Pular para o conteúdo principal

Custos de Estoques

Os custos de estoque são aqueles relacionados para se obter e manter os produtos dentro do armazém, esses custos necessitam ser estudados e aprimorados dia a dia porque fazem toda a diferença nos resultados financeiros das organizações. Em pleno século XXI é primordial reduzir custos e manter qualidade dos serviços e produtos, mais para isso acontecer é preciso entender os custos que temos na empresa. Os custos são decorrência das operações logísticas utilizadas para satisfazer as expectativas do cliente em relação ao produto, cada fase do produto tem o seu custo apropriado e um bom gestor o procura otimizar os processos priorizando tempo, qualidade, custo da operação.

VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE CUSTOS

1-Custo de pedido: São custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para se fazer a reposição do estoque. Os custos se dividem em: custo de preencher pedido de compra, serviço burocrático, contabilidade, almoxarifado.

2-Custo de manutenção de estoque: São custos necessários para se manter os produtos no estoque por um determinado período. Os custos de se manter estoque incluem: espaço físico, sistemas de armazenagem, pessoal alocado, volumes de produtos. 

3-Custo por falta de estoque: São os custos gerados pela falta do produto no estoque seja por não ter feito o pedido no momento certo ou por atraso na entrega do fornecedor quando isso acontece entendemos que esta faltando planejamento e controle do estoque.

4-Custo de pessoal envolvido: São custos de mão de obra envolvida nas atividades do estoque tais como: manuseio de materiais, controle de estoque e gerenciamento dos produtos.

5-Custo de equipamentos e manutenção: São os custos para manter os estoques, incluindo depreciação de equipamentos, maquinário utilizado e suas despesas de manutenção.

6-Custo de edificações: São custos que correspondem ao aluguel das edificações que são destinadas a estocagem, seus impostos e seguros.

7-Custos fixos de estoque: São custos rotineiros da empresa,são eles:água, luz, seguros, benefícios de funcionários, compra de matéria prima.

8-Custos variáveis de estoque: São custos que se modificam mês a mês,são eles: equipamentos, manutenção de estoques, obsolência e perdas de produtos.

9-Custo de riscos: São os custos relacionados a deterioração, roubos, danos e obsolência do material dos estoques.

10-Custo de capital: Refere-se  ao valor financeiro imobilizado na estocagem porque os produtos ainda não foram vendidos e com isso o capital esta parado.

11-Custo de desconto de preços: Custo na compra de grandes quantidades, mais só é interessante quando o produto tem demanda constante.

12-Custos de transportes: São os custos de movimentação dos materiais fora da empresa, esses custos variam de acordo com o modal utilizado para fazer a entrega.

13-Custo de venda perdida: São custos que acontecem quando o cliente cancela o seu pedido caso o produto desejado esteja em falta.

O QUE FAZER PARA REDUZIR OS CUSTOS DE ESTOQUES

A-Sincronizar as entregas de produtos na empresa de acordo com a necessidade real dos clientes usando o método Just in time.

B-Reduzir tempo de planejamento de produção, produzir em escalas menores flexibilizando tempo e quantidade demandada.

C-Desenvolver fluxo contínuo de movimentação de materiais na empresa, movimentar em menores quantidades mais movimentar sempre.

D-Reduzir lead time de produção e abastecimento dos estoques.

E-Fazer reposição continua, distribuir a partir de um pedido, baseado em lotes econômicos. 

RAZÕES PARA NÃO TER ESTOQUES

A-Os estoques representam custos desnecessários porque envolvem produto, maquinas, pessoal, instalações.

B-Os estoques podem encobrir problemas de qualidade no produto devido a um armazenamento incorreto.

C-Riscos de obsolência e deterioração, produtos estocados por muito tempo podem passar do prazo de validade e se estiver acondicionado de forma errada estragar.

D-Ocupa grandes espaços de acordo com o tamanho do volume dos produtos que foram comprados.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Canais de distribuição logísticos

Os canais de distribuição são muito importantes para que os produtos e serviços alcancem o consumidor final, compreender o que são, suas características e como se dividem é primordial quando se deseja obter uma logística eficiente. Os canais de distribuição são responsáveis por transferências de bens e responsabilidades na cadeia de suprimentos fazendo a interligação entre fabricantes, varejistas, atacadistas e assim fazer chegar o produto ao cliente final. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 114). OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ENVOLVEM 1-Fabricantes: São responsáveis pela produção dos produtos acabados deixando-os aptos para serem distribuídos de acordo com a sua demanda no mercado. 2-Atacadistas: Atuam como intermediários para que os fabricantes possam alcançar mercados em que há menor acesso a distribuição. 3-Distribuidores: Representam produtos ou serviços atuando como intermediários entre o produtor e o consumidor. 4-Varejistas: Revendem os produtos da cadeia de distribuição de...