Pular para o conteúdo principal

Habilitados para Logisticar

Quando falamos em logística estamos falando em planejar, executar e acompanhar os processos para que o produto ou serviço chegue ao consumidor final no tempo estimado e por um valor bom para ambas as partes. Segundo Baloou (2010, p. 38)  a logística empresarial tem como objetivo prover ao cliente níveis de serviços desejados, ou seja, todos os processos da logística precisam ser otimizados e funcionar corretamente desde a aquisição da matéria prima ou produto acabado até pós venda, feedback do cliente.

Ao olhar de muitas pessoas esse é um processo simples em que qualquer pessoa pode realizar, engana-se quem pensa assim, a logística é uma área de muita responsabilidade e requer que os envolvidos estejam habilitados para função. De acordo com  Pozo (2015, p. 15) uma empresa pode alcançar uma posição de superioridade duradoura sobre os concorrentes, em termos de preferências do cliente através da logística, ou seja, a logística bem feita e estruturada com profissionais habilitados para exercer essa função faz toda a diferença e traz ganhos de competitividade.

OS HABILITADOS PRECISAM TER:
  • Visão estratégica: É necessário ter visão de mercado, entendendo suas variações e peculiaridades sem perder a sua característica empresarial.
  • Conhecimento prático: Muito importante que os logísticos conheçam os processos da organização que trabalham, cada fase merece ser observada para entender o que acontece.
  • Conhecimento teórico: Fazer uma faculdade, curso técnico, palestras, seminários vão acrescentar em sua visão sistêmica empresarial, ajudarão bastante na tomada de decisões e no seu crescimento como profissional logístico.
  • Observador: Quando observamos e estudamos o ambiente do qual estamos inseridos fica mais fácil ver a sua real necessidade e o motivo pelo qual você esta lá.
  • Estrategista: Monte estratégias, defina metas, visualize o lugar que desejas que a sua equipe e setor alcancem.
  • Planejador: Planeje as atividades sequenciadas de seu setor logístico, delegue quais colaboradores assumiram e acompanhe o andamento.
  • Inovador: Procure sempre inovar e melhorar os processos logísticos de seu setor.
  • Líder: Seja motivador, espelho para os seus liderados, antes de qualquer delegação de atividade mostre você mesmo a eles como se faz, lembre-se o dever de colocar a primeira pedra na construção de um caráter empresarial e seu.
  • Network: Na logística da cadeia de suprimentos todos os setores tem que estar otimizados e para que isso aconteça os setores precisam conversar, entender uns a necessidade dos outros para que o nível de serviço logística seja eficiente e eficaz.
OS HABILITADOS PRECISAM OBSERVAR:
  • Compra de produtos: A compra deve ser mediante as demandas dos produtos, cada item deve ser estudado e comprado de maneira consciente.
  • Armazenamento: O armazenamento dos produtos devem ser feitos de acordo com a sua classe e devemos sempre respeitar o endereçamento do cd para que não haja produtos em diversos lugares e corram o risco de vencer.
  • Manuseio de materiais: Ao fazer o manuseio dos produtos devemos ter o cuidado de usar os equipamentos certos para garantir a integridade do produto.
  • Processamento de pedidos: Os estoques necessitam estar estar corretos para que o processamento de pedidos seja feito corretamente, temos que vender o que realmente temos no estoque.
  • Cumprimento de prazos de entregas: O modal certo para fazer as entregas refletirá no cumprimento dos prazos e nos custos de entrega.
  • Custo da matéria-prima: É interessante que para cada matéria prima ou produto acabado tenhamos pelo menos cinco fornecedores, fazendo assim poderemos escolher e barganhar um melhor preço.
  • Mão de obra qualificada: Para se obter melhores resultados em todos os processos logísticos é necessário que nossos colaboradores estejam qualificados para função, sabemos que é difícil mais as empresas precisam ter um plano de qualificação para seus colaboradores ambos ganham.
PILARES DE UM HABILITADO PARA LOGÍSTICAR:
  • Comunicação transparente: Seja claro em todas as suas acoes.
  • Serviço ao cliente: Faça de tudo para que os serviços sejam excelentes.
  • Trabalho em equipe: Motivar a equipe ajuda a obter melhores resultados.
  • Visão sistêmica: Veja tudo na sua totalidade, entender o sistema empresarial é o foco para obter resultados.
  • Aprendizado constante: Recicle-se, aprenda constantemente, assim nos tornaremos melhores profissionais.

Uma pessoa habilitada para logísticar não surge do dia para noite as etapas vão sendo alcançadas dia após dia errando, acertando buscando sempre melhores resultados, quanto mais  compreendermos os processos logísticos maior prazer teremos em usá-los.



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que