Pular para o conteúdo principal

Logística de Qualidade


Segundo Barros (1996) Qualidade é um conjunto de características de desempenho de um produto ou serviço que em conformidade com as especificações atende e por vezes supera as expectativas e anseios dos clientes, ou seja, um serviço logístico de qualidade é aquele que satisfaz as expectativas dos nossos clientes em tempo, disponibilidade e atendimento, sabendo que pra chegar ao nível de serviço desejado alguns procedimentos precisam ser inseridos na operação, são eles:

PLANEJAMENTO DE QUALIDADE: 
  • Identificar os clientes.
  • Estabelecer suas necessidades desenvolver características dos produtos e processos que satisfaçam essas necessidades.
  • Transferir os resultados para o nível operacional.
CONTROLE DE QUALIDADE:
  • Manter o processo planejado a fim de alcançar as metas. 
  • Avaliar o nível de desempenho comparando-o as metas estabelecidas e tomar medidas que atuem nas diferenças.
MELHORIA DE QUALIDADE:
  • Criar mudanças que tragam beneficies e atinjam altos níveis de desempenho.
  • Identificar e selecionar projetos de melhoria, criar equipes de projetos comprometidas com o sucesso. 
  • Motivar e treinar as equipes para manter o nível de melhoria. 

Segundo Baloou (1993 p. 73) O nível de serviço logístico é a qualidade com que o fluxo de bens e serviços é gerenciado, é o resultado de todos os esforços logísticos da firma, é o desempenho oferecido pelos fornecedores aos seus clientes no atendimento dos pedidos, ou seja, o nível de serviço é a comprovação de qualidade oferecida por sua empresa aos consumidores, esse fator garante o sucesso e o grau de competitividade no mercado.

ALGUNS FATORES SÃO ESSENCIAIS PARA OBTER UM BOM NÍVEL DE SERVIÇO, SÃO ELES: 
  • Atendimento ao cliente: É o primeiro contato que a empresa tem com o consumidor de seus produtos, importante passar confiança e  credibilidade nas informações passadas, entendo sempre qual a real necessidade dos mesmos.
  • Produção dos produtos: Todo e qualquer produto segue normas de tempo, matéria prima, quantidade, para que não tenhamos erros na produção dos produtos precisamos seguir as normas para garantir a sua qualidade.
  • Estocagem: Os estoques precisam estar aptos a estocagem dos produtos de acordo com a sua classe e importância, fazer o uso de paletes, estantes, estrados, para sua acomodação endereçamento, codificação e classificação dos materiais para sua localização faz toda a diferença.
  • Vendas:  Um dos maiores problemas que a logística tem é com o setor de vendas que por muitas das vezes vende sem ter no estoque e isso ocasiona muitos problemas com a credibilidade da empresa perante os clientes que esperam o produto que compraram e ele não chega por completo, causando desconforto.
  • Entregas: Escolher o modal certo para fazer as entregas de seus produtos, cumprir o tempo que foi estabelecido para efetuar as entregas, orienta os entregadores a terem cuidado no transporte das mercadorias até o cliente para que não haja avarias e nem a falta de produtos.
  • Gerenciamento das operações: Para obter qualidade no gerenciamento é preciso trabalhar em conjunto com os seus colaboradores priorizando a qualidade da operação, desde o processamento dos pedidos até a pós venda. Sendo sempre paciente, simpático, líder, fazendo com que a sua gestão flua conforme o planejamento estratégico.
Para Gomes e Ribeiro (2004) Quanto mais abrangente e completo for o elenco de indicadores de desempenho, melhor será o processo de monitoração e consequentemente maior a sua capacidade de responder os desafios do ambiente competitivo, ou seja, quanto mais indicadores utilizarmos para medir os procedimentos logísticos mais teremos chances de ver onde precisamos melhorar e o faremos para satisfazer nossos clientes.

ALGUNS INDICADORES PARA SEREM USADOS NA LOGÍSTICA DE QUALIDADE:
  • Quantidade: Medição de volumes por hora, dia, semanal, mensal, podendo analisar a capacidade em várias métricas.
  • Qualidade:  Produto submetido a testes para ver se a qualidade esta de acordo com a esperada imposta no procedimento.
  • Eficácia: Costuma-se ser medido comparando os resultados alcançados contra uma meta de resultados estabelecida.
  • Nível de serviço: Percentual de atendimento realizado dentro de uma meta de tempo.
  • Eficiência: Compara o consumo de insumos para se obter determinada saída contra um padrão de consumo para aquela saída.
  • Produtividade: Expressa uma relação quantitativa entre fatores da produção, entradas e saídas dos produtos  da empresa.
A atividade logística, como qualquer sistema deve ter o seu desempenho monitorado, pois com um bom gerenciamento o resultado final sera satisfatório, vejamos a seguir:
  • Diminuição dos prazos de entrega.
  • Aumento da confiabilidade na entrega.
  • Redução dos níveis de estoque.
  • Redução dos problemas com qualidade.
  • Redução dos preços dos produtos.
De acordo com Fabiano Caxito (2014, p. 93) Pode se perceber, portanto que a qualidade dos serviços logísticos não pode ser limitado á um publico, ou seja, a qualidade deve abranger todos os envolvidos da ação. As empresas precisam oferecer serviços que atinjam as necessidades e expectativas de todos os clientes com qualidade e credibilidade.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.



Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que