Pular para o conteúdo principal

Planejamento de produção


Segundo Hamilton Pozo (2016, p. 100) O planejamento da produção é um conjunto de ações inter-relacionadas que objetiva direcionar o processo produtivo da empresa e coordená-lo com os objetivos do cliente, ou seja, o planejamento deve ser traçado minuciosamente com o objetivo de otimizar todas as fases do processo produtivo do produto, centralizando toda a cadeia logística na qualidade, rapidez, tempo estimado e assim satisfazer o cliente final em suas expectativas.

A integração de toda a cadeia logística é fundamental para que os resultados sejam os mais assertivos possíveis, todos os setores envolvidos no processo precisam trocar informações e ambos se ajudarem na concretização final do produto. Para realizar um planejamento eficiente e eficaz da produção é necessário analisar fatores internos e externos e montar uma estratégia de execução de acordo com os recursos que a empresa tem.

Vejamos alguns pontos a serem observados:

1-Demanda do mercado: É interessante fazer uma análise do produto antes que seja produzido para ver como está a sua linha de saída no mercado. Quando fazemos esse estudo evitamos alguns problemas tais como: produtos parados no estoque, diminuímos custos de mão de obra e armazenamento, alocamos os colaboradores para atividades mais precisas.

2-Datas de entrega estabelecidas: Toda empresa deve ter um tempo estimado para entregar os pedidos aos clientes, esse tempo precisa ser proposto de acordo com o tempo em que o produto leva para ser produzido e entregue.

3-Obtenção de matéria-prima: Toda empresa necessita ter pelo menos cinco fornecedores para cada matéria-prima, deve fazer análises periódicas para saber o momento certo do ponto de pedido de cada item, levando em consideração alguns itens básicos como:  demandas, localização do fornecedor, dias úteis para entrega.

4-Equipamento disponível:  Quando receber um pedido é interessante fazer o cálculo para saber se os equipamentos disponíveis conseguem produzir a quantidade solicitada no tempo estimado pelo cliente. Um erro bastante comum e aceitar solicitações em volumes maiores do que a gama que se consegue produzir e não dar conta no tempo desejado, para isso existem duas soluções previstas: não aceitar essas demandas ou aumentar o número de máquinas e colaboradores e assim atingir o número de itens.

5-Regime de trabalho: As empresas devem estabelecer os seus horários de trabalho de acordo com o ritmo de produção e fatia do mercado desejada., sempre deixando claro para o colaborador todas as informações de sua atividade e horários a cumprir.

6-Treinamento: Os colaboradores quando passam por treinamentos específicos de sua função na empresa trazem diversos resultados a operação tais como: melhor aproveitamento das horas de trabalho, agilidade na função, qualidade no serviço realizado, comprometimento.

Produzir é uma atividade complexa que envolve a utilização de instalações prediais, equipamentos, maquinários, materiais e habilidades. Para que a empresa dê resultados devemos organizar todos esses fatores e fabricar no momento certo, quantidade certa, valor competitivo, para o cliente destinado. Mais só conseguiremos implementar uma cadeia produtiva estrategicamente perfeita através da integração planejada.

Planejamento estratégico integrado papo a passo

1-Padrões: Toda empresa deve estabelecer medidas de trabalho, parâmetros, estimativas, métodos, ferramentas para realizar as atividades e chegar nos resultados previstos.

2-Programação: Consiste em realizar a programação de produção mediante a capacidade que a empresa tem para produzir de acordo com o pedido de cada cliente e sua ordem de chegada.

3-Ordens: São documentações que circulam na fábrica com o passo a passo de cada fase do produto em cada área da produção.

4-Controle: Trata da avaliação da execução das atividades que estão acontecendo dentro da fábrica para que não fujam do plano inicial planejado.

5-Arranjo físico: Viabiliza a organização dos produtos e máquinas dentro do armazém facilitando o fluxo produtivo.

6-Equipamentos disponíveis: São os equipamentos e maquinários que estão na empresa disponíveis para serem utilizados em cada fase do processo produtivo do produto.

7-Manuseio interno: Sistema de movimentação de materiais dentro do estoque e na produção, processo é feito com a utilização de carrinhos, empilhadeiras, escadas, pallets.

8-Tempo padronizado: Análise do tempo que é utilizado para executar cada operação, através desses dados obter a capacidade real de produção e planejar cada máquina.

9-Programa de vendas: Lista que contém produtos e quantidades que podem ser oferecidas aos clientes pelo setor de vendas, mediante a sua saída aumenta-se o fluxo de produção.

10-Manutenção de máquinas: Toda empresa precisa fazer periodicamente manutenção em suas máquinas, para garantir qualidade e continuidade do processo produtivo.

11-Lista de materiais: Consiste numa relação de produtos disponíveis em estoque e em processo para produzir os produtos vendidos.

12-Ferramentas e dispositivos: Disponibilidade das ferramentas, dispositivos e instrumentais necessários para produzir os produtos que serão vendidos.

13-Folha de operações: Ficha técnica que contém todo o processo de fabricação dos produtos, dados de tempo, especificações de ferramentas, e máquinas necessários para fabricá-los. Esse documento é fundamental para para planejar, fabricar e orientar a produção.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.











Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s