Os custos de estoque são aqueles relacionados para se obter e manter os produtos dentro do armazém, esses custos necessitam ser estudados e aprimorados dia a dia porque fazem toda a diferença nos resultados financeiros das organizações. Em pleno século XXI é primordial reduzir custos e manter qualidade dos serviços e produtos, mais para isso acontecer é preciso entender os custos que temos na empresa. Os custos são decorrência das operações logísticas utilizadas para satisfazer as expectativas do cliente em relação ao produto, cada fase do produto tem o seu custo apropriado e um bom gestor o procura otimizar os processos priorizando tempo, qualidade, custo da operação.
VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE CUSTOS
1-Custo de pedido: São custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para se fazer a reposição do estoque. Os custos se dividem em: custo de preencher pedido de compra, serviço burocrático, contabilidade, almoxarifado.
2-Custo de manutenção de estoque: São custos necessários para se manter os produtos no estoque por um determinado período. Os custos de se manter estoque incluem: espaço físico, sistemas de armazenagem, pessoal alocado, volumes de produtos.
3-Custo por falta de estoque: São os custos gerados pela falta do produto no estoque seja por não ter feito o pedido no momento certo ou por atraso na entrega do fornecedor quando isso acontece entendemos que esta faltando planejamento e controle do estoque.
4-Custo de pessoal envolvido: São custos de mão de obra envolvida nas atividades do estoque tais como: manuseio de materiais, controle de estoque e gerenciamento dos produtos.
5-Custo de equipamentos e manutenção: São os custos para manter os estoques, incluindo depreciação de equipamentos, maquinário utilizado e suas despesas de manutenção.
6-Custo de edificações: São custos que correspondem ao aluguel das edificações que são destinadas a estocagem, seus impostos e seguros.
7-Custos fixos de estoque: São custos rotineiros da empresa,são eles:água, luz, seguros, benefícios de funcionários, compra de matéria prima.
8-Custos variáveis de estoque: São custos que se modificam mês a mês,são eles: equipamentos, manutenção de estoques, obsolência e perdas de produtos.
9-Custo de riscos: São os custos relacionados a deterioração, roubos, danos e obsolência do material dos estoques.
10-Custo de capital: Refere-se ao valor financeiro imobilizado na estocagem porque os produtos ainda não foram vendidos e com isso o capital esta parado.
11-Custo de desconto de preços: Custo na compra de grandes quantidades, mais só é interessante quando o produto tem demanda constante.
12-Custos de transportes: São os custos de movimentação dos materiais fora da empresa, esses custos variam de acordo com o modal utilizado para fazer a entrega.
13-Custo de venda perdida: São custos que acontecem quando o cliente cancela o seu pedido caso o produto desejado esteja em falta.
O QUE FAZER PARA REDUZIR OS CUSTOS DE ESTOQUES
A-Sincronizar as entregas de produtos na empresa de acordo com a necessidade real dos clientes usando o método Just in time.
B-Reduzir tempo de planejamento de produção, produzir em escalas menores flexibilizando tempo e quantidade demandada.
C-Desenvolver fluxo contínuo de movimentação de materiais na empresa, movimentar em menores quantidades mais movimentar sempre.
D-Reduzir lead time de produção e abastecimento dos estoques.
E-Fazer reposição continua, distribuir a partir de um pedido, baseado em lotes econômicos.
RAZÕES PARA NÃO TER ESTOQUES
A-Os estoques representam custos desnecessários porque envolvem produto, maquinas, pessoal, instalações.
B-Os estoques podem encobrir problemas de qualidade no produto devido a um armazenamento incorreto.
C-Riscos de obsolência e deterioração, produtos estocados por muito tempo podem passar do prazo de validade e se estiver acondicionado de forma errada estragar.
D-Ocupa grandes espaços de acordo com o tamanho do volume dos produtos que foram comprados.
Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro, Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.
Comentários
Postar um comentário