Pular para o conteúdo principal

A Arte de Planejar


Planejamento:É o ato de criar um plano para o alcance de um objetivo, primeiro ato a ser feito quando pensamos em implementar alguma ideia para melhoria de nossas atividades pessoais e profissionais, saber onde queremos chegar, até que ponto temos condições de ir é fundamental para o sucesso do planejamento, devemos estar cientes que o sucesso vem com o trabalho e a cada dia nos subimos um novo degrau, percorremos uma estrada com algumas curvas para chegar ao sucesso tão desejado.

O PLANEJAMENTO SE DIVIDE EM 4 ETAPAS

Planejamento emocional: Seja racional em toda e qualquer situação, tenha os pés no chão e saiba que no tempo certo você colherá os frutos do seu trabalho.

Planejamento pessoal: Tenha um tempo disponível para você se divertir, descansar, um profissional que sabe usar bem o seu tempo produz bem mais.

Planejamento profissional: Invista na sua carreira faça cursos, vá a palestras, seminários capacite-se para chegar no lugar que desejas, preparado.

Planejamento Familiar: Tenha tempo para sua família não queira chegar ao topo do sucesso sozinho afinal a família é a base, seu porto seguro dedique tempo para eles.

DEGRAUS DO SUCESSO
  • Seja humano: Reconheça que você tem limitações.
  • Saiba ouvir: Ao longo da nossa trajetória precisamos saber ouvir as criticas e elogios e tirar proveito dos dois.
  • Saber observar: O caminho nem sempre é reto e plano por muitas vezes existem buracos e desvios que devem ser observados para não corrermos riscos na caminhada.
  • Saber comunicar-se: Expressar as ideias nem sempre é fácil mais é necessário para ter sucesso.
  • Saber aprender: A cada dia em cada projeto sempre por toda a vida seremos eternos aprendizes.
  • Saber escolher: As nossas escolhas influenciam no tempo que os caminhos nos levarão ate a chegada.
  • Saber fazer: Faça com carinho e dedicação o seu trabalho, tenha diferencial.
  • Saber respeitar: O respeito é essencial em todas as fases de nossas vidas.
  • Saiba querer: Tenha o que está apto a obter, o que você se preparou para possuir.
  • Saiba ensinar: Compartilhe conhecimentos essa troca é bastante agradável e traz crescimento.
ANÁLISE DO PLANEJAMENTO
  • Forças: Está relacionado as vantagens que você possui em relação aos concorrentes. 
  • Fraquezas: São aptidões que interferem e prejudicam os seus negócios.
  • Oportunidades:  Aspectos externos que podem potencializar vantagem competitiva. 
  • Ameaças: São forcas externas que atrapalham o seu projeto.
DICAS:
  • Faça o uso do ciclo PDCA para viabilizar os procedimentos de seu planejamento.
  • Tenha sempre uma visão holística.
  • Encare sempre novos desafios.
  • Reinvente-se.
  • Sempre se pergunte: até onde o mercado me permite ir?
RESULTADOS

Os resultados são o reflexo do trabalho e trajetória, são a prova que acertamos ou não as nossas escolhas. A arte de planejar nada mais é do que ter foco e objetivo no sonho tão desejado é possível chegar ao sucesso em todas as áreas de nossas vidas basta simplesmente trabalhar e acreditar.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.









Comentários

  1. Parabéns, adorei o blog e seu conteúdo.

    ResponderExcluir
  2. Inspirador. Fiquei curioso é aprendi nesses cinco minutos que li o postado. Que bom que temos profissionais que sabe usar do conhecimento e nos mostrar até onde poderemos chegar. Parabéns. Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Deivide, mais um grande conteúdo!! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Deivide, mais um grande conteúdo!! 👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que