Pular para o conteúdo principal

Código de barras

  
O código de barras pode ser definido como uma representação gráfica por meio de determinado valor ou de uma sequencia de dados, os quais permitem condições que podem ser numéricas ou alfanuméricas em função do código de barras empregado. Essa representação é realizada por intermédio de uma sequência de barras e espaços que seguem uma lógica determinada. Existem diversos padrões associados ao código de barras e o Brasil adota ao Sistema European Article Numbering (EAN).(FABIANO CAXITO, 2015, P.35).

A leitura é feita por um coletor de dados que através de um laser converte a representação numérica em dados compreensíveis e legíveis para os seres humanos, apesar das mudanças tecnológicas o código de barras ainda é bastante utilizado nas empresas pois sua implantação é de baixo custo e torna-se bastante acessível. O código de barras permitiu eliminar as operações comuns do passado, correspondentes as digitações dos preços das mercadorias,o  processo de automação comercial que trouxe o código de barras acompanhou também diversas vantagens e desvantagens como em todo processo.

VANTAGENS DO CÓDIGO DE BARRAS 
  • Mais agilidade e eficácia na  segurança da coleta de dados: Depois de sua implantação os dados nos estoques ficaram bem mais rápidos.
  • Economia de dados entre a entrada de dados, processamento e disponibilização das informações: Foi possível agrupar as informações mais importantes do produto na etiqueta.
  • Menos custos quando comparada á coleta manual de dados: Número de pessoas envolvidos no processo  de coleta diminuiu sendo que a qualidade dos resultados aumentou.
  • Redução de erros decorrentes da digitação de dados: Através do código foi possível ter mais segurança nos dados informados.
  • Melhoria do nível de serviço e redução de tempo para o consumidor: O código de barras trouxe uma vantagem competitiva de tempo no atendimento ao consumidor.
  • Dispensa a mudança de etiquetas para atualização de preços, uma vez que apenas é corrigido o arquivo de dados do sistema: Ficou bem mais rápido a correção dos dados do produto.
DESVANTAGENS DO CÓDIGO DE BARRAS
  • Custo considerável de equipamentos para leitura e impressão: Toda implantação é necessita de investimento para sua execução, mais se for comparado com os custos da operação sem o código de barras consideraremos esse custo como investimento.
  • Monitoramento para verificar a qualidade da leitura e impressão dos códigos de barras: Necessita que haja sempre verificações nos dados obtidos pela leitura e um controle preciso da qualidade dia a dia.
  • Erros de leitura promovidos pela danificação da etiqueta: É uma etiqueta que pode ser danificada com frequência e com isso os dados podem ser comprometidos se não forem observados.
  • Limitações de dados: Tem um certo limite de dados a ser inserido na etiqueta, dificultando o alcance de certas informações que podem ser essenciais no processo de determinado produto.

O código de barras facilitou muito a coleta de dados nas empresas e otimizou bastante os processos de identificação dos materiais do estoque, mesmo com algumas falhas possibilitou processos mais ágeis e redução de tempo melhorando o nível de serviço logístico das empresas.  Antes de sua implantação os produtos eram acometidos por processos manuais então os níveis de serviço das empresas eram cabíveis a muitos erros sem contar no desperdício de tempo na realização dos processos cotidianos.

Com o mercado competitivo é interessante que as empresas procurem melhores formas de otimizar os processos em tempo, custo, viabilidade é interessante que as empresas estudem os processos logísticos e vejam qual o melhor sistema de identificação a ser utilizado. Precisamos estar cientes que a logística visa atender o cliente da melhor forma e num curto espaço de tempo planejando, implementando e otimizando melhorias em seus processos.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.





Comentários

  1. Muito top!!!! Com a introdução de novas tecnologias no setor logístico, facilitou a 100% rotina de Seus processos, até mesmo de uma forma mais arcaica, tudo era coletado na base da mão, E hoje ela nos proporciona até uma grande vantagem em difericias competitivo!

    ResponderExcluir
  2. Verdade amigão! A tecnologia nos proporciona mais otimização nos processos e vantagem competitiva.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Administração de Compras

Conforme Gaither e Frazier (2001) O departamento de compras desempenha um papel fundamental na relação dos objetivos da empresa, sua missão é perceber as necessidades competitivas dos produtos e serviços, tornando-se responsável pela entrega no momento certo, pelos custos, qualidade e outras estratégias na operação. Segundo Baloou (2006) A gestão de compras é de vital importância para o sucesso da empresa, ou seja, uma empresa quando tem um setor de compras bem gerido por profissionais capacitados todas as metas são alcançadas com exito favorecendo o crescimento da empresa. PRINCIPAIS COMPETÊNCIAS DOS COLABORADORES: Organização:  Esse profissional deve ser altamente organizado mantendo toda a documentação em ordem, criando rotinas de trabalho, saber distribuir e delegar as atividades para os seus. Relacionamento:  Tem que saber trabalhar em equipe  porque é uma área que tem interface com as outras áreas da empresa e o sucesso de seu trabalho não só depende de...