Pular para o conteúdo principal

Análise de Mercado na logística


Segundo Woiler e Mathias (2011, p. 25) A análise de mercado é o ponto de partida na elaboração de um projeto, esse estudo permite obter informações entre demanda, oferta, melhor local para o produto ser comercializado, preço de venda, custo de comercialização, quantos e quais são os meus concorrentes, ou seja, através da análise de mercado obtemos todas as informações que precisamos para montar o  planejamento e a estratégia logística do produto. Esses fatores fazem com que a análise de mercado seja um dos pontos cruciais em qualquer projeto de investimento, nos dias atuais as empresas estão buscando a diminuição de custos e estão investindo em produtos e serviços que saciem as necessidades dos clientes, mais só é possível ter essa percepção através de estudos e análises do que o mercado oferece e necessita ter.

Demanda x Oferta

Demanda: A quantidade de um bem que os consumidores desejam e podem comprar em dado intervalo de tempo, tende a variar inversamente com o preço do bem quando todas as condições permanecem constantes, ou seja, de acordo com a sua procura efetiva o produto tende a variar de preço para mais ou menos de acordo com a sua especificação e público.

Oferta: A oferta que determinada empresa está disposta a colocar no mercado reflete os aspectos de custo da empresa, ou seja, depende dos custos envolvidos na produção de determinado produto, devemos levar em consideração que varia de empresa para empresa.

Pontos a serem estudados

1-Mercado: São feitos levantamentos através de questionários e entrevistas sobre o produto ou serviço a ser inserido no mercado e estas informações vão indicar quais são as preferências do consumidor para aquele produto.

2-Especialistas: O objetivo é manter um consenso entre especialistas para que juntos cheguem há uma projeção melhor do produto em termos de qualidade.

3-Cenários: Caracteriza-se em estabelecer uma sequencia lógica de eventos mostrando como o processo se desenvolve, quais processos estão envolvidos, para onde o processo pode ser conduzido, assim definindo cenários as análises e decisões são mais assertivas. 

4-Projeção da oferta: Ela é projetada com base no crescimento passado suponde que a oferta acompanhará a demanda, ou seja, os dados passados servem como base para disponibilizar o produto no mercado e atingir a demanda esperada.

5-Conceituação de bem e serviço: Definir produto e serviço e projetar a sua demanda observando a os clientes potenciais e localização do CD, tecnologia envolvida na produção.

6-Consumo: Estudar os dados do produto já implantados e traçar estimativas para produtos que ainda não tem histórico, fazem com que entendamos o consumo dos bens e serviços.

7-Prazos: Os prazos de estabelecimento dos produtos no mercado podem ser de curto, médio ou longo prazo de acordo com a maturação e aceitação dos produtos.

8-Nível de agregação: Qual o valor agregado que o produto ou serviço dispõe para seus clientes em utilidade, tecnologia e tempo.

9-Projeção: Podem ser definidas como o alcance que o produto obtêm no mercado em qualidade e quantidade diária, semanal, quinzenal ou mensal.

Precisamos ficar de olho

A-População e suas características: É necessário saber as características dos possíveis clientes, onde moram, renda, quantidade de pessoas por casa. 

B-Tendencias de consumo: Os bens de consumo variam de acordo com o seu ciclo de vida, com a tecnologia a tendência é que os produtos apresentem uma saturação mais rápido e movimentem o mercado.

C-Renda e suas características: Os meus clientes potenciais podem pagar pelo meu produto, sua renda permite eles adquirirem os produtos ou serviços.

D-Condições de crédito: Qual os métodos de pagamento concedidos ao clientes potenciais daquela região onde o produto será comercializado. 

E-Preço do produto: Precisa ser de acordo com o público e mediante a formatação de preços adequados.


Quando executamos uma boa análise de mercado podemos traçar um planejamento mais eficiente para os processos logísticos e um melhor desenvolvimento do produto de acordo com as expectativas e anseios dos clientes. As empresas que investem em ter uma análise constante do mercado ganham em tempo, custo, competitividade quando entendem melhor os seus clientes potenciais.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to