for solucionado , Urgência -  prazo para realizar a atividade, Tendência - evolução da situação. Após listar os problemas deve classificá-los e dar uma nota para cada uma das fases e multiplicá-los, e assim obteremos as notas e com isso sabermos por onde começar.

10-Arranjo físico: Refere-se ao posicionamento dos recursos transformadores da empresa que são: instalações, equipamentos, colaboradores estrategicamente posicionados na operação. O intuito é melhorar o desempenho dos colaboradores e a otimização das atividades do estoque em tempo, qualidade, capacidade de produção. aproveitamento do espaço, flexibilidade e assim alcançar os resultados esperados. O arranjo físico está dividido em quatro tipos: Posicional - Aquilo que vai ser transformado fica em posição fixa enquanto os agentes transformadores se movimentam ao seu redor. um exemplo são as construções, Processo - São arranjos similares um ao lado do outro com o mesmo propósito como os consultórios, Celular - Os recursos transformadores ficam em um local especifico esperando os recursos transformadores para atender as suas necessidades exemplo disso uma urgência de hospital, Produto - Envolve a localização dos recursos produtivos transformadores segundo a conveniência do recurso que está sendo transformado exemplo disso um restaurante.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


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