Pular para o conteúdo principal

Otimização de processos na logística


Quando falamos em logística estamos nos referindo a todo processo que envolve o produto desde a aquisição da matéria prima passando pela fabricação, embalagem, produto acabado e por ultimo ser disponibilizado para venda. Para que a logística das empresas seja eficiente e integrada é necessário que cada fase do processo seja otimizada atendendo as demandas de cada parte especifica e juntos os setores envolvidos no processo possam oferecer um melhor nível de serviço aos clientes.

Os métodos a serem usados na otimização dos processos logísticos vai de acordo com o tamanho da empresa, fatia do mercado que ela deseja alcançar, público alvo e o principal o tipo de produto que fornecerá aos clientes. Todos esses fatores precisam ser pensados e planejados e deve ser estipulados metas, pois para saber se o negócio está sendo favorável os números indicarão o desempenho e assim poderemos melhorar e alcançar outros níveis.

Benefícios da otimização

1-Maior alcance de clientes e suas demandas: Através de um bom planejamento dos processos a serem seguidos nos setores a empresa consegue atender as demandas de seus clientes e ainda alcançar outros mais.

2-Clientes satisfeitos com a qualidade do produto: A otimização dos processos logísticos na empresa além de agilizar o tempo de entrega dos produtos permite que os mesmos tenham mais qualidade devido as fases decorrentes do processo e o olhar dos colaboradores.

3-Colaboradores mais produtivos: Com o planejamento que é realizado de metas a serem alcançadas os colaboradores tornam-se mais produtivos e o mais interessante é a percepção que eles tem de que um precisa do outro para juntos obterem resultados.

4-Melhor aproveitamento das horas trabalhadas: Ao usar esse método de trabalho conseguimos aproveitar melhor as horas trabalhadas e ter um nível de trabalho mais adequado e justo para todos, pois com esse planejamento a carga de trabalho é dividida por igual para cada setor.

5-Menos desperdício do tempo produzindo apenas o que se tem demanda: Quando planejamos a otimização o tempo é usado de maneira correta e a produção é feita mediante as demandas dos clientes, nesse método não é mais permitido ter grandes estoques que fiquem a espera de clientes trazendo superlotação dos espaços, avarias, vencimentos.

6-Estoques mais enxutos: As empresas estão começando a perceber que é necessário enxugar os estoques e ter neles realmente o que é preciso pois produto parado é dinheiro que não está circulando, isso não é interessante para as empresas. Para isso o planejamento é essencial e a programação de entregas de produtos  e fornecedores possibilita a redução dos estoques.

7-Reciclagem dos colaboradores: O tempo é tão valioso para as empresas que ao implantar a otimização os colaboradores conseguem gerar os resultados esperados e participar de reciclagens para melhoria de suas atividades.

8-Programação: Ao utilizarmos esse método ficou bem mais fácil fazer as programações de compras, produção, entregas, satisfazendo assim o cliente final e fazendo uma logística eficientemente integrada.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent...

Arranjo físico

O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação, colocando de forma simples todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção. O arranjo é uma das características mais evidentes de uma operação produtiva porque determina a sua forma e aparência e o modo em que os recursos serão utilizados em cada processo. Para projetar o arranjo físico de uma operação produtiva, deve-se iniciar com os objetivos estratégicos da planejamento, esse é o ponto de partida do que é um processo de múltiplos estágios que tem até o findar das atividades. Tipos de arranjos físicos 1-Arranjo físico posicional:  Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionado enquanto os equipamentos, maquinários, instalações, pessoas movem-se para efetuar as mudanças. Ex: Construção de uma rodovia: produto muito grande para ser removido. 2-Arranjo fís...

Canais de distribuição logísticos

Os canais de distribuição são muito importantes para que os produtos e serviços alcancem o consumidor final, compreender o que são, suas características e como se dividem é primordial quando se deseja obter uma logística eficiente. Os canais de distribuição são responsáveis por transferências de bens e responsabilidades na cadeia de suprimentos fazendo a interligação entre fabricantes, varejistas, atacadistas e assim fazer chegar o produto ao cliente final. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 114). OS CANAIS DE DISTRIBUIÇÃO ENVOLVEM 1-Fabricantes: São responsáveis pela produção dos produtos acabados deixando-os aptos para serem distribuídos de acordo com a sua demanda no mercado. 2-Atacadistas: Atuam como intermediários para que os fabricantes possam alcançar mercados em que há menor acesso a distribuição. 3-Distribuidores: Representam produtos ou serviços atuando como intermediários entre o produtor e o consumidor. 4-Varejistas: Revendem os produtos da cadeia de distribuição de...