Pular para o conteúdo principal

Experiência x Qualificação

Desde quando eu era pequenino que ouvia os mais velhos comentarem que para ser reconhecido no trabalho deveríamos nos empenhar ao máximo no desenvolvimento de nossas atividades e quanto mais tempo passássemos trabalhando em uma determinada empresa mais experiência iriamos adquirir e no momento que precisássemos ir em busca de novos desafios uma nova oportunidade surgiria com mais facilidade, cresci com esse conceito. 

Alguns anos se passaram e pude perceber que o mercado de trabalho estava um pouco diferente do conceito que haviam me enformado a visão agora estava mais ampla, as empresas buscavam colaboradores com experiência nas funções ofertadas mais tinham um olhar especial para os que eram mais qualificados, foi interessante fazer essas comparações e perceber que o sistema de busca entre os jovens tinha mudado o ensino médio já não era mais suficiente, precisava-se investir em graduações, cursos de extensão, reciclagens um novo perfil de profissional surgia no mundo corporativo.

Esse profissional teria o dever de suprir as necessidades e expectativas que as empresas enseiavam: experiência e qualificação lado a lado juntos atuando no crescimento da empresa e do colaborador, podemos afirmar que os profissionais que trazem na bagagem esses dois diamantes tem uma super vantagem competitiva perante os outros e muito mais chances de atingirem o sucesso.

Pontos importantes na experiência

1-Operacional: Quando os profissionais já tem experiência nas funções a qual vão se submeter a agilidade e rapidez é natural no processo operacional porque já são íntimos daquele modelo de trabalho.

2-Visão: Quando os colaboradores já tiveram algum contato com o estilo de trabalho a visão é diferenciada, o colaborador entende o quanto é importante o seu trabalho para que os resultados sejam satisfatórios.

3-Credibilidade:  A experiência traz credibilidade e segurança para assumirem as funções ofertados pois quando há intimidade com o processo há segurança em delegá-lo ao colaborador.

Pontos importantes na qualificação

1-Conhecimento estratégico: O profissional que faz uma graduação, curso técnico, curso de extensão, reciclagem ele entende que os resultados vão vir  através do esforço e de sua busca através de sua melhoria e assim obterá visão estratégica e ampliara seus métodos melhorando dia a dia os processos.

2-Planejador nato: O profissional que se qualifica torna-se um planejador nato, ou seja, qualquer atividade a ser desempenhada é planejada detalhe a detalhe para que os resultados sejam os melhores possíveis e as metas estipuladas sejam todas alcançados com exito.

3-Inovador: Quando nos qualificamos a nossa visão empreendedora se abre para inovação, o profissional busca sempre inovar o que já é bom melhorando e crescendo em sua carreira profissional.

A experiência e a qualificação ambas se completam fazem parte de um composto de sucesso, se você quer ser um excelente profissional adquira experiência na área que desejas atuar e se qualifique para alcançar o lugar que almejas em sua carreira profissional.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que