Pular para o conteúdo principal

Sistema de Planejamento e Recursos Empresariais (ERP)

No inicio dos anos de 1990 surgiu o Enterprise Resource Planning (ERP) um dos programas mais importantes para gestão empresarial, o qual é uma arquitetura de software que facilita o fluxo de informações integradas, geralmente é dividido em módulos que se comunicam e se atualizam em uma mesma base dados permitindo a troca de informações entre os setores da empresa maximizando assim os processos logísticos. Segundo Fabiano Caxito (2014, p. 31)  O ERP é um sistema utilizado pelas organizações para gerir os processos de forma integrada nas diversas funções agregadas ao negócio, ou seja, esse sistema permite a integração das informações entre os setores da empresa otimizando as atividades e proporcionando um melhor desempenho no gerenciamento dos negócios.

O ERP pode ser visto como uma das mais avançadas tecnologias da informação de apoio a gestão levando em conta que possibilita informações instantâneas a todos os níveis hierárquicos ajudando as organizações a serem mais competitivas. Ao implantar esse sistema é interessante que a empresa defina as necessidades e assim as suas expectativas para que sejam atendidas durante o processo. O ERP integra diversos setores dentro dentro da empresa, permitindo que os usuários enxerguem o que acontecem nas outras áreas, para realizar essa função ele se divide em módulos de acordo com o setor.

Vejamos a seguir os módulos:

1-Finanças: Este módulo faz o rastreio das informações sobre todas as finanças da empresa, tais como: receita e custos.

2-Logística: Este módulo acopla diversos submódulos que agem com todas as funções diferentes  da logística tais como: transportes, estoques, compras.

3-Fabricação: Este módulo  faz o levantamento dos produtos através do processo de fabricação coordenando a produção por unidades e por tempo.

4-Atendimento ao pedido: Este módulo faz o monitoramento do ciclo do pedido por inteiro acompanhando o seu progresso até ser disponibilizado para o cliente.

5-Recursos humanos: Este módulo lida com todos os procedimentos de contratações, entrevistas, turnos de funcionários.

6-Gerenciamento do fornecedor: Este módulo visualiza o desempenho dos fornecedores medindo tempo de entrega dos produtos.

Vejamos algumas vantagens:

A-Oferece uma visão bem mais ampla aos gerentes permitindo assim mais habilidades na tomada de decisões na cadeia de suprimentos.

B-Disponibiliza informações em tempo real de forma eficiente e eficaz traduzindo assim um nível de serviço mais aperfeiçoado.

C-É um sistema muito mais avançado dos que os já existentes com uma tecnologia que permite uma integração unificada.

D-Excelente banco de dados que permitem uma melhor análise dos setores da organização.

Vejamos algumas desvantagens:

A-O valor do investimento é um pouco caro devido a sua customização de acordo com a necessidade de cada empresa.

B-Dependência constante do fornecedor do sistema, ou seja, para fazer qualquer mudança no produto ou serviço do setor não será possível fazer sem que haja a liberação do fornecedor.

C-Cada departamento fica dependente das informações do módulo anterior fazendo com que haja uma dependência.

D-Baixa capacidade analítica.

Ao analisar o sistema ERP podemos perceber que ele proporciona muito mais agilidade e disponibilização das informações empresariais em tempo real, grande vantagem competitiva pois obter as informações no momento certo e com qualidade e credibilidade é um fator de peso para se manter a frente no mercado.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.



Comentários

  1. Excelente Deivide, obrigada pela disponibilidade, matéria super agregadora!! 🤓👍🛰

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende dele e sim do to