Pular para o conteúdo principal

Os Segredos de um Logístico de Sucesso


A logística visa planejar, controlar, executar os procedimentos estabelecidos pelas empresas para que possam otimizar a cada dia os processos operacionais ganhando em custo, tempo e disponibilidade de produtos aos seus clientes, Segundo Baloou (2010, p. 38) Sistemas logísticos eficientes e eficazes são aqueles que proporcionam melhor padrão de vida para todos, ou seja, quando os processos logísticos funciona corretamente dentro da organização todos ganham com o sucesso da operação, colaboradores satisfeitos em prestar serviço de qualidade e clientes radiantes por terem tido suas expectativas atendidas.

Para que possamos ter uma logística de sucesso alguns procedimentos devem ser implantados, acompanhados pelos logísticos, são eles:
  • Conhecimento prático e teórico: Um dos fatores que influenciam imensamente no sucesso de um logístico são os conhecimentos teóricos e práticos das operações logísticas. Quando conhecemos cada área das atividades operacionais da empresa fica muito mais fácil encontrar soluções para problemas existentes, no entanto o conhecimento teórico também ajuda bastante na tomada de decisões estratégicas sobre a operação.
  • Boa oratória: A forma como expressamos as nossas ideias perante os colaboradores e líderes do setor que estamos inseridos faz toda a diferença no sucesso ou fracasso da operação, o tom da sua voz, pausas que você dá, raciocínio dos ideais mostram a sua capacidade de comunicação e de controle da ação.
  • Equipe qualificada: Um dos fatores mais angustiantes é quando a equipe não está qualificada para exercer as funções logísticas da empresa, esse fator dificulta as operações em tempo, qualidade e custo, pois a qualidade dos produtos e a quantidade produzida são sempre abaixo da média, sem contar o custo sai bem mais alto. Quando as equipes estão qualificadas para a função o índice de erros é bem menor, o uso das horas de trabalho é melhor aproveitado e os custos com perdas são mínimos.
  • Líder de visão: O líder de sucesso é aquele que tem uma visão holística, ou seja, ver as situações como um todo e busca mecanismos para melhor resolver. O líder necessita impulsionar seus liderados para fazer o certo, sendo espelho de conduta e admiração perante os seus, deve ser o primeiro a colocar o tijolo da construção do carácter empresarial.
  • Bons relacionamentos: Os relacionamentos é que designam onde chegaremos, ter um bom relacionamento com fornecedores e clientes é de grande importância nessa caminhada para o sucesso. Saber fazer parcerias com fornecedores observando a melhor maneira de ambos ganharem é essencial, entender as expectativas que os nossos clientes esperam de nós a cada dia faz toda a diferença no mundo dos negócios.
  • Networking: Conhecer novas pessoas, aprender outros processos, sair da zona de conforte que estamos acostumados e nos reciclarmos com outros profissionais é bastante gratificante. Trocar novas ideias, ouvir outros conceitos faz com que cresçamos como pessoas e como profissionais.
  • Planejador sistêmico: O líder logístico necessita ser um planejador sistêmico, ou seja, precisa planejar todas as ações a serem exercidas no seu setor, sistematizando prazos e metas e fazendo o acompanhamento de cada atividade melhorando-a continuamente.
O QUE IMPEDI O LOGÍSTICO DE ALCANÇAR O SUCESSO:
  • Falta de compromisso: Profissionais que não tem compromisso com as suas atividades empresariais além de não crescerem impedem o crescimento da empresa.
  • Despreparo: Quando os profissionais não se reciclam e não se preparam para oportunidades futuras tanto atrapalham as operações como perdem chances de crescer.
  • Antipatia: Pessoas que não sabem ser simpáticas em seu trabalho fecham as portas para novas oportunidades e podem perder clientes.
  • Rebeldia: Quando há rebeldia no ambiente de trabalho os processos não fluem e as chances de perder o emprego são altíssimas.

A logística é um tesouro colocado em nossas mãos para ser lapidado e transformado de acordo com a necessidade de cada projeto. Os segredos que transformaram nossa trajetória em sucesso dependeram das atitudes que tomarmos no início de cada operação.

Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.





Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que