Pular para o conteúdo principal

Inventários eficientes

Um  dos mais interessantes e importantes procedimentos realizados no estoque é o inventário, processo que consiste no confrontamento das informações dos produtos sistema e físico, com o intuito que os dados  coletados sejam correspondentes. Esse método acontece nas empresas em períodos determinados pelo gestor de acordo com o tipo inventário a ser realizado e metas que ele deseja alcançar mediante o seu planejamento estratégico.

Existem 4 tipos de inventários são eles: Geral - conta-se todos os produtos em um dia determinado, deve ser realizado de 6 em 6 meses, Rotativo - conta-se os produtos que tem saída constante é realizado em períodos bem menores, Dinâmico - conta-se apenas quando um item zera no estoque  ou tem no físico mais não consta, Amostragem - conta-se itens pré-definidos de acordo com a sua linha e pode ser feito diariamente.

Vejamos alguns passos que fazem toda a diferença na realização dos inventários

1-Procedimentos operacionais bem executados: O passo inicial para o sucesso do inventário consiste na realização consciente das atividades do estoque são elas: recebimento, conferência, entrada de notas, manuseio, armazenagem, expedição dos produtos. Todos os colaboradores precisam entender o quanto é importante a sua atividade em cada fase da operação, automaticamente as ações vão refletir no inventário.

2-Planejamento de rotina diário: O gestor deve planejar estrategicamente as atividades de cada colaborador do estoque ou armazém, visando a melhoria da execução dos processos e otimização da operação no dia a dia.
 
3-Análise continua do produto: Muito importante que os produtos existentes no sistema sejam avaliados pelo gestor, suas compras, clientes que o consomem, demandas, espaço ocupado no mercado. Quando é realizado esse procedimento conseguimos entender o fluxo dos produtos no estoque e com isso eliminar itens parados e aumentar a gama dos que mais saem.

4-Tecnologias aplicadas aos estoques: Quanto mais as empresas investirem em tecnologias para operarem seus estoques, maior otimização de tempo e credibilidade nas informações colhidas terão. Faz-se necessário ter um software de qualidade, Layout otimizado, maquinários modernos, etiquetas inteligentes, leitores ópticos, fazem toda a diferença nos resultados do inventário.

5-Relatório diário de fluxo: Consiste na análise das entradas e saídas de produtos, com esse método é possível observar todos os produtos que chegaram e saíram, quais os fornecedores e clientes que entregaram e receberam os produtos, transferências entre lojas. Se houver alguma informação desconforme é solucionado imediatamente pelo gestor.

6-Classificação, codificação, endereçamento de produtos: Todos os produtos dentro do estoque precisam passar por 3 processos fundamentais que são: A codificação consiste na criação de um código que seja sua identidade no sistema, a classificação corresponde a linha de atuação do produto, o  endereçamento especifica o local onde o item está localizado dentro do estoque. Esses métodos viabilizam os processos de controle de estoque e otimizam a execução dos inventários.

7-Criação e avaliação de indicadores de desempenho:  Esse procedimento é muito importante porque através da análise dos resultados obtidos podemos enxergar onde estão acontecendo os erros e criar estratégias para suas melhorias. Quando  o inventário é realizado detectamos muitas perdas de produtos decorrentes de avarias, vencimentos, roubos, os indicadores são essenciais para o acompanhamento e resolução. No inventário os indicadores mais comuns são: acuracidade de produto, perdas, tempo de realização,  fluxo no estoque.

8-Treinamento e escolhas das equipes: Os colaboradores que participaram do inventário devem ser escolhidos com antecedência e preparados para essa atividade, o treinamento é fundamental para aperfeiçoamento e obtenção de excelentes resultados. Cada tipo de inventário requer um aprendizado e o gestor do estoque deve oferecer esse conhecimento prático e teórico para ser usado no dia do inventário, saber as expertises decorrentes de cada um leva a equipe ao grau de credibilidade e eficiência na realização e nos dados captados. Os treinamentos consistem em: importância do procedimento, identificação dos tipos de inventários, repasse de informações, uso das tecnologias no processo.

9-Avaliação dos dados obtidos: Ao término das contagens e lançamentos de todas as informações no sistema deve ser feita uma análise dos resultados obtidos com o inventário, minuciosamente deve-se confrontar resultados antes e depois do procedimento juntamente com os indicadores e assim observar a existência de valores estranhos. Os erros mais comuns são: notas que não foram dado entradas no sistema, produtos vencidos e avariados que não foi dado saída, transferências entre unidades que não foram feitas, cadastros duplos, fazendo isso o gestor consegue encontrar onde foi o erro e corrigir a tempo.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s