A logística vem tornando-se a cada dia mais indispensável na realização dos procedimentos de todas as profissões e atividades de nosso dia a dia, um bom planejamento a curto e longo prazo, estratégias definidas, ferramentas de atuação, foco nos negócios, tendências de mercado, otimizam os processos e nos fazem alcançar os objetivos e metas estabelecidas para chegar ao sucesso empresarial e pessoal.
O conceito da logística é oferecer um produto ou serviço no tempo estimado e há um melhor custo, quando colocamos em prática percebemos que a eficiência e eficácia da nossa logística depende da visão que temos do produto ou serviço que vamos inserir no mercado. Pensando nisso resolvi escrever sobre uma atividade bem interessante para a sociedade que é a doação de sangue, veremos como a logística é importante em sua realização.
O conceito da logística é oferecer um produto ou serviço no tempo estimado e há um melhor custo, quando colocamos em prática percebemos que a eficiência e eficácia da nossa logística depende da visão que temos do produto ou serviço que vamos inserir no mercado. Pensando nisso resolvi escrever sobre uma atividade bem interessante para a sociedade que é a doação de sangue, veremos como a logística é importante em sua realização.
Doação nominal: Acontece quando o doador vem ao local da coleta com o intuito de doar
para um paciente especifico e que na maioria das vezes a cirurgia já
está agendada, nesse caso geralmente são familiares, amigos, conhecidos
em geral. É fundamental que o hospital já tenha entrado em contato com a clinica para informar quantas bolsas e qual tipo de sangue precisará para o paciente, assim será feito uma estimativa e campanha para fazer o reabastecimento do estoque.
Doação espontânea:
Acontece quando o doador vai ao local de coleta e
doa sem que haja um paciente especifico a espera, infelizmente uma
pequena porcentagem da população adere a esse tipo de doação. Quando é feito a coleta o sangue é armazenado no estoque da clinica e fica aguardando os pacientes que precisarão fazer o uso das respectivas bolsas.
Atendimento (recepção): A primeira abordagem é fundamental para que o doador e a família do receptor sinta-se confortável com os procedimentos que serão realizados e com a certeza que será atendido no tempo hábil. Para que isso aconteça os recepcionistas precisam ser treinados para passarem as informações com precisão, e educadamente atendam cada um com clareza, eficácia, transparência.
Triagem (perguntas): Os doadores são encaminhados a uma sala onde são submetidos há diversas perguntas das quais no final mostraram se ele poderá ou não doar, essas perguntas são simples referem-se a: medicamentos utilizado nos últimos dias, drogas, tatuagens, sexo, alimentação, doenças hereditárias, com isso o médico tem um parecer sobre as condições reais do doador e assim autorizar ou não a realização desse ato de amor.
Sala de espera: Precisa ser um local confortável e climatizado, que ofereça água e café, televisão e revistas, para distrair os doadores e famílias dos receptores até que sejam atendidos. É necessário que seja feito uma análise das demandas e atendimentos realizados para saber se a estrutura que está sendo ofertada suporta o fluxo de indivíduos que fazem uso das instalações.
colaboradores para realização da coleta: Os profissionais que farão a coleta são técnicos de enfermagem dos quais já tem experiência nesta função e sabem o melhor jeito de achar a veia do doador, são profissionais atentos e tranquilos na realização de todas as fases da coleta. Proporcionando assim para o doador bem estar e segurança no procedimento realizado.
colaboradores para realização da coleta: Os profissionais que farão a coleta são técnicos de enfermagem dos quais já tem experiência nesta função e sabem o melhor jeito de achar a veia do doador, são profissionais atentos e tranquilos na realização de todas as fases da coleta. Proporcionando assim para o doador bem estar e segurança no procedimento realizado.
Sala de lanches: Local onde o doador é levado após fazer
a doação para reativar as suas energias através de um lanchinho
prescrito pela nutricionista da clinica. Esse lanche é pensado
estrategicamente para suprir as vitaminas e minerais necessários para o
bem estar do doador pós doação. Está sala precisa ser aconchegante e o colaborador deve ser ágil no preparo dos lanches, precisa também fazer um controle diário dos estoques observando sempre a saída dos alimentos, validades e sua conservação.
Exames realizado no sangue doado: Depois que houve a coleta o sangue passa por exames para saber se estar apto ou não para ser utilizado pelos pacientes, os exames são: Aids, Hepatite B, Hepatite C, Chagas, Sífilis, Anti HTLV 1 e 2. Esse procedimento é de extrema importância para ambos pois garante a qualidade do sangue que será utilizado é aumenta a eficiência do procedimento que será realizado pelo hospital/Clinica.
Exames realizado no sangue doado: Depois que houve a coleta o sangue passa por exames para saber se estar apto ou não para ser utilizado pelos pacientes, os exames são: Aids, Hepatite B, Hepatite C, Chagas, Sífilis, Anti HTLV 1 e 2. Esse procedimento é de extrema importância para ambos pois garante a qualidade do sangue que será utilizado é aumenta a eficiência do procedimento que será realizado pelo hospital/Clinica.
Estoque de sangue: Os estoques precisam ser reabastecidos diariamente com todos os tipos sanguíneos, as bolsas devem estar etiquetadas com todas as informações necessárias tais como: tipo de sangue, data de coleta, validade. Os estoques devem ser planejados de acordo com a demanda de cada tipo sanguíneo, faz-se necessário ter um controle de estoque intensivo para quando o estoque atingir o determinado número de saídas imediatamente seja feita solicitações de comparecimento aos doadores e assim fazer o reabastecimento.
Tempo para realização dos procedimentos: Todo o processo dura aproximadamente 1 hora, é realizado por profissionais altamente qualificados que buscam unir agilidade, qualidade, otimização dos métodos.
Pesquisa de atendimento: Todas as vezes que doador for realizar esse ato de amor, ele deverá responder a uma pesquisa realizada pela clinica ou hospital com o intuito de saber como ele foi atendido pelos profissionais de cada setor. Todas as fazes da doação são de extrema importância para que o doador sinta o desejo de voltar, e com essa pesquisa alimentamos os indicadores dos serviços realizados e assim podemos melhorar e criar métodos que tragam maior satisfação dos clientes.
Pesquisa de atendimento: Todas as vezes que doador for realizar esse ato de amor, ele deverá responder a uma pesquisa realizada pela clinica ou hospital com o intuito de saber como ele foi atendido pelos profissionais de cada setor. Todas as fazes da doação são de extrema importância para que o doador sinta o desejo de voltar, e com essa pesquisa alimentamos os indicadores dos serviços realizados e assim podemos melhorar e criar métodos que tragam maior satisfação dos clientes.
Feedback ao doador: É de extrema importância que a clinica/hospital do qual o doador realizou o ato de amor de um feedback sobre sua doação, parabenizando-o pelo ato realizado quando está tudo tranquilo com o seu sangue ou pedindo o seu comparecimento a unidade quando for detectado algum problema no sangue doado. Esse procedimento faz toda a diferença pois mostra a credibilidade e atenção com o doador.
Marketing logístico: Deve ser feito utilizando todos os meios de comunicação possíveis: Outdoor, Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Rádio, Televisão, visando alcançar o maior número de espectadores com o intuito de mostrar a sociedade o quanto este ato de amor é importante para salvar vidas. A realização dessas divulgações deve ser constante para que atraia os que ainda não são doadores e os que já são sejam lembrados da importância de sua contribuição a cada dois ou três meses na luta pela vida.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Marketing logístico: Deve ser feito utilizando todos os meios de comunicação possíveis: Outdoor, Facebook, Instagram, Snapchat, WhatsApp, Rádio, Televisão, visando alcançar o maior número de espectadores com o intuito de mostrar a sociedade o quanto este ato de amor é importante para salvar vidas. A realização dessas divulgações deve ser constante para que atraia os que ainda não são doadores e os que já são sejam lembrados da importância de sua contribuição a cada dois ou três meses na luta pela vida.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Comentários
Postar um comentário