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Logística na produção de chocolates (Páscoa)


Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes.

Vejamos alguns pontos importantes:

1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data.

2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa ser treinado, quando as empresas executam este método elas ganham em tempo e qualidade nos produtos fabricados por seus colaboradores.

3-Produção: A produção dos chocolates deve ser feita de acordo com as demandas dos pedidos atuais, também é interessante fazer uma média da produção passada levando em consideração o somatório de clientes de ontem e de hoje e quantos pedidos extras aconteceram, fazendo isso será mais fácil calcular e a sua produção será mais assertiva.

4-Estoque de matéria prima: Toda empresa que produz chocolates precisa fazer um levantamento de todas as matérias primas que precisará para produzir o seu produto. Fazer um estudo de quanto gastou no ano anterior, quanto se tem, quanto se pretende produzir é de grande valia para um bom desempenho na aquisição das matérias primas.

5-Fornecedores: Devido ao grande fluxo de chocolates nesse período torna-se essencial ter fornecedores parceiros e compromissados para atender a nossa necessidade, para cada matéria prima é interessante ter 5 fornecedores de preferência que residam na mesma cidade que a empresa pois numa necessidade o atendimento será bem mais rápido.

6-Embalagens de proteção: Cada produto precisa ser embalado corretamente protegendo o produto de forma que o mesmo chegue ao seu destino sem avarias, essa embalagem deve ser de fácil manuseio, esteticamente bonita valorizando assim o chocolate.

7-Sazonalidade e planejamento: Como a páscoa é uma época sazonal precisamos planejar conscientemente a produção de nossos produtos, ou seja, produzir para atender e não para ficar parado no estoque, fazendo isso não teremos perdas e os ganhos serão satisfatórios.

8-Gama de produtos: Com o crescimento do mercado de chocolates as empresas estão investindo a cada dia em novos sabores e novas técnicas para atrair novos clientes. O diferencial que as empresas tem é oferecer diversas qualidades de produtos para todos os estilos e gostos. EX: caixa de chocolate, barra de chocolate, ovos de chocolate, barcas de chocolate e cada um com seu brinde especifico.

9-Tempo médio de atendimento: As empresas precisam estabelecer um tempo estimado para atender os pedidos de seus clientes, respeitando e cumprindo os prazos estabelecidos.  Quando são feitos corretamente a credibilidade da empresa cresce e os clientes se multiplicam pelo serviço diferenciado.

10-Fluxo dos produtos: Quando as empresas analisam item a item conseguem medir o fluxo de saída de cada um de seus produtos. As empresas que fabricam chocolates quando aplicam este método conseguem visualizar os tipos de chocolates que mais tem saída, sendo assim produzirão os que mais o público deseja consumir e ambos serão beneficiados.

11-Marketing do produto: As empresas precisam divulgar seus produtos nas redes sociais, televisões, outdoor, e-mail marketing para que os clientes antigos sejam lembrados dos produtos que eles tanto gostam e os futuros clientes sejam atraídos a conhecer os produtos que a empresa está ofertando.

12-Promoções: Um fator super importante na venda de chocolates são os preços, oferecer aos clientes produtos de qualidade e com um preço atrativo faz toda a diferença nas vendas. O gestor de vendas de chocolate deve criar promoções e descontos e assim aumentar a gama de clientes de seu produto e expandir assim a sua marca.

13-Pesquisa e desenvolvimento: As empresas de chocolates que desejam ganhar cada vez mais espaço no mercado estão investindo no setor de pesquisa e desenvolvimento de novos sabores e texturas para lançar no mercado novas linhas de chocolates. Essa preocupação em oferecer mais, ganha destaque a cada ano pois os clientes querem experimentar novidades no entanto é uma vantagem competitiva quando a empresa tem este setor.

14-Maquinários: As empresas que fabricam os chocolates devem investir em maquinários adequados para a produção de seus produtos. Quando o investimento acontece a empresa ganha em tempo e qualidade na sua produção. Quanto mais possibilidades de melhorias forem implantadas com maquinários mais modernos facilitará e terá um retorno bem maior na produção dos chocolates.

15-Transporte: Quando o colaborador for armazenar os chocolates dentro do transporte é interessante que o mesmo confira os itens pedidos com os que estão sendo enviados, coloque-os no transporte de acordo com a sua ordem de saída, faça a verificação da temperatura do transporte se esta correta, empilhamento de caixas permitido e só depois liberar para os atacadistas e varejistas.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.








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