Pular para o conteúdo principal

Cross docking


Segundo Ching (2010, p. 139)  O cross docking pode ser definido como uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veiculo para ser entregue ao cliente final, ou seja, os produtos chegam na empresa passam pelo sistema automatizado de transferência de cargas e já são encaminhados para serem entregues aos clientes traduzindo assim uma maior agilidade no atendimento aos pedidos. Todavia o planejamento deste processo necessita ser estudado minuciosamente quanto ao tempo de entrada e saída dos produtos, para que a empresa não venha a perder credibilidade e agilidade em sua operação.

Com esse método os estoques e armazéns são substituídos por informações, ou seja, não é mais necessário ter grandes estoques e nem espaços físicos gigantescos o que precisamos são informações precisas de quantidade de produto que o cliente deseja, tempo de entrega que o fornecedor vai levar para suprir minha necessidade e assim sincronizar tudo e realizar a operação de acordo com as demandas.O interessante dessa operação quando bem realizada diminui vários custos da atividade tais como: estocagem de grandes volumes, grandes espaços físicos, manuseio de materiais, traduzindo uma redução de custos para empresa e um melhor nível de serviço para o cliente.

NÍVEIS DO CROSS DOCKING

Cross docking paletizado: Os produtos chegam de várias fábricas e fornecedores e são colocados em outro veiculo diretamente para os seus respectivos clientes sem conferencia ou preparação.

Cross docking com separação: Os produtos são recebidos e separados por caixas para regiões especificas determinadas antes no planejamento.

Cross docking com separação e reembalagem: Os produtos são recebidos e direcionados para uma área de preparação em que várias atividades como: etiquetas, embalagens, pequenas montagens, pacotes customizados  são realizados para distribuição dos produtos de acordo com as necessidades de cada cliente.

DICAS IMPORTANTES PARA IMPLEMENTAÇÃO DO CROSS DOCKING

Sistema eficiente: Pra que o cross docking funcione a empresa precisa ter eficiência no fluxo de mercadorias e informações internas com os fornecedores. O sistema a ser implantado precisa satisfazer as expectativas da empresa permitindo o fluxo de informações necessários entre os diversos setores envolvidos na operação.

Equipe preparada: Para realizar está operação é necessário que a equipe seja treinada e esteja capacitada para este novo modelo de trabalho onde todos são importantes para o sucesso da atividade, porque o cross docking é focado na troca de informações.

Fornecedores parceiros: Muito importante formalizar parcerias para que os produtos estejam disponíveis no momento desejado para atender aos clientes.

Gestor estratégico: Em toda e qualquer operação é necessário ter um líder capacitado e pronto a arregaçar as mangas e trabalhar em prol da melhoria do setor.

VANTAGENS DO CROSS DOCKING

Aumenta a velocidade do fluxo de produto e circulação do estoque: Os procedimentos realizados são bem mais ágeis otimizando os processos logísticos da empresa.

Redução de custos de estoque: Através desse método é possível reduzir custos de armazenamento, manuseio, perdas, espaço físico.

Permite o suporte as estratégias do Just in time: Trabalhar apenas com o produto que foi solicitado pelo cliente e ganhar em tempo, custo, eficiência na operação.

Redução de espaço: Com esse método não é mais necessário ter grandes espaços para estocar produtos o que precisa é ter um planejamento eficaz e pessoas qualificadas para  esse modelo de trabalho.

Redução de perdas: Como não temos mais grandes volumes de produtos não termos mais custos com produtos avariados, vencidos e até mesmo produtos roubados.

Acelera o pagamento ao fornecedor e melhora as parcerias: Ao utilizar esse método de pedido de acordo com a demanda do cliente os produtos já saem da empresa com destino e pagamento certo, possibilitando um reembolso mais rápido.

Diminui o uso de papeis associados ao processamento de estoque: Devido a sua rápida passagem pela empresa não será preciso tantos procedimentos de estoque no produto diminuindo o uso de papeis.

DESVANTAGENS DO CROSS DOCKING

Sincronização dos fornecedores com a demanda: Para que as empresas possam desfrutar deste método é necessário ter fornecedores parceiros disponíveis para atender as demandas no momento certo e com qualidade, isso é o que dificulta pois a maioria dos fornecedores não cumprem o que prometem.

Pequena ou nenhum credibilidade com fornecedores: Nesse método as informações da chegada do produto são primordiais e não podem atrasar por que afetam toda a cadeia logística, encontrar fornecedores que tenham credibilidade e bem difícil.

Sindicatos temem perdas de emprego: Consequentemente quando este método está bem aprimorado o número de colaboradores tende a diminuir porque não há necessidades de se manter um grande número de pessoas com uma atividade mais otimizada, por esse lado torna-se uma desvantagem mais para a empresa e para o cliente podemos ver como uma vantagem competitiva.

Sistema de informações inadequados: Os sistemas precisam ser adequados para nos fornecer as informações necessárias sobre: cliente, produto, fornecedor, quando isso não acontece atrapalha a operação.

Dificuldade de previsão de pedido: Fator que requer muito cuidado porque quando não se trabalha com estoque e não se tem fornecedores parceiros como podemos atender os pedidos demandados pelos clientes.

O cross docking pode realizado por qualquer empresa que deseja agilizar e ter um melhor nível de serviço logístico, está estratégia quando bem utilizada torna-se um diferencial competitivo para organização.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to