Pular para o conteúdo principal

Custos de Estoques

Os custos de estoque são aqueles relacionados para se obter e manter os produtos dentro do armazém, esses custos necessitam ser estudados e aprimorados dia a dia porque fazem toda a diferença nos resultados financeiros das organizações. Em pleno século XXI é primordial reduzir custos e manter qualidade dos serviços e produtos, mais para isso acontecer é preciso entender os custos que temos na empresa. Os custos são decorrência das operações logísticas utilizadas para satisfazer as expectativas do cliente em relação ao produto, cada fase do produto tem o seu custo apropriado e um bom gestor o procura otimizar os processos priorizando tempo, qualidade, custo da operação.

VAMOS CONHECER ALGUNS TIPOS DE CUSTOS

1-Custo de pedido: São custos fixos administrativos associados ao processo de aquisição das quantidades requeridas para se fazer a reposição do estoque. Os custos se dividem em: custo de preencher pedido de compra, serviço burocrático, contabilidade, almoxarifado.

2-Custo de manutenção de estoque: São custos necessários para se manter os produtos no estoque por um determinado período. Os custos de se manter estoque incluem: espaço físico, sistemas de armazenagem, pessoal alocado, volumes de produtos. 

3-Custo por falta de estoque: São os custos gerados pela falta do produto no estoque seja por não ter feito o pedido no momento certo ou por atraso na entrega do fornecedor quando isso acontece entendemos que esta faltando planejamento e controle do estoque.

4-Custo de pessoal envolvido: São custos de mão de obra envolvida nas atividades do estoque tais como: manuseio de materiais, controle de estoque e gerenciamento dos produtos.

5-Custo de equipamentos e manutenção: São os custos para manter os estoques, incluindo depreciação de equipamentos, maquinário utilizado e suas despesas de manutenção.

6-Custo de edificações: São custos que correspondem ao aluguel das edificações que são destinadas a estocagem, seus impostos e seguros.

7-Custos fixos de estoque: São custos rotineiros da empresa,são eles:água, luz, seguros, benefícios de funcionários, compra de matéria prima.

8-Custos variáveis de estoque: São custos que se modificam mês a mês,são eles: equipamentos, manutenção de estoques, obsolência e perdas de produtos.

9-Custo de riscos: São os custos relacionados a deterioração, roubos, danos e obsolência do material dos estoques.

10-Custo de capital: Refere-se  ao valor financeiro imobilizado na estocagem porque os produtos ainda não foram vendidos e com isso o capital esta parado.

11-Custo de desconto de preços: Custo na compra de grandes quantidades, mais só é interessante quando o produto tem demanda constante.

12-Custos de transportes: São os custos de movimentação dos materiais fora da empresa, esses custos variam de acordo com o modal utilizado para fazer a entrega.

13-Custo de venda perdida: São custos que acontecem quando o cliente cancela o seu pedido caso o produto desejado esteja em falta.

O QUE FAZER PARA REDUZIR OS CUSTOS DE ESTOQUES

A-Sincronizar as entregas de produtos na empresa de acordo com a necessidade real dos clientes usando o método Just in time.

B-Reduzir tempo de planejamento de produção, produzir em escalas menores flexibilizando tempo e quantidade demandada.

C-Desenvolver fluxo contínuo de movimentação de materiais na empresa, movimentar em menores quantidades mais movimentar sempre.

D-Reduzir lead time de produção e abastecimento dos estoques.

E-Fazer reposição continua, distribuir a partir de um pedido, baseado em lotes econômicos. 

RAZÕES PARA NÃO TER ESTOQUES

A-Os estoques representam custos desnecessários porque envolvem produto, maquinas, pessoal, instalações.

B-Os estoques podem encobrir problemas de qualidade no produto devido a um armazenamento incorreto.

C-Riscos de obsolência e deterioração, produtos estocados por muito tempo podem passar do prazo de validade e se estiver acondicionado de forma errada estragar.

D-Ocupa grandes espaços de acordo com o tamanho do volume dos produtos que foram comprados.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s