Pular para o conteúdo principal

Planejamento logístico

O planejamento é um dos principais fatores contribuintes para o sucesso de um projeto logístico, porque ele nos faz visualizar e determinar pontos, caminhos, estratégias, tempo para chegar aos resultados que esperamos. A logística atrelada ao planejamento fortifica a sua missão de levar o produto e serviço ao cliente no tempo estimado e há um melhor custo. Para que isso venha acontecer alguns pontos são essenciais no planejamento:

1-Qual é o seu produto ou serviço e quais as características: É interessante que o gestor faça uma reunião com os seus colaboradores e apresente o produto ou serviço e todas as suas particularidades, expondo onde a empresa deseja chegar com aquele item e quais metas precisaremos alcançar no determinado tempo.

2-Qual a estratégia definida: Para o sucesso de uma operação todos os colaboradores envolvidos precisam saber e entender a estratégia que será seguida e quais as atividades serão importantes neste processo.

3-Delegar as atividades: As atividades pertinentes no processo precisam ser avaliadas e entregues as pessoas corretas e os que receberem essas atividades devem entender que terão que  dar resultados atingindo as metas estabelecidas para cada parte do processo.

4-Acompanhamento de atividades: O gestor da empresa precisa fazer o acompanhamento das atividades que ele delegou para saber se os colaboradores estão conseguindo executar bem ou se estão tendo alguma dificuldade, fazendo isso ele alinhara erros que possam estar sendo cometidos e falhas de planejamento na execução.

5- Analisar os pontos: Quando colocamos um planejamento para ser executado é necessário que analisemos as forças, fraquezas e através dessa análise possamos melhoras nossas forças e diminuir ou ate mesmo acabar com a fraqueza de nosso projeto. Para isso é necessário um trabalho em conjunto de gestor e colaborador todos com uma só visão "resultados".

6-Inovação: Sempre devemos fazer uma pergunta ao lançar um produto, serviço no mercado, qual a inovação deste item ? Qual o beneficio que ele trará ao consumidor?Qual o seu atrativo? Ao fazer isso você autoavaliara e traçara um melhor planejamento para o produto.

7-Pesquisa e desenvolvimento: O tempo passa as coisas mudam o cliente quer novidade e as empresas precisam ser capazes de desenvolver novos e melhores produtos e assim se manter líder no mercado. No planejamento logístico é interessante ter alguém que pense em melhorar o produto que já é bom, usando as tecnologias existentes e promovendo ao cliente sempre mais novidades.

8-Treinamento dos colaboradores: Os treinamentos têm um peso enorme no sucesso do planejamento, quando eu tenho funcionários treinados e capacitados para realizar aquela função o tempo na realização dela será bem utilizado e as falhas serão minímas. Os gestores precisam entender que não tem como exigir excelência na execução das atividades sem que os mesmos tenham sido e sejam periodicamente treinados.

9-Estrutura: O planejamento pra dar certo precisa ser feito mediante as realidades da empresa, estrutura de funcionários, espaço físico, máquinas, transportes, sistema, tudo precisa estar alinhado para que os resultados sejam os esperados.

10-Cadeia de suprimentos: É a parte do planejamento que necessita de uma integração e sincronização dos processos da empresa com os seus fornecedores e da troca e fluxo de informações entre as partes envolvidas. Quando é feita corretamente a empesa consegue os resultados e metas determinados no planejamento é um nível de serviço excelentíssimo perante os clientes.  

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Canais de distribuição logísticos

Os canais de distribuição são muito importantes para que os produtos e serviços alcancem o consumidor final, compreender o que são, suas características e como se dividem é primordial quando se deseja obter uma logística eficiente. Os canais de distribuição são responsáveis por transferências de bens e responsabilidades na cadeia de suprimentos fazendo a interligação entre fabricantes, varejistas, atacadistas e assim fazer chegar o produto ao cliente final. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 114). OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ENVOLVEM 1-Fabricantes: São responsáveis pela produção dos produtos acabados deixando-os aptos para serem distribuídos de acordo com a sua demanda no mercado. 2-Atacadistas: Atuam como intermediários para que os fabricantes possam alcançar mercados em que há menor acesso a distribuição. 3-Distribuidores: Representam produtos ou serviços atuando como intermediários entre o produtor e o consumidor. 4-Varejistas: Revendem os produtos da cadeia de distribuição de...