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Canais de distribuição logísticos


Os canais de distribuição são muito importantes para que os produtos e serviços alcancem o consumidor final, compreender o que são, suas características e como se dividem é primordial quando se deseja obter uma logística eficiente. Os canais de distribuição são responsáveis por transferências de bens e responsabilidades na cadeia de suprimentos fazendo a interligação entre fabricantes, varejistas, atacadistas e assim fazer chegar o produto ao cliente final. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 114).

OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ENVOLVEM

1-Fabricantes: São responsáveis pela produção dos produtos acabados deixando-os aptos para serem distribuídos de acordo com a sua demanda no mercado.

2-Atacadistas: Atuam como intermediários para que os fabricantes possam alcançar mercados em que há menor acesso a distribuição.

3-Distribuidores: Representam produtos ou serviços atuando como intermediários entre o produtor e o consumidor.

4-Varejistas: Revendem os produtos da cadeia de distribuição definindo preços com base na média oferecida pelo mercado local.

5-Assistência técnica: Atuam prestando os serviços de pós venda do produto ou serviço de acordo com a necessidade descrita pelo cliente.

VARIAÇÕES DOS CANAIS DE DISTRIBUIÇÕES

1- O fabricante abastece diretamente as lojas de varejo: É um procedimento mais rápido do qual o produto chegará ao cliente sem passar por muitas fases.

2- O fabricante abastece seus próprios depósitos ou centros de distribuição e a partir daí, abastece as lojas de varejo: Esse processo é bem mais demorado porque da fábrica vai para o depósito e centros e só daí segue para lojas de varejo, precisamos tomar cuidado para não atrasar a entrega ao cliente final.

3- O fabricante abastece os centros de distribuição do varejista que por sua vez abastece a loja: Esse processo é bem mais rápido pois abastece os centros de distribuição dos revendedores que levam ao consumidor os produtos com mais rapidez.

4- O fabricante abastece os depósitos do atacadista ou distribuidor que por sua vez abastecem as lojas: Com esse processo os intermediários conseguem chegar a  mais lugares e abastecer as lojas com os produtos.

5- O fabricante distribui o seu produto para o centro de distribuição de um operador logístico que posteriormente faz a entrega ás lojas de varejo: Dependendo de produto e como foi a negociação pode ser interessante fazer uso do operador logístico.

6- O fabricante entrega o produto diretamente no domicilio do consumidor final, utilizando o serviço de correio: Quando o consumidor final tem disponibilidade para esperar a chegada do produto é bem interessante usá-lo.

PONTOS IMPORTANTES NO PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

1-Tipo de distribuição a ser adotada de acordo com o canal de distribuição escolhido: Combinação de estratégias a serem utilizadas para cumprir o que foi estabelecido pelos canais de distribuição, levando em consideração o produto e escolhendo o canal que mais se adequá a sua distribuição.

2-Modais a serem utilizados nessa atividade: É necessário escolher o modal certo para o tipo de canal de distribuição que será utilizado levando em consideração: disponibilidade, frequência e qualidade do serviço.,

4-Distância do mercado: Qual o melhor canal a ser utilizado é necessário estudar as distâncias e custo e escolher a melhor opção. Quanto mais distante forem os mercados será maior a necessidade de intermediários nos canais de distribuição.

5-Características da carga: Quando for fazer a distribuição de produtos nos canais é preciso ter informações sobre o produto e classificar escolhendo os procedimentos cabíveis, pois cada produto necessita de um acompanhamento mediante a sua característica: perecível, frágil, tipo de transporte apropriado.

6-Risco da operação: Toda operação precisa ser planejada e avaliada mediante todos os problemas e situações adversas e favoráveis que podem acontecer. Estudar o tipo de produto, transporte, segurança da viagem é de suma importância.

7-Tempo de atendimento entre entrega e pedido: Precisamos calcular se o tempo entre o atendimento e a entrega do pedido estão sendo realizados de acordo com o planejamento e a proposta apresentada ao cliente.

ATIVIDADES DO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO FÍSICA

1-Depósitos ou centro de distribuições: Os depósitos são utilizados para armazenar os estoques. A administração dos depósitos envolve decisões sobre a seleção do local, número de centros de distribuição, sistema utilizado, disposição de item sobre o método de recebimento, armazenamento e retirada dos produtos.

2-Processamento de pedidos e comunicação: O processamento de pedidos inclui todas as atividades necessárias para atender os pedidos dos clientes. Representam um elemento temporal da entrega sendo uma parte importante do atendimento aos clientes, muitos intermediários estão envolvidos no transporte de produtos e uma boa comunicação é essencial para o sucesso de um sistema de distribuição.

3-Manuseio de materiais: Corresponde ao transporte e armazenamento das mercadorias dentro de um centro de distribuição. O tipo de equipamentos de manuseio de materiais utilizado afeta a eficiência e os custos operacionais do centro de distribuição. O manuseio de materiais representam um custo de capital e existe uma compensação entre esse custo de capital e os custos operacionais do centro de distribuição.

4-Embalagem de proteção: As mercadorias transportadas dentro de um centro de distribuição precisam ser embaladas. protegidas e identificadas. Além disso os produtos são transportados e estocados em embalagens e devem adequar-se as dimensões dos espaços de armazenamento de veículos de transporte.

5-Estoques de distribuição: Inclui todo estoque de produtos acabados que estão em qualquer ponto do sistema de distribuição. Em termos de custos é o segundo item mais importante do sistema de distribuição correspondendo a cerca de 25 a 30% do custo total de distribuição. Os estoques criam valor em tempo por colocar os produtos perto dos clientes.

6-Transporte: Envolve vários métodos de movimentar os produtos fora da firma. Para a maioria das empresas o transporte é o maior custo da distribuição correspondendo a um valor de 30 a 60% dos custos de distribuição. O transporte adiciona valor ao lugar do produto.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


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