Pular para o conteúdo principal

Logística na doação de sangue

A logística vem tornando-se a cada dia mais indispensável na realização dos procedimentos de todas as profissões e atividades de nosso dia a dia, um bom planejamento a curto e longo prazo, estratégias definidas, ferramentas de atuação, foco nos negócios, tendências de mercado, otimizam os processos e nos fazem alcançar os objetivos e metas estabelecidas para chegar ao sucesso empresarial e pessoal.

O conceito da logística é oferecer um produto ou serviço no tempo estimado e há um melhor custo, quando colocamos em prática percebemos que a eficiência e eficácia da nossa logística depende da  visão que temos do produto ou serviço que vamos inserir no mercado. Pensando nisso resolvi escrever sobre uma atividade bem interessante para a sociedade que é a doação de sangue, veremos como a logística é importante em sua realização.

Doação nominal: Acontece quando o doador vem ao local da coleta com o intuito de doar para um paciente especifico e que na maioria das vezes a cirurgia já está agendada, nesse caso geralmente são familiares, amigos, conhecidos em geral.  É fundamental que o hospital já tenha entrado em contato com a clinica para informar quantas bolsas e qual tipo de sangue precisará para o paciente, assim será feito uma estimativa e campanha para fazer o reabastecimento do estoque.

Doação espontânea: Acontece quando o doador vai ao local de coleta e doa sem que haja um paciente especifico a espera, infelizmente uma pequena porcentagem da população adere a esse tipo de doação. Quando é feito a coleta o sangue é armazenado no estoque da clinica e fica aguardando os pacientes que precisarão fazer o uso das respectivas bolsas.

Atendimento (recepção): A primeira abordagem é fundamental para que o doador e a família do  receptor sinta-se confortável com os procedimentos que serão realizados e com a certeza que será atendido no tempo hábil. Para que isso aconteça os recepcionistas precisam ser treinados para passarem as informações com precisão, e educadamente atendam cada um com clareza, eficácia, transparência.

Triagem (perguntas): Os doadores são encaminhados a uma sala onde são submetidos há diversas perguntas das quais no final mostraram se ele poderá ou não doar, essas perguntas são simples referem-se a:  medicamentos utilizado nos últimos dias, drogas, tatuagens, sexo, alimentação, doenças hereditárias, com isso o médico tem um parecer sobre as condições reais do doador e assim autorizar ou não a realização desse ato de amor.

Sala de espera: Precisa ser um local confortável e climatizado, que ofereça água e café, televisão e revistas, para distrair os doadores e famílias dos receptores até que sejam atendidos. É necessário que seja feito uma análise das demandas e atendimentos realizados para saber se a estrutura que está sendo ofertada suporta o fluxo de indivíduos que fazem uso das instalações.

colaboradores para realização da coleta: Os profissionais que farão a coleta são técnicos de enfermagem dos quais já tem experiência nesta função e sabem o melhor jeito de achar a veia do doador, são profissionais atentos e tranquilos na realização de todas as fases da coleta. Proporcionando assim para o doador bem estar e segurança no procedimento realizado.

Sala de lanches: Local onde o doador é levado após fazer a doação para reativar as suas energias através de um lanchinho prescrito pela nutricionista da clinica. Esse lanche é pensado estrategicamente para suprir as vitaminas e minerais necessários para o bem estar do doador pós doação. Está sala precisa ser aconchegante e o colaborador deve ser ágil no preparo dos lanches, precisa também fazer um controle diário dos estoques observando sempre a saída dos alimentos, validades e sua conservação.

Exames realizado no sangue doado: Depois que houve a coleta o sangue passa por exames para saber se estar apto ou não para ser utilizado pelos pacientes, os exames são: Aids, Hepatite B, Hepatite C, Chagas, Sífilis, Anti HTLV 1 e 2.  Esse procedimento é de extrema importância para ambos pois garante a qualidade do sangue que será utilizado é aumenta a eficiência do procedimento que será realizado pelo hospital/Clinica.

Estoque de sangue: Os estoques precisam ser reabastecidos diariamente com todos os tipos sanguíneos, as bolsas devem estar etiquetadas com todas as informações necessárias tais como: tipo de sangue, data de coleta, validade. Os estoques devem ser planejados de acordo com a demanda de cada tipo sanguíneo, faz-se necessário ter um controle de estoque intensivo para quando o estoque atingir o determinado número  de saídas imediatamente seja feita solicitações de comparecimento aos doadores e assim fazer o reabastecimento.

Tempo para realização dos procedimentos: Todo o processo dura aproximadamente 1 hora,  é realizado por profissionais altamente qualificados que buscam unir agilidade, qualidade, otimização dos métodos.

Pesquisa de atendimento: Todas as vezes que doador for realizar esse ato de amor, ele deverá responder a uma pesquisa realizada pela clinica ou hospital com o intuito de saber como ele foi atendido pelos profissionais de cada setor. Todas as fazes da doação são de extrema importância para que o doador sinta o desejo de voltar, e com essa pesquisa alimentamos os indicadores dos serviços realizados e assim podemos melhorar e criar métodos que tragam maior satisfação dos clientes.

Feedback ao doador: É de extrema importância que a clinica/hospital do qual o doador realizou o ato de amor de um feedback sobre sua doação, parabenizando-o pelo ato realizado quando está tudo tranquilo com o seu sangue ou pedindo o seu comparecimento a unidade quando for detectado algum problema no sangue doado. Esse procedimento faz toda a diferença pois mostra a credibilidade e atenção com o doador.

Marketing logístico: Deve ser feito utilizando todos os meios de comunicação possíveis: Outdoor, Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Rádio, Televisão,  visando alcançar o maior número de espectadores com o intuito de mostrar a sociedade o quanto este ato de amor é importante para salvar vidas. A realização dessas divulgações deve ser constante para que atraia os que ainda não são doadores e os que já são sejam lembrados da importância de sua contribuição a cada dois ou três meses na luta pela vida.  


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to