Segundo Woiler e Mathias (2011, p. 25) A análise de mercado é o ponto de partida na elaboração de um projeto, esse estudo permite obter informações entre demanda, oferta, melhor local para o produto ser comercializado, preço de venda, custo de comercialização, quantos e quais são os meus concorrentes, ou seja, através da análise de mercado obtemos todas as informações que precisamos para montar o planejamento e a estratégia logística do produto. Esses fatores fazem com que a análise de mercado seja um dos pontos cruciais em qualquer projeto de investimento, nos dias atuais as empresas estão buscando a diminuição de custos e estão investindo em produtos e serviços que saciem as necessidades dos clientes, mais só é possível ter essa percepção através de estudos e análises do que o mercado oferece e necessita ter.
Demanda x Oferta
Demanda: A quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem quando todas as condições permanecem constantes, ou seja, de acordo com a sua procura efetiva o produto tende a variar de preço para mais ou menos de acordo com a sua especificação e público.
Oferta: A oferta que determinada empresa está disposta a colocar no mercado reflete os aspectos de custo da empresa, ou seja, depende dos custos envolvidos na produção de determinado produto, devemos levar em consideração que varia de empresa para empresa.
Pontos a serem estudados
1-Mercado: São feitos levantamentos através de questionários e entrevistas sobre o produto ou serviço a ser inserido no mercado e estas informações vão indicar quais são as preferências do consumidor para aquele produto.
2-Especialistas: O objetivo é manter um consenso entre especialistas para que juntos cheguem há uma projeção melhor do produto em termos de qualidade.
3-Cenários: Caracteriza-se em estabelecer uma sequencia lógica de eventos mostrando como o processo se desenvolve, quais processos estão envolvidos, para onde o processo pode ser conduzido, assim definindo cenários as análises e decisões são mais assertivas.
4-Projeção da oferta: Ela é projetada com base no crescimento passado suponde que a oferta acompanhará a demanda, ou seja, os dados passados servem como base para disponibilizar o produto no mercado e atingir a demanda esperada.
5-Conceituação de bem e serviço: Definir produto e serviço e projetar a sua demanda observando a os clientes potenciais e localização do CD, tecnologia envolvida na produção.
6-Consumo: Estudar os dados do produto já implantados e traçar estimativas para produtos que ainda não tem histórico, fazem com que entendamos o consumo dos bens e serviços.
7-Prazos: Os prazos de estabelecimento dos produtos no mercado podem ser de curto, médio ou longo prazo de acordo com a maturação e aceitação dos produtos.
8-Nível de agregação: Qual o valor agregado que o produto ou serviço dispõe para seus clientes em utilidade, tecnologia e tempo.
9-Projeção: Podem ser definidas como o alcance que o produto obtêm no mercado em qualidade e quantidade diária, semanal, quinzenal ou mensal.
Precisamos ficar de olho
A-População e suas características: É necessário saber as características dos possíveis clientes, onde moram, renda, quantidade de pessoas por casa.
B-Tendencias de consumo: Os bens de consumo variam de acordo com o seu ciclo de vida, com a tecnologia a tendência é que os produtos apresentem uma saturação mais rápido e movimentem o mercado.
C-Renda e suas características: Os meus clientes potenciais podem pagar pelo meu produto, sua renda permite eles adquirirem os produtos ou serviços.
D-Condições de crédito: Qual os métodos de pagamento concedidos ao clientes potenciais daquela região onde o produto será comercializado.
E-Preço do produto: Precisa ser de acordo com o público e mediante a formatação de preços adequados.
Quando executamos uma boa análise de mercado podemos traçar um planejamento mais eficiente para os processos logísticos e um melhor desenvolvimento do produto de acordo com as expectativas e anseios dos clientes. As empresas que investem em ter uma análise constante do mercado ganham em tempo, custo, competitividade quando entendem melhor os seus clientes potenciais.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
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