Pular para o conteúdo principal

Etiquetas Inteligentes (RFID)


A tecnologia RFID é a abreviação de Rádio Frequency Indentification, que significa identificação por meio de radiofrequência da qual diferentemente do sistema de código de barras a leitura não é realizado por intermédio de luz, e sim por frequência de rádio, uma de suas características é a possibilidade de leitura com objetos em movimento, permitindo seu uso no processo produtivo sem a necessidade de interferenciais facilitando o fluxo de informações dos produtos na cadeia de suprimentos, permitindo o seu rastreamento desde a fabricação até chegar ao ponto de distribuição. (FABIANO CAXITO, 2015, P. 36).

As Etiquetas Inteligentes permitem um maior armazenamento de informações e podem ser enviadas por transmissores, elas respondem a um sinal de rádio e enviam de volta as informações de localização e identificação. A etiqueta possui um microchip que envia sinais para antenas e essas informações são enviadas para leitores especiais e assim passam por uma filtragem permitindo assim a comunicação com diversos sistemas empresariais tais como: Sistema de Gestão (ERP), Sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM), Sistema de Suprimentos (SCM) entre outros.

COMPONENTES DO RFID
  • Antena Tranceiver com decodificador: É um leitor que emite sinais de rádio frequência em diversas direções lidas pela etiqueta que responde com seu conteúdo de memória.
  • Transponder (RF ou TAG): É composto de antena e microchip, esses transponders podem ser classificados como ativos e passivos. Os ativos são alimentados por uma bateria interna  e permitem processos de escrita e leitura mais distantes, já os passivos apenas leem e são usados para curta distância.
VANTAGENS DO RFID
  • Capacidade de armazenamento, leitura e envio de dados para etiquetas ativas: Com a implantação das etiquetas inteligentes foi possível armazenas mais informações dos produtos tendo assim todas as informações do produto.
  • Detecção á distância da leitura para reconhecimento de dados: O reconhecimento dos produtos dentro dos estoques ou armazéns ficou muito mais rápido pois a etiqueta permite a leitura dos itens em longas distâncias.
  • Durabilidade das etiquetas: A qualidade das etiquetas permite que a sua durabilidade seja bem mais longa do que as etiquetas de código de barras.
  • Redução de estoques: Com a credibilidade das informações obtidas com o RFID foi possível reduzir os níveis de estoques e assim diminuir custos.
  • Contagem instantânea de estoque facilitando os sistemas empresariais  de inventários: O processo nos estoques que antes demorava dias como o inventário hoje é feito instantaneamente e assim otimiza os processos dos setores.
  • Precisão das informações de armazenamento e velocidade na expedição: Com esse método tornou-se mais rápido as informações sobre os produtos contidos no armazém e com isso facilitou em muito a expedição.
  • Localização dos itens: A procura dos itens dentro dos armazéns e centro de distribuição ficou muito mais rápida, hoje realmente com as etiquetas inteligentes temos a certeza do produto e sua localização pois em fração de segundos obtemos os dados.
  • Melhoria no reabastecimento e eliminação dos itens faltantes ou vencidos: Esse método otimizou bastante pois automaticamente os itens vencidos e faltantes são eliminados e com isso a melhoria continua de abastecimento acertando nas quantidades a pedir pois há credibilidade nas informações.
  • Prevenção de roubos e falsificação de mercadorias: Com esse modelo de controle ficou mais fácil detectar roubos e falsificação devido as informações dos itens do estoque nas etiquetas desde a sua fabricação ate a sua expedição.
  • Otimização dos processos: Foi possível otimizar os processos e gerar melhorares resultados através das etiquetas inteligentes.
DESVANTAGENS DO RFID
  • Custo elevado da tecnologia RFID em relação ao sistema dos códigos de barras: Realmente o custo é bem mais alto porém a qualidade desse método é bem gratificante.
  • O uso em materiais metálicos e condutivos pode comprometer o alcance de transmissão das antenas: Devemos levar em consideração que esse comprometimento é para um número restrito de produtos.
  • A padronização das frequências utilizadas para que os produtos possam ser lidos por toda a industria de maneira uniforme: Essa padronização tem que existir em todas as implantações de qualquer produto e sistema utilizado.
  • A invasão da privacidade dos consumidores por causa do monitoramento pelas etiquetas coladas no produto: Essencial pois é necessário saber a trajetória que o produto percorreu até chegar ao cliente final e com isso muitos problemas são evitados.

Em um futuro bem próximo todas as empresas necessitarão fazer a implantação das etiquetas inteligentes. A cada dia que se passa torna-se mais imprescindível otimizar os processos logísticos pois o tempo nunca foi um produto tão escasso, devemos utilizar métodos que nos ajudem a aprimorar as nossas atividades e que nos deem uma melhoria em nosso nível de serviço. As etiquetas inteligentes são mais eficientes e eficazes nos resultados obtidos na operação e com isso ganhamos em tempo, custo e credibilidade.


Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que