Pular para o conteúdo principal

Indicadores de desempenho logísticos


Para Gomes e Ribeiro (2004) Quanto mais abrangente e completo for o elenco de indicadores de desempenho, melhor será o processo de monitoração e sua capacidade de resposta aos desafios do ambiente competitivo. Os indicadores de desempenho são implantados em determinado setor com o intuito de obter respostas sobre o desempenho das operações, através dessas respostas podemos melhorar o trabalho que está sendo executado e  assim obter o desempenho desejado. 

O desenvolvimento do comportamento operacional compatível com a estratégia definida é influenciado pelo acompanhamento de indicadores que monitoram as atividades que agregam valor ao negócio, ou seja, os indicadores de desempenho servem para medir o andamento do planejamento estratégico traçados pela empresa visando o alcance  de seus objetivos e metas. Os indicadores  de desempenho logísticos monitoram o ambiente externo e interno vejamos a seguir:
  • Ambiente interno: O desempenho dos processos da empresa que são: giro de estoque, ruptora de estoque.
  • Ambiente externo: O desempenho dos serviços prestados pelos parceiros a empresa que são: prazos de entrega, tempo de ressuprimento.
Vejamos agora indicadores de desempenho utilizados para medir o desempenho no atendimento ao cliente:
  • Pedidos perfeitos: Calcula a taxa de pedidos sem erros em cada estágio do pedido do cliente.
  • Pedidos completos e no prazo: Corresponde as entregas realizadas dentro do prazo, atendendo  as quantidades e especificações do pedido.
  • Entregas no prazo: Mede se as entregas estão sendo realizadas no prazo acordado com o cliente.
  • Atendimento dos pedidos: Calcula se os pedidos foram atendidos nas quantidades e especificações do cliente.
  • Tempo do ciclo do pedido: Corresponde ao tempo da realização do pedido até a entrega ao cliente.
Vejamos agora indicadores de desempenho utilizados para medir o desempenho dos estoques:
  • Tempo de recebimento do produto: Tempo do recebimento do produto até a sua armazenagem levando em consideração a entrada no sistema e disponibilização para venda.
  • Acuracidade no inventário: Corresponde a diferença entre o estoque físico e a informação contábil dos estoques.
  • Estoque indisponível para venda: Corresponde ao estoque que não pode ser movimentado pelo fato de está com avarias, vencidos.
  • Capacidade de estocagem: Mede a utilização volumétrica de posições de estocagem disponíveis no armazém.
  • Visibilidade dos estoques: Mede o tempo de disponibilização dos estoques dos materiais recém recebidos nos sistemas das empresas.
Vejamos agora indicadores de desempenho utilizados para medir o desempenho da produtividade da armazenagem:
  • Custo por pedido: Rateio dos custos operacionais dos armazéns pela quantidade de pedidos expedidos.
  • Pedidos por hora:  Mede a quantidade de pedidos separados e embalados por hora.
  • Custo de movimentação e armazenagem: Mostra a participação dos custos operacionais de um armazém nas vendas de uma empresa.
  • Utilização de equipamentos : Mostra a utilização dos equipamentos disponíveis e necessários para movimentação dentro dos armazéns.
Vejamos agora indicadores de desempenho utilizados para medir o desempenho da gestão de transportes:
  • Custos de transportes: Mostra a participação dos custos de transportes nas vendas totais da empresa.
  • Custo de fretes: Revela o custo de frete por unidade expedida e pode ser calculado por modal adotado.
  • Coletas no prazo: Calcula a % de coletas realizadas dentro do prazo acordado.
  • Capacidade de carga: Avalia a capacidade de cargas utilizadas pelos transportes.
  • Avarias no transporte: Mede o total de avarias que acontecem no transporte de mercadorias.
  • Não conformidade em transportes: Mede a participação dos custos extras de frete decorrentes da reentrega, devoluções e atrasos.
Vejamos agora indicadores de desempenho utilizados para medir o desempenho de fornecedor:
  • Entregas realizadas no prazo: Calcula a taxa de entregas realizadas dentro do prazo negociado com o fornecedor.
  • Entregas devolvidas: Corresponde as entregas devolvidas parcial ou integralmente devido á alguma falta não aceitável do fornecedor.
  • Recebimento de produtos com qualidade: Corresponde a quantidade de produtos que foram entregues dentro das especificações de qualidade.
  • Atendimento do pedido: Reflete se o fornecedor está entregando a quantidade de produtos solicitadas.
  • Tempo de entregas de produtos: Tempo em que o fornecedor leva para realizar as entregas dos pedidos solicitados.
O estabelecimento de padrões é parte do planejamento e deve estar em conformidade com a estratégia, mediante os recursos e procedimentos adotados. Os padrões segundo Certo e Peter (1993) são: "Medidas de desempenho que possibilitarão ao negócio atingir seus objetivos de longo prazo com sucesso"



Deivíde Falcão
Especialista em Logística Empresarial
Professor universitário, Escritor de E-books , Colunista, Blogueiro,  Consultor, Palestrante, Desenvolvedor de Cursos e Treinamentos de logística.

Comentários

  1. Excelente! Sem dúvida nenhuma, o planejamento representa a logística de uma grande gestão. 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  2. Excelente! Sem dúvida nenhuma, o planejamento representa a logística de uma grande gestão. 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

As Demandas de Estoque

"O enfoque apropriado para controlar os níveis de estoque deveria ser cuidadosamente desenvolvido a partir do padrão particular da demanda que cada produto apresenta" (BALOOU, 2010, p. 232), ou seja, cada produto tem que ser estudado e feito o pedido conforme a sua saída mais tendo a certeza que pode ocorrer mudanças a qualquer momento. Segundo Pozo (2015, p. 31) A previsão da demanda é a tentativa de acertar o mercado no futuro bem próximo, ou seja, cada tentativa obteremos resultados mais satisfatórios e com menos erros. Um das mais eficazes e eficientes maneiras de entender as demandas e fazendo a sua classificação, vejamos a seguir: Demanda permanente: É relativamente previsível, são produtos que tem a saída constante na empresa. Demanda sazonal:  Não é possível prever devido os altos picos que acontecem em datas especificas do ano, quando há surtos de doenças ou por modas. Demanda irregular: Varia de acordo com o mês, semana, dia e hora. Demanda inexistent

Logística na produção de chocolates (Páscoa)

Uma das principais datas do calendário anual de comemorações é a páscoa, ocasião que movimenta a economia de nosso país, abre diversas oportunidades de empregos temporários, aquece as vendas de chocolates no mercado varejista e atacadista das cidades.  Para que as demandas sejam atendidas e o nível de serviço seja satisfatório aos clientes é necessário que os processos logísticos da operação sejam integrados e planejados de acordo com a estratégia de execução. Esse método precisa ser condizente com o público alvo a ser alcançado e a fatia de mercado que a empresa já ocupa, seguindo sempre o conceito logístico de tempo, qualidade, preço para fazer a fidelização de seus clientes. Vejamos alguns pontos importantes: 1-Colaboradores: É necessário que as empresas que produzem chocolates, alguns meses antes da páscoa contratem novos colaboradores para suprir as demandas provenientes da data. 2-Treinamento: Todo profissional para atuar bem na fabricação de chocolates precisa s

Armazenamento de materiais

Segundo Hamilton Pozo (2015, p.13)  A armazenagem de materiais é o processo que envolve a administração dos espaços necessários para manter estocados os produtos tanto internamente na fábrica como em locais externos mais próximo aos clientes. Diversas pessoas tem o pensamente que armazenar é apenas guardar material ou dados eletrônicos, nós que fazemos parte destes profissionais logísticos enfatizamos que armazenar é um conjunto de processos unidos da logística, ou seja, o armazenamento de materiais é a continuação do processo logístico do setor do qual tem importância igual as outras atividades e deve ser realizada prezando a otimização e eficiência do setor. Antigamente o processo de armazenagem baseava-se em ter muitos materiais no armazém para que não houvesse o perigo de faltar, nos dias atuais as  empresas estão minimizando a necessidade de armazenagem pela aplicação do conceito Just-in-time, a ideia e ajustar o suprimento e a demanda no tempo e quantidade de formas que