Pular para o conteúdo principal

Produzindo colaboradores produtivos

O maior desafio empresarial de um gestor nos dias atuais é  conseguir otimizar os processos e gerar resultados satisfatórios na empresa, mesmo com o avanço da tecnologia, investimentos em grandes estruturas, ainda nós deparamos com grandes dificuldades na execução das atividades dos colaboradores envolvidos no processo. O processo de disponibilização de um produto ou serviço de uma empresa precisa ser planejado e automatizado de acordo com as metas propostas pelo gestor e cabe a ele produzir colaboradores produtivos e oferecer um melhor nível de serviço aos clientes de sua empresa.

PONTOS IMPORTANTES

1-Delegar a atividade: O gestor do setor precisa conversar com o colaborador e explicar qual a sua atividade e a importância dela para o sucesso da operação.

2-Treinamento do colaborador: Um erro bastante comum e quando se contrata um colaborador e coloca para trabalhar sem ter passado por um treinamento especifico da área que ele vai assumir, tem 90% de chance de não dar certo.

3-Planejamento do trabalho: Todo gestor deve elaborar um planejamento para o setor e esse planejamento deve estabelecer as metas e objetivos de cada atividade, assim cada colaborador saberá os resultados que são esperados.

4-Demanda: O gestor precisa ter cuidado com a demanda do setor, antes de aceitar novas encomendas de produtos e serviços é necessário ver a capacidade de atendimento do setor em máquinas, funcionários para não ter problemas com acumulo de serviços e as terríveis horas extras.

5-Sistema apropriado: Para um melhor desempenho é necessário ter o sistema adequado para o tipo de operação existente no setor.

6-Programa de cargos e salários: Todo gestor deveria dar oportunidades de crescimento para os seus colaboradores, estabelecendo provas e testes para mudanças de cargos, antes de abrir oportunidades para outros profissionais.

7-Reciclagem: Vale muito a pena quando o gestor proporciona aos colaboradores cursos, palestras, treinamentos promovendo a sua reciclagem e melhoramento de suas atividades.

8-Pausas: É super interessante que os colaboradores tenham algumas pausas durante o seu horário de trabalho, pausas rápidas para que ele possa tomar um café, água, fazer uma ligação, movimentar-se, traz um grande beneficio ao seu desempenho.

9-Projetos de melhoria: Abrir oportunidades para que os colaboradores apresentem seus projetos de melhoria e inovação para o setor é uma grande sacada que o gestor poder ter, lembrando que se o colaborador se senti útil e tem abertura para mostrar melhorias a sua visão produtiva aflora.

10-Feedback: Para que haja um nível de serviço satisfatório é necessário a troca de informações entre colaboradores e gestor, esse feedback ajuda na melhoria continua e resolução dos problemas que surgem ao longo das atividades.

O QUE NÃO DEVE ACONTECER

1-Sobrecarregar os colaboradores: Cada profissional quando é contratado ele tem uma função especifica mais é claro que ele participa na ajuda de outras atividades, o que não pode acontecer é que o colaborador seja pressionado a fazer o trabalho de várias pessoas e fique sobrecarregado e não consiga dar o seu melhor.

2-Metas irracionais: O gestor precisa avaliar as metas que são impostas para os seus colaboradores tendo uma visão de pessoal, máquina, material envolvido e mercado consumidor. O colaborador necessita ter suporte para atingir as metas e objetivos propostos.

3-Profissionais despreparados: Todo colaborador deveria passar por um treinamento antes de iniciar as suas atividades, cada empresa tem um modelo de trabalho e se faz necessário entende-lo. O que acontece na maioria das empresas é a contratação sem noção e isso acarretá muitos transtornos para empresa e o colaborador.

4-Falta de informações: É de suma importância a troca de informações no setor poque cada atividade reflete a anterior então o feedback é necessário para que aconteçam bons resultados.

5-Acúmulo de serviço: Todas as atividades que correspondem ao setor devem ser planejadas e otimizadas a cada dia, quando há acúmulo de serviços, horas extras, pedidos que não foram entregues, isso demonstra uma péssima gestão do setor. Precisamos ter objetivos e metas racionais a serem alcançadas.

Para que possamos produzir colaboradores produtivos, precisamos primeiro ter gestores que tenham uma visão do setor, atividades, mercado, diferencial e acima de tudo seja  humano, que lute pelos dois lados envolvidos no processo que são a empresa e os colaboradores, sabendo que se eu tenho um local de trabalho favorável o meu desempenho como profissional será satisfatório e atingirei os resultados propostos.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que