Pular para o conteúdo principal

Just in time (JIT)

Segundo Ching (2010, p. 23) conceito Just in time visa atender as demandas instantaneamente com qualidades e sem desperdícios, possibilitando a produção eficaz em termos de custo. Assim como o fornecimento da quantidade necessária de componentes no momento e em locais corretos, utilizando o minimo de recursos,ou seja, o reabastecimento é feito na quantidade certa e no momento em que houver a necessidade de acordo com os pedidos dos clientes. 

Esse processo de inovação ainda é pouco usado na logística devido as tradições que as empresas insistem em ter optando por ter estoques físicos. O Just in time é um processo seguro e bem mais interessantes para empresa porque otimiza os seus ganhos e evita custos desnecessários para operação, vejamos a seguir alguns princípios: qualidade, velocidade, confiabilidade, flexibilidade e compromisso.

No processo Just in time o produto é pedido no momento em que há necessidade, sistema de pedidos sob encomenda. A estratégia agora é que o cliente mova a produção do produto e não que o produto seja produzido e fique a espera do cliente no estoque, ou seja, com esse processo não é necessário produzir em grande escala e muito menos ter estoques abarrotados de produtos correndo vários riscos, esse processo inovador produz de acordo com a demanda do cliente no ato de sua precisão, agregando valor as atividades.

Muitas das mudanças que o mercado apresenta provêm dos novos tipos de clientes, hoje há uma maior customização de produtos de acordo com a necessidade de cada cliente, tempo de resposta á demanda é mais rápido devido a menores ciclos dos produtos. O Just in time representa importante resposta a essas mudanças e desenvolvimento dos produtos para  atender o cliente, estreitando os relacionamentos com os fornecedores e otimizando os processos.

Pontos importantes do Just in time

1-Contratos de longo prazos: As empresas fazem contratos de longo prazo com os fornecedores potencias para que haja um fornecimento continuo do produto ou de sua matéria prima.

2-Demandas previsíveis com solicitações flexíveis: As empresas trabalham de acordo com as demandas e solicitações dos clientes, esse processo permite uma maior agilidade e conexão dos processos.

3-Comunicação das mudanças mais rápida e em tempo real: Permite que haja comunicação entre o que o cliente deseja em relação ao produto em tempo real satisfazendo assim as suas expectativas e abolindo qualquer tipo de insatisfação no produto.

4- Produtos de alta qualidade: Como os produtos são feitos de acordo com os pedidos dos clientes a qualidade do processo é bem maior do que se fosse feito em grandes lotes e armazenado em um estoque e ficasse a espera de um comprador.

5-Tempos de entregas mais curtos e garantidos: Com esse processo a flexibilidade no tempo de entrega ficou mais rápido e a certeza de se receber realmente o que se comprou.

6-Proximidade com os fornecedores: Permite o relacionamento mais intenso com os fornecedores obtendo assim parcerias de sucesso onde todos ganham:fornecedor, produtor, cliente.

7-Redução de custos de compras: Através desse método não é mais preciso fazer grandes compras pois o que será comprado será exatamente aquilo que se precisar para atender a demanda do cliente atual.

8-Diminuição de número de fornecedores: O Just in time não necessita de diversos fornecedores o seu conceito requer parceiros fixos disponíveis para fazer atendimento no momento de precisão.

9-Redução de espaço para estocagem: Esse processo permite que as empresas reduzam o espaço para estocagem considerando que os produtos a serem colocados nos estoques sejam aqueles que estão sendo produzidos e  tem um cliente especifico.

10-Nível de serviço: É possível oferecer ao cliente final um serviço de alta qualidade, satisfazendo-o e agregando valor ao produto.

11-Redução de perdas: Com esse método o custo com perdas de produtos basicamente não existe pois todo produto que é produzido já foi encomendado pelo cliente.

12-Melhor aproveitamento do trabalho dos colaboradores: O horário de trabalho dos colaboradores que trabalham com esse processo é bem mais produtivo é gratificante para empresa.


A produção Just in time é definida de várias formas, mais a mais popular delas é a eliminação de todo desperdício e a melhoria continua da produtividade. O desperdício significa qualquer coisa além do minimo de equipamentos, peças, espaços, material e tempo de trabalho absolutamente necessário para acrescentar valor ao produto. Isso significa que não deve haver excessos, não devem ter estoques de segurança e os lead times devem ser mínimos. Se não se pode utilizar agora, não se deve produzir.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que