Pular para o conteúdo principal

Profissão Logístico



A logística em sua existência nunca teve uma ênfase tão grande como nos dias atuais, sua abrangência nunca alcançou tantos patamares em sua história. Para quem não se lembra a logística em seu inicio  não passava apenas do estoque da empresa e com o passar do tempo esteve focado em transportar as mercadorias ao seu destino final. Ao longo dos anos as empresas entenderam que a logística era bem mais do que outrora se delimitava e começou-se a enxergar que a logística podia movimentar toda a economia,  maximizando custos, valor agregado ao cliente. Hoje em pleno século XXI não há como ter uma empresa bem sucedida sem que está tenha todos os processos logísticos otimizados ou seja o produto no momento e quantidade certa de acordo com o desejo do cliente. O profissional de logística cuida para que todos os processos desde a aquisição da matéria prima até o produto chegar no seu destino final seja feito com eficiência e eficácia, traduzindo assim um bom nível de serviço prestado pela organização e a satisfação do cliente final.

REQUISITOS DE UM PROFISSIONAL DE LOGÍSTICA

1-Conhecimento da área que deseja atuar: Os profissionais logísticos necessitam escolher em qual área da logística querem trabalhar e procurar se especializar para que possam traduzir de um forma brilhante as suas atividades nas empresas. Hoje o mercado disponibiliza de cursos, treinamentos e palestras em todas as áreas da logística ampliando assim os conhecimentos e elevando o saber de cada profissional.

2-Proatividade nas execuções das atividades: A logística é composta de micro atividades dependentes e  o profissional precisa por muitas vezes atuar em diversas dessas micro atividades com agilidade e rapidez para que haja boa fluidez no processo. Deste modo os profissionais que são proativos se destacam e tendem a crescer nas organizações que trabalham dia após dia.

3-Estrategista: O profissional logístico precisa pensar, avaliar e melhorar a cada dia os processos do setor do qual pertence desenvolvendo estratégias e buscando melhores resultados. Os métodos de cada setor logístico necessitam serem inovados e estrategicamente pensados para que atinjam as metas desejadas.

ATIVIDADES DE UM PROFISSIONAL LOGÍSTICO

1-Cuidar da aquisição de produtos dos fornecedores e disponibilizar para os clientes de acordo com a sua demanda.

2-Atender ao cliente de forma clara identificando as suas necessidades e procurar satisfazer as suas expectativas.

3-Gerir os estoques mantendo uma boa administração dos produtos armazenados de acordo com os procedimentos operacionais da empresa.

4-Planejar tempo de entrega dos produtos expedidos mantendo qualidade e credibilidade do  serviço prestado aos clientes.

5-Selecionar fornecedores que sejam parceiros e desenvolver com os mesmos estratégias para o produto.

6-Utilizar o modal certo para cada tipo de operação visando custo, competitividade, rapidez e credibilidade.

7-Diminuir os custos relacionados a compra de produtos, armazenamento e entrega de produtos aos clientes.

8-Providenciar toda a documentação que seja necessária para se obter ou para expedir o produto para o cliente.

9-Estudar o melhor modal otimizando a operação e reduzindo custos na entrega dos produtos.

ÁREAS DA LOGÍSTICA

1-Logística Empresarial: Tem como enfase todos os processos envolvidos na execução das atividades dentro das organizações, seja elas de pequeno, médio ou grande porte. Essas atividades são distribuídas como: compras, recebimento, lançamento de notas, manuseio de materiais, armazenamento, expedição, pós venda.

2-Logística Reversa: Tem como objetivo cuidar do retorno dos produtos para que possam ser utilizados novamente reduzindo assim o consumo de matéria prima, esse é um método que faz uma grande diferença nos custos da empresa e no meio ambiente. Ações envolvidas reciclagem, monitoramento,credibilidade.

3-Logística Portuária: Destina-se as diversas atividades relacionadas a movimentação das cargas desde a sua origem até o seu destino final, carregamento e descarregamento das embarcações, agenciamento marítimo e rebocagem.

4-Logística E-commerce: Tem como objetivo fazer negociações internacionais expandindo os produtos e conquistando outros mercados, reduzindo custos e aumentando o nível de serviço ofertado. Nessa atividade o logístico faz a gestão do pedido do fornecedor, cuida da embalagem de proteção, escolhe a melhor alternativa de transporte e toda a documentação necessária.

5-Logística de Transportes: Foco dessa área é fazer o transporte dos produtos aos clientes no melhor tempo e custo possível, utilizando o modal correto para cada operação. Lembrando que os modais se dividem em: rodoviário, aéreo, marítimo, dutoviário, ferroviário.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.







Comentários

  1. Muito conhecmento para ser adotado no dia a dia do profissonal logístico.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to