Pular para o conteúdo principal

Oratória - A arte de se comunicar


Desde os primórdios da história a comunicação faz toda a diferença entre o sucesso e o fracasso dos seres humanos. A arte de expor uma ideia e convencer os ouvintes é fundamental para aqueles que desejam mudar histórias, transformar vidas, melhorar processos em seu trabalho. A comunicação eficaz é aquela que atingi o alvo, prende a atenção dos ouvintes e os fazem repensar seus conceitos sobre determinados assuntos. Hoje em pleno século XXI os profissionais de todas as áreas buscam ter uma oratória mais eficiente e eficaz que os conduza a serem melhores vendedores de ideias e com isso alcancem o sucesso tão desejado. Em poucas palavras a oratória é a arte de se comunicar com o público desejado.

ETAPAS DE UMA APRESENTAÇÃO

1-Introdução: Um bom comunicador precisa conquistar os ouvintes logo no inicio de sua apresentação.

2-Assunto da apresentação: Conte aos ouvintes resumidamente qual será o assunto abordado na sua palestra, apresentação.

3-Divisão:  Não misture os assuntos de sua apresentação, divida de forma coerente e mostre ao seu público cada etapa.

4-Desenvolvimento: Desenvolva cada tópico, pensamento, apresentando problema, solução e conclusão.

5-Refutação: O comunicador necessita estar sempre preparado para argumentar com os ouvintes sobre o assunto abordado.

6-Conclusão: É a parte mais importante de sua apresentação, precisa ser em grande estilo dando enfase a resolução do tema abordado, despertando no ouvinte uma nova linha de pensamento.

PONTOS IMPORTANTES PARA O ORADOR 

1-Envolva as pessoas: Traga os ouvintes a realidade do assunto que está sendo apresentado, envolvendo e fazendo ele entrar na história.

2-Demonstre conhecimento: Mostre aos ouvintes que você tem domínio sobre o assunto apresentado e bastante conhecimento de causa.

3-Seja coerente: Quando for abordar algum tema o orador precisa ser coerente na sequencia dos assuntos e ideias.

4- Mantenha os ouvintes acordados: Cuidado com apresentações cansativas, chatas, precisamos deixar os ouvintes acordados e motivados esperando o próximo tópico a ser abordado.

5-Pronunciar bem as palavras: É de extrema importância fazer a pronuncia das palavras corretamente os ouvintes precisam entender o que você está falando.

6-Estratégia: Em toda apresentação precisamos desenvolver uma estratégia que seja compatível com a proposta de nossa oratória.

PONTOS IMPORTANTES NO PLANEJAMENTO 

1-Público alvo: É muito importante para o orador saber qual o público que vai participar de sua palestra, curso, apresentação, ajudará a desenvolver para o nível que o aguarda.

2-Capacidade do local: Para o orador saber a capacidade do local e de extrema importância e faz toda a diferença na apresentação.

3-Equipamentos a serem utilizados: É preciso saber de todos os detalhes pré-apresentação. quais são os equipamentos que temos disponíveis, se estão em perfeito estado, para que não venhamos a ser prejudicados.

4-Método de ensino: Qual os métodos utilizados na apresentação? são favoráveis? faça um teste antes e veja os resultados desses métodos se são os esperados.

5-Administrar o tempo: Saiba administrar bem o tempo que lhe foi atribuído, use de forma consciente e estratégica.

6-Linha de pensamento: Qual a linha de pensamento que você que você vai seguir na sua apresentação.

7-Objetivos e metas: Qual o objetivo dessa apresentação? estabeleça metas a serem alcançadas e de o seu melhor para alcança-la.

PASSOS DE UM ORADOR DE SUCESSO

1-Conhecimento: Para que uma apresentação seja bem sucedida e o orador consiga passar as informações com maestria é necessário ter conhecimento do assunto a ser abordado.

2-Técnica: A técnica para expressar-se corretamente, falar com exatidão vem com o tempo e depende da busca de cada profissional.

3-Visão: Quando um orador vai fazer a sua apresentação a sua visão tem que ser transbordar conhecimento e passar-lo o  mais claro possível para seus ouvintes.

4-Melhoria continua: A cada apresentação o orador precisa auto avaliar-se e procurar corrigir os erros cometidos e melhorar continuamente.

5-Perseverança: O aprendizado na vida de um orador é diário, precisamos agir com a razão e perseverar buscando uma melhor qualidade na comunicação.

ELEMENTOS FUNDAMENTAIS PARA UM ORADOR 

1-Controlar o medo: Precisamos ter controle sobre nossas emoções, quando dominamos o assunto e nos preparamos para estar naquele local, data e hora não temos que ter medo e sim ousadia para dar o nosso melhor.

2-Boa aparência: Quando for se apresentar escolha uma roupa adequada para a ocasião, cuidado com os adornos, cores das roupas.

3-Postura: Um fator importantíssimo postura ereta, caminhar com segurança, olhar amplo fazem toda a diferença.

4-Gestos: Os seus gestos precisam ser condizentes com as suas palavras, se solte fique tranquilo e nada de mãos no bolso, costas, queixo, cabelo.

5-Fisionomia: O seu semblante precisa ser favorável as suas palavras traduzindo com veracidade a sua apresentação.

6-Dicção: Ao falar abra bem a boca e pronuncie bem as palavras tendo o cuidado de não comer nenhuma silaba.

7-Ritmo da voz: Quando estamos falando para o publico precisamos saber como  e onde colocar ritmo na voz, fazendo a nossa oratória passar pelas fazes do médio, grave, agudo permitindo assim uma melhor sonoridade.

8-Interpretação: Há momentos na oratória que precisamos interpretar e essa interpretação precisa ser convincente ao ouvinte, passar verdade.

9-Improvisação: O bom orador sabe que nem tudo acontece como planejado é necessário saber improvisar em determinadas ocasiões.

DICAS IMPORTANTES:

1-Espelho: Treinar na frente do espelho ajuda a corrigir pequenos erros de expressões e te dar mais confiança para se apresentar.

2-Amigo: Treinar a apresentação na frente de um amigo é super interessante para pegar confiança e receber o feedback dele.

3-Filmagem: Muito interessante gravar as apresentações que você faz e fazer uma análise dos pontos fortes e fracos.

4-Microfone: Usar o microfone de maneira correta é essencial sempre a 10 centímetros da boca, seja na lapela, mão, pedestal.

5-Nunca faça na apresentação: Não revele que é sua primeira vez, não arme barracos, não conte piadas, não fale palavras vulgares, nunca peça desculpas.

6-Antes de cada apresentação: Coma comidas leves, concentre-se, faça exercícios vocálicos, tome bastante água, revise o material, durma bem.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que